Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

BD: Análise – Stray Dog Vol. 1

Stray Dog é um dos livros que marca o regresso da ASA aos mangás. Sendo este não originário no Japão, será uma escolha acertada pela editora portuguesa?

O mundo foi dividido entre humanos e Karats, demónios  que podem assumir  forma humana. Onde a espécie humana subjuga os Karats obrigando-os a lutar em arenas nas catacumbas clandestinas.

Stray  Dog retrata o mundo em volta de um poderoso Lycan, Toru, com uma maldição dentro de si: ele é escravizado pelo seu mestre para lutar nas catacumbas ilegais, com ajuda do doutor Senri Aokidesu tenta livrar-se das lutas e controlar a  besta dentro de si.

Toru, que não gosta  de humanos,  dedica-se agora a proteger Senri, que despreza Karats.

Stray Dog Vol. 1

VanRah, autora francesa, começou no mundo da escrita como trabalho secundário, sendo osteopata pediatra  a tempo inteiro.

Em 2016 foi  reconhecida como uma das 10 melhores artistas pela revista japonesa Shônen Jump+.

Têm 5 volumes lançados  com o sexto programado para lançar em outubro. Começado a  ser lançado originalmente online no DeviantArt.

Como é uma obra ocidental este lê se da  esquerda para a direita.

Stray DogStray Dog foi premiada várias vezes na França e Internacionalmente.

A história é bastante cativante deixando-te agarrado a ela, apesar de ter bastante diálogo, mas isso permite explorar bem a relação entre personagens. No entanto, podia ter sido melhor desenvolvido e explicado como os Karats funcionam e não apenas os 3 tipos de clãs Alfas.

A arte em si é bastante boa, apesar do uso de muitos pesados com que faz com que alguns contornos não sejam muito nítidos.

De realçar que na tradução há algumas partes que foram deixadas em inglês como o índice e os títulos dos capítulos, mas atenção que esta é uma opção intecional. A versão original francesa também está assim e foi uma escolha da autora e editorial para que isso acontecesse.

 A obra está muito bem escrita, apesar de alguns aspectos onde se notam que precisam de ser melhorados. No entanto tem bastante potencial.

Recomendo para pessoas que gostem bastante de ler, devido à grande quantidade de diálogo.

Arte: 6/10
História: 7/10

Páginas: 320
PVP: 9.90€

Stray Dog N.º 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.