O Dia Mais Curto

Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

IKIGAI: A novo selo de edição de mangá d’A Seita!

Depois de vários teasers, a editora A Seita anuncia o nascimento de Ikigai, a sua nova chancela dedicada ao mangá. Fica a conhecer os primeiros títulos anunciados.

ikigai

O que é Ikigai?

Existem duas respostas a esta pergunta. A primeira é a óbvia: através deste selo passarão a publicar mangás de diferentes autores, diversas editoras e até, quem sabe, múltiplas geografias. O primeiro chega já neste mês de Outubro com o drama samurai, passado no início do século XVII, Butterfly Beast de YUKA NAGATE, ao que se seguirá a comédia zombie adolescente, Kyo Kara Zombie de ISHIKAWA YUGO e ARAKI TSUKASA.

Ikigai - Butterfly Beast

As novidades não irão parar por aqui, pois nos inícios do ano que vem lançarão um dos grandes clássicos do mangá de Samurais, Kubidai Hikiukenin, de Hiroshi Hirata…

Kubidai Hikiukenin

Nesse sentido A Seita afirma que não se quer prender a nenhum estilo ou idade, e irão escolher algo para todas as gerações, sensibilidades, gostos, tendências, construindo um catálogo feito de antecipação e surpresa do que poderão publicar a seguir. O objectivo da qualidade prenderá sempre pela qualidade e entretenimento máximo.

Assim, o mangá vem-se juntar a outros géneros que já publica: a banda desenhada de autores portugueses, a franco-belga, e também os fumetti.

No comunicado de imprensa ainda referem o seguinte: “Existem aqueles que atravessam o oceano, vestem capas, ceroulas e cuecas do lado de fora e devoram Comics (sim, nós sabemos que super-heróis estão longe de ser a única BD que vem das terras do Tio Sam, mas permitam-nos alguma liberdade literária).”, ficando no ar que poderão vir a publicar BD norte-americana, mas não afirmando nem se comprometendo para tal. Vamos aguardar para ver o que nos espera em 2023.

Mas afinal, porquê “Ikigai”?

Esta não foi uma palavra que escolheram ao acaso. O Japão é conhecido por palavras que nos parecem mágicas e que resumem sentimentos, sensações ou comportamentos. Nós temos, por exemplo, a palavra Saudade e eles têm outras. Wabi-Sabi, por exemplo, é a beleza que reside nas imperfeições da natureza.

Tsundoku é um acto que tantos de nós da BD conhecemos bem, aquele de quem compra tantos livros, que eles se acumulam à espera da leitura. E Ikigai é a palavra para propósito da vida, uma paixão tão completa que nos impele e dá razão. A Seita acha que a BD é uma espécie de missão, de objectivo, algo que nos ajuda a iluminar as horas do dia. É a sua paixão.

Calendário de lançamento Outono de 2022:

7 de Outubro: Butterfly Beast vol. 1
21 de Outubro: Kyo Kara Zombie vol. 1
Novembro: Butterfly Beast vol. 2
Dezembro: Kyo Kara Zombie vol. 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *