Contado por Mulheres: o regresso dos telefilmes
Os telefilmes estão de regresso à televisão com dez produções realizadas por outras tantas mulheres portuguesas, inspirados em obras literárias.
Contado por Mulheres é a nova aposta audiovisual da Ukbar Filmes e da RTP1, em coprodução com a Krakow Film Klaster (Polónia).
Os primeiros cinco telefilmes Contado Por Mulheres têm a sua estreia na RTP1 e RTP Play a partir de 16 de novembro, sempre à quarta-feira.
Rodados entre março e agosto de 2021 em diversos locais da região Centro, contaram com o apoio das Câmaras Municipais da Região, do PIC Portugal e do programa Garantir Cultura.

A ideia inicial para estes telefilmes era constatar a transformação de um país e de uma sociedade em diferentes contextos políticos, sociais e económicos, espelhando a realidade portuguesa neste arco temporal dos últimos 100 anos através de histórias de grandes autores da língua portuguesa. São eles que nos ajudam a caracterizar a sociedade com os seus matizes regionais, fazendo-nos sentir os dramas de uma época ou os detalhes da atualidade.
Lançado o desafio a argumentistas para adaptar estas obras pré-existentes, com a supervisão de um coordenador de escrita e algum mentoring criativo. Foram desconstruídos preconceitos de género em relação às personagens das próprias histórias.

Este é um projeto inédito no audiovisual português que pretende colmatar uma assimetria no acesso das mulheres à realização, o que tem vindo a ser corrigido a nível europeu. São agora apresentadas as primeiras cinco realizadoras de reconhecido talento, de diferentes gerações e com uma diversificada experiência em várias áreas: na Representação, Daniela Ruah e Ana Cunha; Cristina Carvalhal no Teatro; Fabiana Tavares na Publicidade; e Sofia Teixeira Gomes na área da Produção. São elas que nos trazem o seu olhar e uma estética audaz e arrojada que dá força a histórias inspiradoras, marcantes e envolventes.

Vizinhas, de Sofia Teixeira Gomes | 16 de novembro
Ferreira do Zêzere. Atualidade e anos 60. Duas avós vivem aventuras para cumprir a promessa de infância de ficar juntas para sempre.
Realizado por Sofia Teixeira Gomes, com argumento de Ana Brito e Cunha. O elenco conta com Natalina José, Margarida Carpinteiro e Joana Seixas.

A Traição do Padre Martinho, de Ana Cunha | 23 de novembro
Covilhã. Final dos anos 60. Um jovem padre é expulso pelo patriarcado, mas defendido pelo seu povo.
Realizado por Ana Cunha, argumento escrito por Cláudia Clemente. Diogo Martins interpreta o Padre Martinho, Maria Arrais é Rosa e Luís Esparteiro é o Engº Fernandes, num elenco que ainda inclui Ricardo Carriço, Manuel Marques e Rui Mendes.

Armários Vazios, de Cristina Carvalhal | 30 de novembro
Ovar. Anos 70. A ilusão do amor numa vida de enganos.
Realização de Cristina Carvalhal, e argumento escrito por Marta Pais Lopes.
Com Sandra Faleiro, helena Caldeira e Lúcia Moniz

Os Vivos, o Morto e o Peixe Frito, de Daniela Ruah | 7 de dezembro
Torres Vedras. 2006. Um jogo de futebol, uma família e um morto numa tarde em que tudo pode acontecer.
Realizado por Daniela Ruah e argumento escrito por José Pinto Carneiro.
Com Igor Regalla, Soraia Tavares e Daniel Martinho.

Quando o Diabo Reza, de Fabiana Tavares | 14 de dezembro
Guarda. Atualidade. A velho poucos chegam, mas ao velho ninguém passa.
Realização de Fabiana Tavares e argumento escrito por Vasco Monteiro.
Com Luís Vicente, Cristóvão Campos, Tomás Laves e Teresa Tavares.
Contado por Mulheres é um projeto que visa enriquecer o mercado com obras audiovisuais dinâmicas e entretidas, mas também visa promover um lado empreendedor e um mercado de trabalho inclusivo.
Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.