BD (relacionados): Lançamento – DESENCONTROS

000012 00001 00002

star wars o lobo mau… Ela vive num velho bloco de apartamentos num bairro dos arredores da cidade. Sempre que sai, onde quer que vá, vira sempre à esquerda.
Ele vive num velho bloco de apartamentos num bairro dos arredores da cidade. Sempre que sai, onde quer que vá, vira sempre à direita…[fbshare]

Tão real como a própria vida, “Desencontros” é a história de duas personagens solitárias, com um certo vazio existencial, que, apesar de viverem separadas apenas por uma parede, não se conhecem e nunca se cruzam. A dupla estrutura narrativa e visual desta obra assenta, por um lado, num registo diarístico emocional e meteorológico, que se complementa com a presença de uma voz omnisciente, muito sensível; e, por outro, numa sucessão de ilustrações panorâmicas, em formato de vinheta, que, em determinadas passagens da narrativa, chegam a combinar cenas paralelas numa construção semelhante à do cinema ou da novela gráfica.

Os leitores assistem ao encontro entre os dois protagonistas: um verdadeiro amor à primeira vista, mas infelizmente tão fugaz quanto efémero. A impossibilidade de se voltarem a encontrar, determinada por um acaso infeliz, a incerteza, a tristeza ou a resignação são as etapas seguintes que ambos percorrem numa peripécia vital, que se poderia resumir na expressão “tão longe mas tão perto”. Tudo isto até um desenlace inesperado que o autor deixa em aberto, submetendo-o à interpretação do leitor.

00003 00004 00005

Através deste drama quotidiano sobre a busca da felicidade, Jimmy Liao tece também uma reflexão sobre a rotina, o individualismo e o isolamento das pessoas num grande centro urbano, com recurso a um tom poético e melancólico, próximo e introspetivo, a par de abundantes paralelismos literários.

A nível artístico, as imagens realistas mesclam-se com poderosas metáforas visuais, numa linguagem simbólica plena de referências pictóricas e arquitetónicas, onde a marca da passagem do tempo, através da mudança das estações, está sempre presente.

■ Temática: a solidão, a busca do amor.
■ Idade recomendada: a partir dos 10 anos.
■ Aspetos a destacar: a grande cidade, o individualismo; emoções, sentimentos; metáforas visuais.

  00006 00007 00008 00009 000010 000011

Texto e ilustrações de JIMMY LIAO

Jimmy Liao (Taipei, 1958)
Licenciado em Belas-Artes. Após 12 anos a trabalhar numa agência de publicidade, uma leucemia levou-o a repensar a sua vida. Já recuperado, deixou o seu emprego e dedicou-se a escrever e a ilustrar histórias de forma autodidata. Desde 1998, tem vindo a publicar inúmeros livros para o público infantil e adulto que estão traduzidos em muitos países e foram adaptados ao teatro e ao cinema: o filme baseado em “A Fish with a Smile” obteve em 2006 o Prémio Especial para a Melhor Curta de Animação do Festival Internacional de Cinema de Berlim. É um dos autores asiáticos com maior reconhecimento internacional.

http://www.jimmyspa.com

Tradução de ANA M. NORONHA e DOMENICA IGNOMERIELLO
Brochado. 132 pág. 17 x 20 cm. 16 €.
Kalandraka

Texto de editora (Kalandraka)

  Série MUNDOS PARALELOS, em Novembro na HBO!

Dário Mendes

Dário é um fã de cultura pop em geral mas de banda desenhada e cinema em particular. Orgulha-se de não se ter rendido (ainda) às redes sociais.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *