Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Análise BD: Hard Boiled

Hard Boiled, de Frank Miller e Geof Darrow é já um clássico da banda desenhada anglo-saxónica, lançada originalmente nos inícios dos anos 1990, mas que fomos agora revisitar! 

Hard Boiled
Capa da segunda edição de HARD BOILED TPB (2023)

Nem sei por onde começar.

Aliás, desta vez vai ser ao contrário: vou começar pela arte. E que arte! Como é que posso caracterizar esta BD? Bem, diria que acabei de ler um “Onde Está o Wally” em banda desenhada. A arte é “ruidosa”, mas ao mesmo tempo incrivelmente detalhada. Ruidosa no sentido da confusão visual, se me faço entender. Conjugada com umas cores incríveis, diria que é algo único. Já li muita BD, com os meus simpáticos 31 anos de idade, mas nunca me tinha passado nada assim pelas minhas mãos (olhos?). 

Hard Boiled

Por ter lido a sua versão digital

dei por mim a fazer zoom em muitos momentos da minha leitura. Somos brindados com pranchas incrivelmente detalhadas. Chegamos a ter dezenas e dezenas de personagens desenhadas num só local, em ambientes incrivelmente detalhados. Veículos com matrículas “Ramones”, 8UP, Nixon, Cola-Cola… são incontáveis as referências que encontrei nesta BD, que acaba também por ser uma sátira à própria sociedade. É difícil explicar por palavras. Por isso, convido-vos a analisar as imagens com muita atenção. 

Hard Boiled

Quanto ao argumento

Não há muito a acrescentar. Se fosse ler esta BD às cegas, diria que era um argumento de Jodorowsky. Daqueles argumentos “psicóticos” que só ele sabe fazer. 

O argumento é muito simples: robôs criados com o propósito de cumprir tarefas que os humanos já não são capazes (ou vontade de fazer). E para uma BD com mais de 30 anos, acaba por tratar de temas bem atuais, se fizermos uma profunda reflexão. 

Se são apreciadores de uma fantástica arte, isto é para vocês. Se procuram um argumento profundo, passem à frente. Mas penso que merece ser apreciada.

Hard Boiled

Aliás, considero que esta BD não teria o mesmo impacto se tivesse um argumento de excelência. 

Se querem oferecer aos miúdos um “Onde Está o Wally?” em BD, talvez seja prudente esperar mais uns anos. Acontece de “tudo” neste livro. 

Argumento: Frank Miller
Arte: Geof Darrow
Cores: Dave Stewart
Dark Horse 

Argumento: 2/5
Arte: 5/5
Cores: 5/5

Tempo de leitura: 25’ minutos 

Fonte das imagens: https://www.darkhorse.com/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights