Cinema: “Vaiana” conheça as vozes portuguesas e as personagens!

Há três mil anos, os melhores marinheiros do mundo viajaram ao longo do vasto Pacífico, descobrindo várias ilhas da Oceânia. Mais tarde, durante um milénio, as suas viagens pararam e hoje em dia ninguém sabe o porquê. [fbshare]

Afonso Lagarto (Pescador), Custódia Gallego (Avó Tala), Luz Fonseca (Vaiana), Pedro Bargado (Maui), Ricardo Monteiro (Chefe Tui), Vítor Norte (Tamatoa), entre outros, fazem parte do grupo de artistas que dão voz, na versão dobrada, a algumas das personagens principais do novo filme de animação da Disney, VAIANA.

 vaiana1

Da Walt Disney Animation Studios chega VAIANA, uma aventura arrebatadora de animação 3D que conta a história de uma adolescente corajosa que parte numa viagem arriscada, para provar a si mesma do que é capaz e para terminar a missão inacabada dos seus antepassados. Durante a aventura, encontra o outrora poderoso semideus Maui, para juntos atravessarem o mar aberto numa viagem cheia de ação, encontrando enormes criaturas marinhas e mitos antigos.

A Avó Tala (voz de Rachel House na versão original), a confidente e melhor amiga de Vaiana, partilha com a sua neta uma ligação especial com o oceano. Embora o seu filho Tui seja um líder sem sentido, a Avó Tala continua a ser autêntica. Sente que o oceano tem grandes planos para Vaiana, mas não vai revelar os segredos lendários dos seus antecessores navegadores até ser o momento certo.

“A Avó Tala é a guardiã das histórias antigas”, diz o argumentista Jared Bush. “Conhece a história do seu povo e compreende o quão importante é para Vaiana seguir os seus sonhos. Mas nunca lhe deu as respostas. Vai deixar Vaiana descobrir sozinha.”

vaiana2

O pai de Vaiana, o Chefe Tui (voz de Temuera Morrison na versão original) é o extrovertido e muito respeitado líder do povo da Ilha de Motunui. Quer que Vaiana siga os seus passos como líder do povo, mas tem medo da ligação que a filha tem com o oceano e do mundo que existe depois do seu recife. “O pai diz-lhe vezes sem conta que ela não se deve aventurar no mar perigoso”, diz Jared. “Insiste que o seu futuro é ser chefe do seu povo. Relembra-a da sua enorme responsabilidade e o importante que é ela abraçar essa função.”

  Dragon Ball Super: Broly nos canais TVCine

Embora possa parecer que os seus mundos não colidem, o Chefe Tui e Vaiana têm muito mais em comum do que imaginam.

A mãe de Vaiana está sempre do seu lado. Divertida, inteligente e com uma enorme força de vontade, Sina apoia o gosto de Vaiana em estar dentro de água. Mas tal como Tui, o seu marido teimoso, Sina quer proteger a sua filha dos lendários perigos que estão para lá do recife. Acima de tudo, Sina confia em Vaiana para tomar as decisões certas. Nicole Scherzinger dá a voz a Sina na versão original.

vaiana3

Os Kakamora são piratas armados e selvagens em forma de coco que vivem no lixo – e destroços – dos navios que flutuam livremente pelo oceano. Os Kakamora são pequenos, mas são guerreiros implacáveis que não desistem até terem o que querem.

Tamatoa é um caranguejo egocêntrico que vive em Lalotai, o reino dos monstros. O vaidoso crustáceo quer ser mais do que “inferior na cadeia alimentar” e compensa esta sua lacuna ao cobrir-se de tudo o que brilha. O ávido colecionador tem um vasto leque de artefactos, bem como um grande rancor a Maui. Jemaine Clement dá a voz a Tamatoa na versão original.

Heihei é um galo mudo – o tonto da aldeia, na verdade. Quando o galo sem noção vai parar acidentalmente à canoa de Vaiana, parte com ela na sua viagem épica. Mas quando Maui indica a galinha emplumada como a sua próxima refeição, Vaiana, que tem bom coração, arrisca-se para salvar Heihei. Alan Tudyk é a voz de Heihei, na versão original.

Pua é o porco de estimação de Vaiana, que tem a energia e a inocência de um cachorro. É ingénuo e doce – faria qualquer coisa por Vaiana. Pua só quer que ela seja feliz.

Subscreve o nosso canal de youtube

inscreve-te no youtube

 VAIANA estreia nos cinemas portugueses a 24 de novembro de 2016.

Texto e imagens, cortesia da Disney Portugal

Hugo Jesus

Co-criador e administrador do Central Comics desde 2001. É também legendador e paginador de banda desenhada, e ocasionalmente argumentista.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *