Antevisão: Amadeo – A Vida e Obra entre Amarante e Paris

Amadeo de Souza-Cardoso, o segredo mais bem guardado da arte moderna.

Assim pode ser considerado o pintor português, nascido em Manhufe, Amarante, e participante ativo no movimento da vanguarda modernista parisiense. Permanentemente inconformado e dividido entre o provincianismo de Manhufe e o cosmopolitismo de Paris, Amadeo viveu de forma furiosa e em procura constante: de si mesmo e de novas formas de expressão artística. Recusando aderir a qualquer escola, Amadeo rompeu convenções e esteve ao lado de grandes nomes da pintura mundial, de Modigliani, seu grande amigo e parceiro, a Brancusi, passando pelo casal Delaunay. E, apesar disso, o seu nome quase caiu no esquecimento; mas está finalmente a recuperar o lugar que é seu por direito.

 

“Enquanto artista, Amadeo é um caso exemplar da compreensão do local e do cosmopolita, ainda mais na forma como ele consegue, sozinho, realizar o destino moderno do meio cultural ancestral da sua pátria.”
-Helena de Freitas, curadora da exposição Amadeo de Souza-Cardoso,
Grand Palais, Paris
Argumento: Jorge Pinto
Arte:
Eduardo Viana
Editora:
Saída de Emergência
Chancela:
Desassossego
Data 1ª Edição: 12/10/2018
ISBN: 9789898892157
Nº de Páginas: 96
Dimensões: [210×297]mm
Encadernação: Capa Dura
PVP: 15,50€
Disponível a partir do dia 12-10-2018
  Renda barata e outros cartoons de Stuart Carvalhais n'A Batalha

Hugo Jesus

Co-criador e administrador do Central Comics desde 2001. É também legendador e paginador de banda desenhada, e ocasionalmente argumentista.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *