BD: Lançamento – Deixa-me entrar
[ad#cabecalho]
Saiu ontem, durante o 25º Amadora BD, o álbum “Deixa-me Entrar” de Joana Afonso, um lançamento da Polvo. [fbshare]
ALBERTO anda pela casa dos 40 e sente-se desconfortável com tudo o que o rodeia. Uma mudança para Lisboa, um novo trabalho, novas vivências e, sobretudo, conhecer a Dona Fernanda, irá ajudar a alterar esta situação?
Livro de estreia a solo de Joana Afonso, “Deixa-me entrar” mostra uma autora sensível a alguns dos problemas que assolam a sociedade actual: a solidão e os transtornos mentais, que acometem, em algum momento da vida, pelo menos 20% da população mundial.
Deixa-me Entrar
Edição Polvo
AUTORA Joana Afonso
Formato 170 x 240 mm
Páginas 64
PVP 11,98 euros
A AUTORA
JOANA AFONSO (n. 1989) licenciou-se em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e é professora na mesma instituição. Faz também trabalho freelance nas áreas de ilustração e banda desenhada. Venceu, com “O Baile” (argumento de Nuno Duarte), a categoria de “Melhor Álbum Português” dos Prémios Nacionais de Banda Desenhada do AmadoraBD 2013 (PNBD) e as categorias “Melhor Desenho” e “Cor” dos Prémios Profissionais de BD 2013 (PPBD). Em 2014, com “Living Will” (argumento de André Oliveira), ganhou o PPBD de “Outras Publicações” e o Troféu de “Melhor Arte” da Central Comics.
É membro do colectivo The Lisbon Studio. Conta com colaborações em jornais, revistas e produtoras, com trabalhos de vária ordem, de ilustração a concept artist. Publicou internacionalmente na revista polaca “Ziniol” e na antologia “Outlaw Territory 3”, tendo exposto em Varsóvia (Polónia) e em Treviso (Itália).
Em 2014 foi seleccionada como autora portuguesa em destaque pela organização do 25º AmadoraBD, tendo elaborado a imagem que deu origem ao cartaz do evento e realizado uma exposição retrospectiva do seu trabalho, que integrou pranchas de “Deixa-me entrar”.
Co-criador e administrador do Central Comics desde 2001. É também legendador e paginador de banda desenhada, e ocasionalmente argumentista.