Bordados – Novela Gráfica 2020 Vol. 8

A franco-iraniana Marjane Satrapi é realizadora, pintora e autora de banda desenhada. Em 2019 a Levoir e o Público editaram Frango com Ameixas. Este ano na colecção Novela Gráfica VI apresentam o livro mais intimista da autora, Bordados, nas bancas a 10 de Outubro.

Bordados, Marjane Satrapi Bordados, Marjane Satrapi

Satrapi volta às histórias de família e à sua Teerão natal e relata como no fim dos almoços na casa da sua avó, o ritual era sempre o mesmo: enquanto os homens iam fazer a sesta, as mulheres arrumavam tudo. Seguia-se uma sessão de conversas entre as mulheres da família,  onde as frustrações, o amor e temas como o casamento, o divórcio e as contradições da convivência eram partilhadas.

Bordados, Marjane Satrapi Bordados, Marjane Satrapi

João Miguel Lameiras destaca no Público o significado da palavra que dá o título ao livro: “ Como a própria autora salienta numa nota de abertura, no dicionário o termo francês Broderies, além de bordado, significa igualmente uma conversa descontraída entre mulheres e também uma cirurgia reconstrutiva do hímen de modo a simular a virgindade. Todas estas diferentes acepções estão igualmente presentes nas conversas das mulheres da sua família, que a Marjane escutou e que nos transmite de forma simultaneamente sensível, divertida e comovedora.”

Bordados, Marjane Satrapi Bordados, Marjane Satrapi

Joana Fernandes escreve no seu excelente prefácio: “Bordados é um livro sobre mulheres, as suas máscaras, as suas contradições, os seus medos e a forma como se afirmam perante as expectativas da sociedade que as rodeia. Um relato de tom universal, intimista, que inclui homens e mulheres numa reflexão sobre o que, como sociedade, ainda temos de desmistificar e reparar para que as mulheres percebam, de uma vez por todas, que o seu contributo é muito mais do que ser só esposa e mãe.”

  Marvel da Panini invade bancas portuguesas em Novembro!

Bordados

Bordados
Marjane Satrapi
Levoir/Público
Preço – 10,90€

Nº páginas – 144
Cor, Capa dura
Formato – 170 mm x240 mm

Conan

Hugo Jesus

Co-criador e administrador do Central Comics desde 2001. É também legendador e paginador de banda desenhada, e ocasionalmente argumentista.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *