Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Cinema de animação nacional na Grécia

Os filmes Aluado, de Cláudio Jordão, e Talaias, de Maria Raquel Atalaia, acabam de ser selecionados para o 20º Athens Animfest 2025, o mais prestigiado festival de cinema de animação da Grécia.

Aluado
Aluado

Talaias, de Maria Raquel Atalaia, é um curto filme de animação sem diálogos, direcionado especialmente para o público infantil. A história centra-se num rapaz apaixonado que vai a casa da sua amada, mas as coisas não correm bem. Ao regressar a casa, o rapaz conhece um “talaia”, um dos seres que vivem na floresta. Ansioso por companhia, leva o “talaia” para casa, que apenas tem uma coisa em mente: voltar para os seus amigos.

Esta obra foi produzida pela Filmógrafo e pelo Cine Clube de Avanca, com o apoio do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA). Talaias foi distinguido com uma menção honrosa na competição internacional do 4º DjarFogo Festival Internacional de Cinema 2024, que decorreu em Cabo Verde.

Aluado, de Cláudio Jordão, é uma curta-metragem de animação sem diálogos com duas versões: em solução tradicional e em solução de 360º, pensada para ser vista com óculos VR. Aluado é assim o primeiro filme da animação portuguesa a surgir ao mesmo tempo no espaço do grande ecrã e dos 360º. 

…em algum lugar nos confins de um universo imaginado, um astronauta viaja entre luas em busca da sua sanidade mental… em algum lugar nos confins de um universo imaginado… … algures nos confins de um universo imaginado, um astronauta viaja entre luas em busca da sua sanidade ment… algures nos confins de um universo imaginado…
Aluado
Aluadosucede a A Espuma e o Leão, uma curta-metragem de animação 3D e 2D lançada em 2022.

O 20º Athens Animfest, o mais antigo festival de animação da Grécia, celebra duas décadas de existência de 27 a 30 de março de 2025. Organizado pelo European Center of Animation & Arts, o festival destaca-se por promover filmes de animação europeus, independentemente das técnicas, temas, nacionalidades ou estilos dos artistas, enfatizando a herança cultural comum dos povos europeus.


Ricardo Lopes

Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights