Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

A Universidade das Cabras

A UNIVERSIDADE DAS CABRAS de Christian Lax, um livro que reflecte o direito à educação para todas as crianças, é um lançamento Arte de Autor.

A Universidade das Cabras

Em 1833, Fortuné Chabert era um professor itinerante nos Alpes do Sul.

De aldeia em aldeia, ensinava alegremente às crianças a leitura, a escrita e a aritmética. Esta forma nómada de ensinar é conhecida como a “universidade das cabras”. Fortuné terá de renunciar ao seu sacerdócio e encontrar-se-á, anos mais tarde, entre os Hopis do Arizona, nos Estados Unidos.

 Em 2018, Sanjar percorre as montanhas do Afeganistão com o seu quadro às costas. Também ele pratica a universidade de cabras. Expulso pelos talibãs, tornar-se-á um auxiliar do exército americano no Afeganistão.

A Universidade das Cabras

 Qual é o elo que une Fortuné e Sanjar, tão afastados quanto possível no tempo e no espaço?

Do Afeganistão aos Estados Unidos, do século XVIII aos nossos dias, a escola foi sempre rejeitada pelos obscurantistas: numa magnífica história de cólera e de generosidade, de beleza e de amor, Christian Lax defende um santuário para a escola, um lugar onde todas as crianças sejam livres de aprender.

A Universidade das Cabras

Christian Lax

Incentivado pelo pai, Christian Lax descobriu desde muito cedo o mundo colorido da banda desenhada e foi o pai que lhe arranjou os primeiros empregos como ilustrador. Mas o jovem acabou por decidir estudar Direito, antes de o abandonar e regressar ao seu primeiro amor. Inscreve-se na École des Beaux-Arts de Saint-Etienne e, em 1975, inicia a sua carreira profissional. Só em 1981 é que é editado o seu primeiro álbum, Ennui Mortel.

Em 1987, com Des Maux pour le dire, conta a magnífica história, cheia de modéstia, de um homem deficiente, inspirado na vida do seu próprio irmão. Em 1999, criou a série Le Choucas, para a qual escreveu e desenhou.

A Universidade das Cabras

Foi na coleção Aire Libre (Dupuis) que produziu, sozinho ou com Frank Giroud, algumas das jóias da coroa da banda desenhada contemporânea: Les Oubliés d’Annam (1990 e 1991), La Fille aux Ibis (1993), Azrayen‘ (1998 e 1999) e L’Aigle sans orteils (2005). Christian Lax foi nomeado Grand Boum 2011 no Festival de Banda Desenhada de Blois.

Em 2009, passa para a Futuropolis com Pain d’alouette e depois L’Écureuil du Vel’d’Hiv, que conclui a sua trilogia sobre o ciclismo.

Em 2019, entrará para a coleção do Louvre com Une maternité rouge.

A Universidade das Cabras

Argumento e Desenho: Christian Lax
Edição: Cartonada
Editor: Arte de Autor
Número de páginas: 152
Impressão: cores
Formato: 210 x 285
Editor: Arte de Autor
ISBN: 978-989-9094-40-6
PVP: 29,00€

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights