Curtas de Vila do Conde

Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Alexandra Kim – vol. 9 Novelas Gráficas

Depois da biográfica tocante de Primo Levi a Levoir e o Público publicaram a 26 de Outubro, Alexandra Kim, Filha da Sibéria, da coreana Keum Suk Gendry-Kim, que adaptou o romance biográfico de Jung Cheol-Hoon, traduziu-o e concebeu os desenhos para esta novela gráfica.

Alexandra Kim - vol. 9 Novelas Gráficas

Keum Suk Gendry-Kim nasceu em Goheung, na província de Jeolla do Sul, é tradutora, argumentista e ilustradora. Estudou pintura ocidental na Universidade de Sejong e em 1998 licenciou-se em artes, na Escola de Artes Decorativas de Estrasburgo.

Alexandra Kim - vol. 9 Novelas Gráficas

A história de Alexandra Kim (1885 – 1918) leva-nos ao Extremo Oriente, onde as fronteiras e as ideias políticas são porosas entre a Rússia, a Coreia e a China. Para além das barreiras linguísticas, é a situação dos trabalhadores – e o seu sofrimento – que motiva o empenho de Alexandra Kim, numa altura em que o direito do trabalho é praticamente inexistente na despótica Rússia czarista.

Alexandra Kim - vol. 9 Novelas Gráficas

É através do seu pai, um intérprete que trabalhou na China em nome da Rússia para a construção dos Caminhos-de-Ferro do Leste da China, que a jovem Alexandra é sensibilizada para a situação dos trabalhadores. Após a morte do pai, Alexandra Kim regressa à Rússia onde trabalhou pela emancipação dos trabalhadores, enquanto o regime do czar intensificava a repressão nas vésperas da Grande Guerra. A guerra foi um ponto de viragem para ela, que decidiu partilhar o destino dos trabalhadores mobilizados nas fábricas dos Urais como intérprete.

Alexandra Kim - vol. 9 Novelas Gráficas

O seu destino muda quando a sua luta sindical a leva ao conhecimento dos membros do Partido Comunista de Lenine…

Alexandra Kim - vol. 9 Novelas Gráficas

No prefácio desta obra, Rui Cartaxo diz: …numa altura em que está fora de moda falar de revolucionários, de comunistas, e em que existe um forte sentimento anti-russo, é tão necessário quanto corajoso publicar um livro assim, de uma autora com tão forte consciência social, que mostra o que foi a extrema dureza da vida dos povos do extremo oriente, e do papel insubstituível que os sindicatos e os partidos operários desempenharam na luta pela conquista de condições de vida minimamente aceitáveis.

Alexandra Kim - vol. 9 Novelas Gráficas

Alexandra Kim, Filha da Sibéria é um retrato denso e comovente de uma mulher forte e livre que nunca desistiu dos seus ideais e das lutas da sua classe, até à sua morte.

Em breve a Levoir irá editar A Árvore Despida, desta grande artista coreana.

Alexandra Kim - vol. 9 Novelas Gráficas

Tradução – Sunee Hong e Pedro Moura
Prefácio – Rui Cartaxo
Legendagem – Hugo Jesus
Preço – 13,90€
Nº páginas – 236
Cor
Capa dura
Formato – 170mmx240mm

E para  não perderes nada sobre o Central Comics no Google Notícias, toca aqui!

Além disso, podes seguir também as nossas redes sociais: 
Twitter: https://twitter.com/Central_Comics
Facebook: https://www.facebook.com/CentralComics
Youtube: https://www.youtube.com/CentralComicsOficial
Instagram: https://www.instagram.com/central.comics
Threds: https://www.threads.net/@central.comics

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights