Close-up: Observatório de Cinema de Famalicão
O mote da 8ª edição do Close-up: Observatório de Cinema de Famalicão é a Infância e Juventude e traz mais de 30 sessões de cinema contemporâneo cruzadas com obras que integram a história do cinema, filmes-concerto, filmes comentados, uma retrospetiva integral dedicada a Regina Pessoa, masterclasses, sessões especiais, conversas, sessões para famílias e um vasto programa para escolas.
Na abertura do Close Up, no Teatro Narciso Ferreira, em Riba de Ave, será exibida a curta-metragem restaurada “Um tesoiro” (1958), de António Campos, musicada pelos Sétima Legião. No encerramento será exibida a longa-metragem “A Sibila”, uma adaptação do romance de Agustina Bessa-Luís, assinada por Eduardo Brito.
Em ano de celebração do centenário do cinema de animação português, a organização preparou uma retrospetiva da obra de Regina Pessoa, que também dará uma masterclass. As vozes das Histórias do Cinema escolhidas foram John Cassavetes e Glauber Rocha.
Na secção “Histórias do Cinema” estarão em destaque o realizador norte-americano John Cassavetes e o brasileiro Glauber Rocha.
Numa nova secção, que questiona a natureza de certos objetos cinematográficos, e sua a relação com espectador, apelidada de “Isto Não É Um Filme?” estão propostas de Yuri Ancarani e Jafar Panahi. O programa para Famílias, que junta a “Elemental”, a última aventura da Pixar, “FILMUS 2”, uma criação da ACERT, que estabelece a fusão do cinema e da televisão com a música e a interpretação.
Conheça o programa na página do evento.
Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.