Argumento do Alien original, em BD, a caminho das livrarias!

Nos últimos 30 anos, a Dark Horse Comics editou inúmeras publicações ambientadas no universo dos filmes Alien. Originalmente foram planeadas como sendo uma continuação aos filmes Alien – O 8º Passageiro, de Ridley Scott, e Aliens: O Reencontro Final, de James Cameron. Contudo a estreia de Alien 3 – A Desforra, de David Fincher, veio alterar o rumo dos acontecimentos entretanto publicados pela Dark Horse Comics. O universo de Aliens nos comics seguiu para histórias completamente únicas, acabou por explorar outros aspectos e cruzou a história com outra personagem principal, como Alien vs. Predator.

Pode recordar aqui os títulos publicados.

Agora, a Dark Horse Comics anuncia a publicação de uma mini-série de comics inspirados no argumento original de Dan O’Bannon, que acabou por não ser utilizado no filme Alien – O 8º Passageiro.

A visão original de Alien foi recentemente abordada no documentário Memory: The Origins of Alien,  onde surge a revelação do argumento recusado e de que a história concebida por Dan O’Bannon e Ronald Shusett tinha recebido o título de “Starbeast”. Posteriormente o argumento foi trabalhado em conjunto com os produtores David Giler e Walter Hill, resultando no filme de enorme sucesso que chegou aos cinemas portugueses no final de 1979. Mas existem diferenças entre o argumento original e o guião utilizado no filme.

Do argumento original:

No caminho de regresso para a Terra, de uma parte distante da galáxia, a tripulação da nave Snark intercepta uma transmissão em língua estrangeira, originária de um planeta nas proximidades envolto em tempestade.

A humanidade esperou séculos para entrar em contacto com outra forma de vida no universo. Eles decidem aterrar e investigar. A pesquisa leva-os a uma nave alienígena destruída cujas portas abrem-se – está abandonada. No interior eles encontram, entre outras coisas, o esqueleto de um dos viajantes espaciais.

Apesar dos pontos comuns, no imediato percebe-se que a nave que conhecemos como Nostromo chama-se Snark. Com a leitura do argumento percebe-se que existem novas personagens, mas não se encontra a bem conhecida Ellen Ripley. A personagem feminina, que no cinema desafiou o estereótipo da acção e da ficção científica, fez parte das mudanças drásticas introduzidas por Walter Hill.

  Subscritores do PlayStation®Plus podem jogar gratuitamente Predator: Hunting Grounds

Agora, os brasileiros Cristiano Seixas (argumento) e Guilherme Balbi (arte) adaptam, em cinco publicações da Dark Horse Comics, o argumento inicialmente escrito por Dan O’Bannon e apresentam uma linha bem diferente dos acontecimentos conhecidos através da 7ª arte.

40 anos depois de o mundo ter aprendido que no espaço ninguém consegue ouvir os gritos, a Dark Horse Comics recupera o horror do primeiro filme da saga Alien. A série de publicações será lançada internacionalmente a 22 de Abril, por ocasião da celebração do dia que reconhece e aprecia o fantástico universo da saga Alien, 26 de Abril – Alien Day.

A adaptação de argumento dos filmes Alien não utilizado em cinema  já tinha sido publicado pela Dark Horse Comics. Em 2018 foi lançado, com sucesso e reconhecimento, a adaptação do argumento não utilizado no terceiro filme de Alien.

 

Ricardo Lopes

Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *