BD: Quimeras Fascinantes (Análise)

Quando não existem novos álbuns para lançar, há que compilar pequenas histórias já lançadas em várias publicações ao longo dos tempos. É disto que este “Quimeras Fascinantes” trata: 14 histórias curtas que correspondem a 30 anos de carreira.

Além das técnicas a preto e branco serem ambas usadas, também o género de narrativa vai variando, entre o humor e o mais sério, o contemporâneo e o histórico – e sim, nem todas têm o erotismo habitual de Manara.

Entre elas, gostaria de destacar as três de que gostei mais: primeiro, a “Dedicatória a Corto Maltese”, uma história de apenas 3 páginas, mas ricamente desenhadas, numa bela homenagem a Hugo Pratt, e com a personagem Rasputine em destaque. “Bolero”, uma narrativa a cores, com a particularidade de ter de se deitar o livro para a poder ler, visto que a arte é baseada na tira clássica da linha do tempo da evolução humana, que vai desde o procônsul ou australopiteco (dependendo do gráfico) até ao homo sapiens. E ainda a esteticamente maravilhosa “A Vingança”, história que saiu em 2007 no álbum Astérix et ses Amis, que, para quem não tem o livro português (“Astérix e os Seus Amigos”, Edições Asa, 2008), será certamente uma mais valia.

Outro ponto positivo é o facto de mostrar o quão ecléctico é Milo Manara, e de nos permitir conhecer um pouco mais as nuances deste ilustrador italiano.

  XVII Troféus Central Comics: Vota já na 1ª Fase!

Uma coisa posso garantir: em todas elas está representada a marca registada do artista, ou seja, a sensualidade do corpo feminino, sempre essencial nos seus trabalhos. Até pode ser de uma forma mais fantasista ou gratuita, mas sempre incrivelmente sensual e elegante.

Quimeras Fascinantes não é certamente para novos leitores (de idade) nem para nunca leu Manara antes, mas mais indicado para quem já conhece a sua obra e tem neste álbum um complemento para o conhecer um pouco mais, e/ou adicionar à sua colecção. E é nestes que me baseio para dar a esta obra a classificação final.

Argumento e Arte: Milo Manara
Editor: Arte de Autor
Argumento: –
Arte: –
Legendagem: 6
Encadernação: 8.5
Veredicto Final: 7

Hugo Jesus

Co-criador e administrador do Central Comics desde 2001. É também legendador e paginador de banda desenhada, e ocasionalmente argumentista.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *