Cartas Inglesas, de Francisco Sousa Lobo
Chegou durante a Feira do Livro de Lisboa e está a ir para as lojas, devagarinho, este “Cartas Inglesas”, de Francisco Sousa Lobo, numa edição da Chili com Carne.
O novo livro de Francisco Sousa Lobo colige 14 ensaios visuais planeados entre Londres e Tormes (graças ao apoio de uma residência literária da Fundação Eça de Queiroz), e desenhados em Tormes. Eles variam entre a observação social (e nisto conversam com as Cartas de Inglaterra, de Eça), a digressão poética e a autobiografia. São a prova de uma vida dividida entre Portugal e a Inglaterra, e do que acontece nesse espaço.
Cartas Inglesas foram feitas graças ao apoio da uma bolsa de residência literária Eça de Queiroz, fruto de uma parceria entre a Imprensa Nacional – Casa da Moeda, a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das bibliotecas e a Fundação Eça de Queiroz.
(…) autor ímpar no panorama da banda desenhada portuguesa, dedicado ourives de narrativas visuais onde a abordagem autobiográfica, a deriva poética e uma certa ideia de memória como construção se cruzam exemplarmente. Cartas Inglesas reúne catorze ensaios visuais cuja construção foi decorrendo entre Londres, onde o autor vive, e Tormes, sede da Fundação Eça de Queirós, lugar onde Sousa Lobo passou algum tempo em residência literária e que ajudou a convocar as queirosianas Cartas de Inglaterra, livro com o qual esta banda desenhada dialoga profundamente.
Colecção CCC #24: Cartas Inglesas
Colecção de 14 ensaios visuais de Francisco Sousa Lobo
Chili Com Carne
64p 16,5x23cm a uma cor, capa a uma cor.
PVP: 10€
Co-criador e administrador do Central Comics desde 2001. É também legendador e paginador de banda desenhada, e ocasionalmente argumentista.