Análise BD: O Mundo Sem Fim
Chega pela Ala dos Livros o livro bestseller “O Mundo Sem Fim“, que nos traz uma perspetiva extremamente interessante sobre a crise energética e as alterações climáticas.
Como é que a crise energética apareceu?
Nos últimos séculos, a humanidade viveu num mundo onde as fontes de energia pareciam inesgotáveis, mas esse modelo entrou em exaustão e muitos de nós não queremos encarar esse problema e arranjar vias alternativas, pois a ideia e magnitude do desafio é enorme.
Como podemos desacelerar as alterações climáticas? Pois na verdade, muitos estudiosos, políticos, cientistas de alto calibre, economistas e ambientalistas tentam abordar o tema, mas a sua ambivalência política associada à sua complexidade, fazem muito difícil que haja uma convergência para melhorar e iniciar processos de redenção da raça humana para com este assunto delicado.
Em “O mundo sem fim”, juntam-se o climatologista Jean-Marc Jancovici para poder apresentar e debater este assunto com muito conhecimento de causa; com o desenhador e autor francês de banda desenhada Christophe Blain (autor de séries como Gus e Isaac, o pirata) que com muito engenho e arte aplica o seu humor mordaz com ilustrações explicativas e elucidativas ao tema.
Blain executa com a sua linha “suis generis” e com muitas e variadas referências à banda desenhada mundial, ora Franco-Belga ora ao comic americano…, uma excelente forma de interpretar o que ambos autores querem mostrar neste livro e a sua posição em relação às temáticas, o que chega a ser até um pouco “one sided” e polémico com a visão pró-nuclear com o uso do Urânio a estar no cerne da questão e solução.
No final, no entanto, o autor declara-se anti-radical para não causar muito ruído, pois na verdade não é necessário radicalismos se todos pensarmos no melhor que podemos fazer enquanto humanidade para a preservação do nosso planeta .
Jancovici é reconhecido mundialmente e com um currículo de muita envergadura:
Professor associado da Mines ParisTech, fundador e presidente do The Shift Project (centro de estudos que pesquisa a economia livre de carbono) e cofundador e sócio da Carbone 4 que é o escritório que presta consultoria em estratégias de baixo carbono e mudanças climáticas; é responsável pela criação do método de medição de carbono que deu origem à norma mundial para medir as emissões de gases de efeito estufa das empresas.
É pelo seu entusiasmo e dedicação a estes temas que neste livro que apresento é nos transmitido uma espécie de relação mestre –discípulo (jancovici-Blain) onde o professor dá os seus ensinamentos ao aluno e seguidor astuto.
Aconselho a leitura de outros livros de sua autoria para quem quiser saber mais sobre o seu raciocínio, mas não deixar de ler outros estudiosos como Judith Curry, Anthony Guiddens, James Hansen ou até mesmo Yuval Harari para ter uma visão mais abrangente e percecionar soluções diferentes para estes problemas ambientais.
Christophe Blain
Falando de Blain, não posso deixar de referir que é um desenhador multipremiado do festival de Angoulême de BD onde venceu álbum em 2002 (com o primeiro volume da saga “Isaac, o Pirata”) e em 2013 (com o segundo volume do “Quai d’Orsay”).
Por cá curiosamente, já foram editados pela Edições Polvo alguns volumes da série Isaac, O pirata e recentemente pela editora Gradiva, o primeiro volume de Gus cuja receção do público aparentemente foi má, o que motivou o cancelamento da série.
Devo dizer com muita pena minha, pois este western de humor é muito bom, o desenho maravilhoso, mas os gostos não se discutem como é costume dizer-se.
Aguardo, no entanto, a edição prometida de Blueberry – Amargura Apache anunciada pela editora A SEITA onde Blain faz dupla com o também nosso conhecido Joann Sfar.
“O Mundo sem fim“ é, portanto, uma leitura educativa, científica e bem fundamentada que abrange os desafios económicos às consequências climáticas com análise dos autores às opções energéticas que servem de base ao crescimento mundial.
Com recurso a apresentação de vantagens e desvantagens e com métodos e metáforas com pitadas de humor no desenho virtuoso de Blain, o livro leva o leitor a refletir sobre alternativas e soluções sobre estes temas que estão cada vez mais presentes na ordem dos nossos dias.
Boas leituras.
E para não perderes nada sobre o Central Comics no Google Notícias, toca aqui!
Além disso, podes seguir também as nossas redes sociais:
Twitter: https://twitter.com/Central_Comics
Facebook: https://www.facebook.com/CentralComics
Youtube: https://www.youtube.com/CentralComicsOficial
Instagram: https://www.instagram.com/central.comics
Threds: https://www.threads.net/@central.comics
Co-criador e administrador do Central Comics desde 2001. É também legendador e paginador de banda desenhada, e ocasionalmente argumentista.