BD: Lançamento – Economix

E agora algo completamente diferente… Arte de Autor lança um livro sobre a história da economia… usando a liguagem da banda desenhada. Por Michael Goodwin e Dan E. Burr.

O que é o dinheiro…
E como funciona?

«Michael Goodwin faz-nos o favor de nos ajudar a tirar a Economia das sombras. E nós agradecemos.» Ricardo Paes Mamede

 Em Economia não há leis, há múltiplas tendências, muitas delas contraditórias.

Argumento: Michael Goodwin
Desenho: Dan E. Burr
Edição: Brochado
Número de páginas: 304
Impressão: Preto e branco
Data de Edição: Maio de 2018
PVP: 21,95€

Michael Goodwin é um escritor freelancer que sempre adorou banda desenhada e história, em parte devido à exposição prematura a Cartoon History of the Universe de Larry Gonick.

O seu interesse nesta história desenvolveu-se numa curiosidade sobre as forças económicas que estão subjacentes a muita da história e sentou-se eventualmente com alguns textos de economia. Na sua leitura inicial, Michael pensou ter conseguido um vislumbre de uma história, uma história que ninguém parecia estar a contar.

Essa ideia era pouco mais do que um palpite inicialmente, mas conforme se afundou nesse assunto, Michael apercebeu-se de que ali havia realmente uma história, e de que alguém tinha de contar essa história de forma acessível. Levou um monte de livros para uma pequena cidade da Índia, instalou-se, e começou a ler, pesquisar e escrever. O resultado é este livro. Michael também passou vários anos na China além da Índia; os seus esforços anteriores incluem interpretar chinês, escrever comédia, tirar fotografias, negociar arte (com pouco jeito), e escrever sobre medicina. Como muitos escritores freelancers, vive em Nova Iorque com dois gatos.

dan e. Burr nasceu com este trabalho, tal como mostram tentativas iniciais de histórias aos quadradinhos existem continuamente desde a sua infância. (Desenhar retratos corria “na família”, portanto a influência para o fazer esteve sempre presente.)

Após algum tempo a trabalhar sobretudo em arte publicitária, Dan começou a entrar no campo da banda desenhada. O projecto decisivo foi a sua colaboração com o autor James Vance na novela gráfica Kings in Disguise e a sua sequela, On the Ropes. Kings venceu vários prémios Eisner e Harvey e recebeu elogios da Time, Entertainment Weekly, e da crítica literária do New York Time, entre outros.

Dan ilustrou peças histórias para a DC Comics, Kitchen Sink Press, e a série Eureka Productions’ Graphic Classics. O seu trabalho em Economix foi influenciado por artistas que trabalharam na MAD de Harvey Kurtzman; por caricaturistas como David Levine e Al Hirschfeld; e pelo trabalho do pessoal da Hanna-Barbera dos anos cinquenta/sessenta.

Fonte: Arte de Autor

  A Primeira Caçada de Kraven (Coleção Definitiva do Homem-Aranha vol. 36)

Hugo Jesus

Co-criador e administrador do Central Comics desde 2001. É também legendador e paginador de banda desenhada, e ocasionalmente argumentista.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *