Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

BD: Análise – Aristóteles 

A Gradiva traz-nos um livro didático e informativo sobre o filósofo Aristóteles, nascido em 384 A.C., dos autores Tassos Apostolidis e Alecos Papadatos.

Confesso que desde o Euro 2004, quando o senhor Charisteas nos fez todos chorar com o seu golo, não consigo ouvir falar de gregos. No entanto, Aristóteles é quase universalmente conhecido, pois foi um dos pensadores mais influentes da história. (Que pena que o Figo, o Rui Costa e o CR7 não tenham tido a cabeça, a arte e o engenho para fazer a nossa história no futebol mais célebre…)

Aristóteles

Enfim, neste livro, os autores de ‘Logicomix‘ e ‘Democracia’ (já editados por cá), falam-nos da vida deste grande filósofo. Dedicam-se a contar como ele ensinou e transmitiu conhecimento aos seguidores, amigos e alunos. Abordam conhecimentos sobre os mais variados temas, como biologia, física, lógica, metafísica, política, retórica, poesia, ética e filosofia como um todo, de uma perspectiva holística.

Esta banda desenhada demonstra os momentos mais importantes da vida de Aristóteles e também das suas teorias mais célebres, mostrando como atraíam muitos curiosos e seguidores posteriores, mas também, por vezes, inimigos. Certamente não agradava a gregos e troianos (sempre gostei deste adágio 😀).

aristoteles

Adicionalmente, o livro é muito informativo, embora algumas páginas contenham muito texto, o que pode causar algum aborrecimento se a pessoa não estiver com tempo e atenção para a leitura. No entanto, o desenho é bastante atrativo, não fosse o autor também produtor e animador de filmes de desenhos animados, como ‘Babar, o Elefante‘, que passou na RTP na minha infância.

Com um traço nítido e simples, seguindo a linha clara da escola Hergé, o desenho é sedutor e traduz-se muito bem neste livro, quer nos momentos de humor quer nos mais sérios.

Para quem procura saber mais sobre este célebre filósofo, não pode perder este livro de banda desenhada, que a Gradiva apresentou numa boa edição de capa mole e tamanho adequado para uma leitura prática e manuseável em qualquer lugar.

Boas leituras!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights