Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Análise – Sackboy: Uma Grande Aventura

Sackboy: Uma Grande Aventura é o primeiro jogo que experimento deste adorável universo desenvolvido pela Sumo Digital e publicado pelo Sony Interactive Entertainment. O título do jogo refere-se à nossa personagem jogável, conhecida anteriormente da franquia LittleBIGPlanet.

Sackboy: Uma Grande Aventura

A mudança mais visível para com os jogos anteriores, é a passagem de um ambiente 2.5D para o 3D, onde o jogador tem a liberdade total de se deslocar em qualquer direcção apesar da manutenção de uma câmara fixa. Daí muito provavelmente a razão para a mudança do nome do título.

Esta nova proposta é pequenaGRANDEpérola. É um jogo supercompleto, de grande variedade e que irá dar muitas horas de prazer e entretenimento aos jogadores.

A história é muito simples, mas também não se espera mais do que isso. Vex é o vilão de serviço que quer destruir o mundo dos Sacks de forma a conseguir os sombrios objectivos que passa em raptá-los a todos e escravizá-los. E quem poderá salvar? Claro, o Sackboy.

Os períodos de jogo são, de vez em quando, interrompidos por cenas cinematográficas, que apesar de uma animação não muito complexa, cumpre o objectivo de nos entreter e de nos guiar na narrativa. A versão portuguesa conta com excelentes actores de dobragem que nos remota aos filmes da Disney. Nota-se o cuidado que a Sony tem tido neste aspecto e que, para mim, é uma mais valia. Apesar de haver muita gente que prefere ouvir em inglês, ter um jogo falado na nossa língua torna tudo muito mais imersivo para o jogador, e quando é assim bem dobrado dá mesmo gosto.

Sackboy: Uma Grande Aventura

Decidi adiar esta minha análise para poder avançar bastante no jogo e dar uma opinião mais completa. E ainda bem que o fiz. Como não tenho experiência na trilogia anterior, queria saber o quão variado é este Sackboy. E apesar de já ter avançado muito, em cada novo nível sou surpreendido com a enorme imaginação dos criadores, pois traz sempre algo novo e original.

Depois temos uma incrível banda sonora. Além de temas originais temos também versões orquestrais de músicas do rock/pop de cantores famosos como por exemplo Madonna, assim como outras com o som original (ex: Bruno Mars, David Bowie, etc.) mas que se vão readaptando em váris segmentos conforme vamos avançando no nível. A estes eu chamo-os de “níveis musicais” pois todo o cenário se mexe ao ritmo da canção e é impossível não abanar a cabeça ou bater o pé enquanto jogamos. Simplesmente incrível.

Temos 5 mundos para explorar, recheado de níveis e apesar de haver uma temática comum entre eles, nenhum é igual a outro.

Basicamente é um jogo de plataformas a roçar a perfeição e com os níveis de diversão ainda a aumentar quando jogado com 2, 3 ou 4 pessoas. Na verdade, até existe níveis exclusivos para jogar em cooperativo, por isso se quiserem terminá-lo terão mesmo de pedir ajuda a alguém, seja no vosso sofá ou à distância através do share play. Além disso, os níveis normais também eles se adaptam quando jogado em co-op. Um dos exemplos é os mecanismos que puxamos para soltar coleccionetas e outros itens, em cooperativo, só serão libertados com pelo menos 2 jogadores a puxar ao mesmo tempo.

Há ainda níveis especiais para captar ainda mais coleccionetas, e outros que basicamente são contra-relógios e objectivo é tão somente chegar o mais rapidamente possível à meta.

Com as coleccionetas podemos ir à loja do Zom Zom comprar roupas e acessórios para personalizar o nosso adorável Sackboy.

Como contra, só me lembro de dizer que, por ter uma câmara fixa, em certas ocasiões temos uma perspectiva de profundidade erradas. Mas tenho que dizer estas situações mais frustrantes são poucas e afastadas e não retira todo o mérito que o jogo merece (e que é muito).

Sackboy: Uma Grande Aventura, é um jogo para todas as idades e que é sem dúvida uma grande mais valia para as bibliotecas dos possuidores da Playstation 4 e 5.

Classificação: 9.5/10

Para mais reacções e opiniões sobre o jogo, podem ver o meu gameplay com comentários, aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.