Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Conheça 24 Curiosidades sobre Mortal Kombat – o Filme!

O regresso aos cinemas acontece com a estreia de Mortal Kombat, a nova adaptação cinematográfica da popular saga de jogos de vídeo. Conheça 24 curiosidades sobre este filme!

É, sem dúvida, uma das estreias mais aguardadas da temporada. Fãs do jogo e apreciadores do cinema espectáculo estão ansiosos pela mais recente produção dos estúdios Warner Bros., até porque o realizador promove o filme anunciando sangue e fatalidades!

A estreia nos cinemas portugueses acontece a 19 de Abril, o primeiro dia do regresso aos cinemas portugueses.


Reunimos algumas das curiosidades sobre o novo Mortal Kombat:

1 – O filme está em desenvolvimento desde 2010, um ano depois da Warner Bros. ter adquirido os direitos da franquia da Midway Games.

2 – Com cerca de 100 personagens existentes em toda a história de Mortal Kombat, o objetivo é que Mortal Kombat sirva como um iniciador de saga, estabelecendo assim um Universo Mortal Kombat semelhante ao que acontece, por exemplo, com as franquias de super-heróis.

3 – Autenticidade tem sido uma grande preocupação para os cineastas de Mortal Kombat e, portanto, um dos objetivos do filme foi reunir actores com características típicas dos jogos e dos filmes anteriores. Para se manter fiel ao jogo, cada personagem em Mortal Kombat usa os seus estilos de luta tradicionais.

4 – O filme está recheado de elementos, que vão deliciar os fãs mais dedicados da saga de jogos.

5 – O realizador Simon McQuoid jogou Mortal Kombat quando chegou às máquinas de jogos, no início dos anos ’90. Para compensar a falta de conhecimento sobre Mortal Kombat, o realizador juntou, durante o processo de produção do filme, fãs da série que sabiam muito mais do que ele.

6 – Mortal Kombat fica para a história do Estado de Adelaide como sendo a primeira grande produção alguma vez filmada naquela localidade no Sul da Austrália.

7 – O coreógrafo de lutas, Chan Griffin, trabalhou em filmes como Aquaman, Thor. Ragnarok ou Wolverine. Chan nasceu em Adelaide, no Sul da Austrália.

8 – O realizador evitou o recurso a fundo verde e cenários criados posteriormente em computador. Assim sendo, o cenógrafo Naaman Marshall inspirou-se em cenários icónicos encontrados em toda a franquia Mortal Kombat para construir em tamanho real os locais bem conhecidos dos fãs.

9 – O realizador solicitou que efeitos práticos fossem usados ​​para o filme, sempre que possível. Embora o filme contenha alguns elementos CGI, muito do que veremos foi criado com próteses, maquilhagem e adereços detalhados e minuciosos.

10 – O departamento de arte trabalhou com diversos artistas conceptuais no sentido de desenhar e criar os adereços de combate usados no filme; as peças foram criadas em duas versões, “dura” e “macia”, para segurança do elenco. As versões “duras” pesam cerca de 20 quilos e foram apelidadas de “fatos de beleza”, porque foram usadas em planos aproximados.

11 – Para a Kori Blade de Sub Zero foram apresentadas mais de 10 propostas. A proposta escolhida incluía os pingentes ou estalactites e foi feita a partir de uma resina com um tipo de plástico a envolver que, com as luzes do cenário, oferece  uma aparência “gelada”.

12 – A personagem de Outworld, Reiko, não utiliza o tradicional martelo de guerra. O criador Naaman Marshall sugeriu uma marreta, que foi então fabricada em aço sólido e embrulhado em “arame farpado” – que na verdade era couro.


13 – Uma característica importante numa  luta entre Sonya Blade e Kano é o gnomo. A peça bastante apreciada no departamento de adereços, foi desenhada pelo ilustrador de decoração de cenários Rain Hart para ter uma expressão particular que reflete o seu “papel” no filme. Foram produzidos dois: um de barro e outro de borracha, por segurança.

14 – Para Kano existiram diversos planos. O departamento de adereços considerou armar Kano com facas Bowie, mas o personagem ficava com semelhanças a Crocodilo Dundee. A equipa de efeitos tentou dar a Kano uma espécie de “estilo Exterminador” para representar a cibernética na pele. Como não conseguiram o visual desejado, a equipa de design voltou atrás.

15 – A colecção de facas de Sonya Blade foi produzida manualmente pelos australianos da Gardner Knives e ostenta um padrão distinto de Damasco que lembra água corrente ou padrão de lágrima.

16 – O ator Joe Taslim, que interpreta Sub-Zero,  é praticante de artes marciais ao mais alto nível – incluindo 15 anos na equipa de judo da Indonésia. O coordenador de duplos Kyle Gardiner teve dificuldade em encontrar um duplo com habilidades equiparáveis. Em Mortal Kombat, Joe Taslin usa lentes de contacto azuis.

17 – Max Huang tinha originalmente feito audição para ser Liu Kang, mas o personagem foi entregue a Ludi Lin. Huang  recebeu o convite para ser Kung Lao, imediatamente ele fez uma réplica do icónico chapéu do personagem para ensaiar.

18 -Nino Pilla, lenda australiana das artes marciais,  foi contratado pela equipa de duplos , chefiada por Kyle Gardiner, para trabalhar com o elenco na preparação de inúmeras cenas de luta do filme.

19 – O símbolo do dragão usado pelo actor Lewis Tan, que interpreta Cole Young, foi feito para parecer ligeiramente elevado.

20 – Para o personagem Cole Young, Lewis Tan inspirou-se em alguns dos seus lutadores de MMA preferidos, incluindo Jorge Masvidal, Tan nunca tinha lutado MMA, mas o seu conhecimento e treino nas artes do Kickboxing e Muay Thai tornaram o estudo bem mais rápido.

21 – Durante uma batalha particular em Mortal Kombat, a cabeça de um personagem explode, então, para criar o lado prático do efeito, o supervisor de maquilhagem protética Larry Van Duynhoven fez um molde da cabeça do actor de vidro de silicone. Foi colocado um canhão de ar cheio de Ultra Slime, que explode com o impacto.

22 – Para criar a língua de lagarto da vilã de Outworld, Mileena, o supervisor de maquilhagem protética inspirou-se no músico do KISS, Gene Simmons.

23 – Em Mortal Kombat, o departamento de arte transportou 30 toneladas  de uma areia bastante específica da cidade de Coober Pedy para Adelaide – quase 850 quilómetros – a fim de revestir o interior do cenário do templo de Lord Raiden.

24 – Durante as filmagens de Mortal Kombat em Adelaide, as temperaturas subiram aos  45 graus; o elenco e a equipa suportaram o calor, as tempestades de vento e poeira e um número excessivo de moscas.

O filme é dirigido pelo premiado cineasta de publicidade australiano, Simon McQuoid, que faz a sua estreia como realizador cinematográfico, e produzido por James Wan (do Universo The Conjuring e Aquaman), Todd Garner (Dentro da Tempestade), McQuoid e E. Bennett Walsh (MIB: Homens de Negro – Força Internacional e O Fantástico Homem-Aranha 2: O Poder de Electro). Para trazer a estrondosa marca de sucesso para o grande ecrã, Simon McQuoid liderou uma equipa de cineastas da Austrália e dos Estados Unidos.

Em Mortal Kombat o lutador de MMA Cole Young, habituado a lutar por dinheiro, não tem ideia da sua herança – ou porque é que o Emperador Shang Tsung enviou o seu melhor lutador, Sub-Zero, para o apanhar. Ao temer pela segurança da sua família, Cole vai à procura de Sonya Blade com as direções de Jax, um Major das Forças Especiais que tem a mesma estranha marca de dragão com que Cole nasceu. Rapidamente chega ao templo do Lord Raiden, um Deus de Elder e o protetor do Plano Terreno (Earthrealm), um santuário que acolhe todos aqueles que ostentam essa marca. Aqui, Cole treina com os guerreiros experientes Liu Kang, Kung Lao e o mercenário Kano, enquanto se prepara para enfrentar, juntamente com os maiores lutadores da Terra, os inimigos da Exoterra (Outworld) numa batalha de alto risco para o Universo. Mas será que Cole irá ser pressionado o suficiente para desbloquear a sua arcana – o imenso poder que existe dentro da sua alma – a tempo de salvar não só a sua família mas também de vencer a Exoterra (Outworld), de uma vez por todas?

O diversificado elenco internacional reflete a natureza global de Mortal Kombat, com talentos que abrangem o mundo do cinema, da televisão e das artes marciais. O elenco conta com Lewis Tan (Deadpool 2), como Cole Young; Jessica McNamee (Meg: Tubarão Gigante), como Sonya Blade; Josh Lawson (Bombshell: O Escândalo) é Kano; Tadanobu Asano (Midway) como Lord Raiden; Mehcad Brooks (da série de TV “Supergirl“) como Shang Tsung; Joe Taslim (Star Trek: Além do Universo) como Bi-Han e Sub-Zero; Hiroyuki Sanada (Arranha-Céus) como Hanzo Hasashi e Scorpion; Max Huang como Kung Lao; Sisi Stringer como Mileena; Matilda Kimber como Emily Young e Laura Brent como Allison Young.

McQuoid realizou o filme a partir do argumento de Greg Russo e Dave Callaham (Mulher-Maravilha 1984), da história de Oren Uziel (Mortal Kombat: Rebirth). Greg Russo baseou o argumento no jogo de computador criado por Ed Boon e John Tobias. Os produtores executivos são Richard Brener, Dave Neustadter, Victoria Palmeri, Michael Clear, Jeremy Stein e Larry Kasanoff.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *