Curtas de Vila do Conde

Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

BD: Análise – Tanaka & Nakata

A mais recente aposta da Midori Editora, “Tanaka & Nakata” é um mangá de Gorou Kanbe, que saiu no mês de Maio, e foi uma das minhas mais recentes leituras.

Já tinha tido conhecimento do seu lançamento quando me chegou às mãos, aguardava-o com alguma expectativa, e foi imensa a vontade de o ler de imediato.

Tanaka&Nakata

Sobre Gorou Kanbe, a autora, não sei muito, excepto que tem mais trabalhos publicados, dentro do mesmo “género”, e que terminou este seu mangá, de 182 páginas, em 2020.

Esta é a primeira vez que um mangá do género BL é editado em Português. BL, ou “Boys’ Love”, trata-se, como o nome indica, de uma história com algum teor romântico, direccionada em princípio a um público jovem-adulto, na sua maioria feminino (embora não sejamos muito de estabelecer este tipo de fronteiras em termos de leitores e leituras).

BL é um termo predominante no Japão. Por cá, vamos conhecendo alguns títulos nas categorias de “Shounen-ai” (histórias mais românticas, onde se explora a questão dos sentimentos), ou de “Yaoi” (onde o conteúdo é mais explícito).

Tanaka&Nakata - capa

Este livro apresenta um enredo bastante “suave”, onde os jovens (e especialmente um dos personagens masculinos) exploram os seus sentimentos ao longo dos seus cinco capítulos, que correspondem aos cinco períodos de um ano lectivo. A história foca-se na relação entre dois rapazes, colegas de turma, com um nome composto por Kanji semelhantes, e um erro que ambos cometem ao assinar a folha de aluno, no começo das aulas. Vão encontrar entre si outras semelhanças – e conflitos também, alguns deles interiores.

Talvez pela sensibilidade dos temas, é muito comum encontrar bibliotecas online onde é possível ler este tipo de títulos, sem preconceitos. No entanto, por aqui continuamos a ser adeptos do livro físico, e adorámos ter a possibilidade de ler, em papel e em Português, uma história do género. O livro é muito bonito, com papel de boa qualidade, a capa a cores e o interior a preto e branco. No final, a autora apresenta-nos um posfácio onde fala um pouco sobre as personagens e o seu trabalho – os seus esboços, por exemplo, são todos feitos em desenho digital.

Tanaka&Nakata

A Midori é uma pequena editora nacional especializada em mangá, que nos tem vindo a apresentar um catálogo muito bem cuidado. Exemplo disso é, por exemplo, a encantadora obra “A Raposa e o Pequeno Tanuki”, de Mi Tagawa. Além disto, como já é habitual com as suas edições, o livro vem acompanhado de um bonito marcador de página, com a ilustração da capa do livro.

Se vos interessa ler uma história tocante, e relembrar, talvez, as angústias, os dissabores, os amores correspondidos (ou não) dos tempos de juventude, recomendo-vos este livro, que já traz um certo sabor a Verão. E não se esqueçam de olhar para o céu, de vez em quando.

Tanaka&Nakata

E para  não perderes nada sobre o Central Comics no Google Notícias, toca aqui!

Além disso, podes seguir também as nossas redes sociais: 
Twitter: https://twitter.com/Central_Comics
Facebook: https://www.facebook.com/CentralComics
Youtube: https://www.youtube.com/CentralComicsOficial
Instagram: https://www.instagram.com/central.comics
Threds: https://www.threads.net/@central.comics

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights