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A gabardina não é só para exibicionistas de jardim — Shadows of Doubt é a prova disso mesmo!

Shadows of Doubt
Shadows of Doubt

O Central Comics voltou a pegar na lupa, mas desta vez, também levou uma fedora e aproveitou para resolver casos de homicídio em Shadows of Doubt.

Sinopse de Shadows of Doubt

Neste jogo de progressão livre, veste a pele de um detetive privado numa cidade noir infestada de crime e corrupção num universo alternativo de ficção científica. Investiga pequenos delitos e aceita missões para ganhar dinheiro enquanto tentas apanhar assassinos em série para alcançar o derradeiro objetivo apenas ao alcance de alguns: a reforma num paraíso distante.

Shadows of Doubt foi lançado a 24 de abril de 2023, desenvolvido pela ColePowered Games e distribuído pela Fireshine Games.

Segue todas as pistas.

Análise de Shadows of Doubt

Tal como as piadas do Nilton, género de mistério policial e detetives não é novo e, geralmente, já sabemos o que esperar: um jogo de aventura, geralmente point n’ click, quase exclusivamente dependente da narrativa, da qualidade da escrita e, se for bom, da arte. Contudo, Shadows of Doubt pegou nisso tudo, atirou fora e decidiu revolucionar o género. Aqui, não seguimos uma narrativa linear, somos livres para fazermos o que bem entendermos, jogamos na primeira pessoa e temos de ser criativos para resolver crimes num mundo voxel com uma atmosfera incrivelmente imersiva.

Típico de qualquer projeto verdadeiramente inovador, Shadows of Doubt ainda tem algumas arestas por limar, mas é, para mim, o novo rei incontestado do género de detetives e mistério policial.

Incrivelmente atmosférico.

História de Shadows of Doubt

Num universo alternativo, a Humanidade arruinou o planeta Terra praticamente inteiro, e, por volta do final do século XX, restam apenas algumas cidades-ilha sobrelotadas e poluídas, onde a democracia desapareceu para dar lugar a uma sociedade governada por megacorporações em conflito. Neste mundo implacável, a justiça existe apenas nas sombras e cabe-nos a nós colocar os criminosos atrás das grades. No final, talvez consigamos alcançar a reforma e visitar os «The Fields», uma terra prometida que apenas alguns chegam a conhecer.

Na minha opinião, o contexto criado para o jogo é genial, já que é perfeito para lhe conferir a atmosfera noir, praticamente obrigatória neste género. Além disto, o mundo e os casos são de geração procedimental e somos livres para criar as nossas próprias histórias, algo que aprecio sempre muito.

A justiça está nas nossas mãos.

Jogabilidade de Shadows of Doubt

À exceção do tutorial, não existe uma linha narrativa fixa a seguir em Shadows of Doubt. Há sempre um caso principal de homicídio (exceto nos dias seguintes à resolução de um destes casos) que temos de investigar, com nuances exclusivas de caso para caso, como homicídios rituais, assassinatos por contrato, crimes de paixão, etc., e cabe-nos investigar a verdade por detrás das mortes. Enquanto não desvendarmos o caso principal, o assassino vai continuar a atacar. O mais interessante para mim foi o facto de que os crimes tentam geralmente encobrir alguma coisa que não é óbvia à primeira vista, e aconteceu-me por várias vezes ter de investigar vários locais de crime até encontrar uma prova que quebre o caso.

Além deste loop central, existem várias pequenas missões que podemos aceitar para ganhar dinheiro de forma a facilitar-nos a vida na resolução do caso central (por exemplo, para pagar subornos).

O jogo inclui ainda algumas mecânicas de RPG (podemos melhorar as nossas stats através de implantes cibernéticos), de sobrevivência (temos de comer, beber, descansar, tomar banho, etc.) e até de simulação de vida (temos de arrendar casa e pagar renda, estabelecer contactos, etc.), se bem que, nestes aspetos, acho que o jogo ainda tem de melhorar, mais especificamente, em termos de equilíbrio, já que as stats não são cruciais, acabando por ficar de lado, e é demasiado fácil arranjar dinheiro — fosse assim IRL e eu estaria a escrever este artigo numa praia das Baamas, com um cocktail numa mão, charuto na outra, e uma stripper em cada perna.

No geral, a jogabilidade é excelente e vi-me completamente envolvido no jogo, chegando mesmo a pensar em formas de resolver os casos mesmo quando não estava a jogar Shadows of Doubt.

Qual será o motivo por detrás desta chacina?

Gráficos e som de Shadows of Doubt

Sem serem a estrela da companhia, os gráficos voxel (popularizados por Minecraft) de Shadows of Doubt têm o seu próprio encanto com um estilo ímpar. Além disso, fazem um trabalho irrepreensível ao criar a tal atmosfera distópica noir tão característica do jogo.

O mesmo se aplica à música e aos sons. A música ambiente não está sempre ativa e vai-nos embalando enquanto nos esquecemos completamente que estamos dentro de um jogo, perdidos no som ambiente da cidade e dos seus habitantes.

Uma cidade viva.

Postas de pescada e um par de botas

Tenho, como qualquer outro gamer, os meus géneros favoritos — o de mistério e detetives, contudo, não se aproxima minimamente de tal classificação. Com a experiência de Shadows of Doubt fiquei, acima de tudo, muito satisfeito por saber que posso continuar a ser surpreendido e que vale a pena sair da minha zona de conforto de vez em quando. Não é que agora passe a ir ver jogos do Sporting só porque o Rúben Amorim é cá dos meus, mas talvez algum dia vá a Alvalade só para ver a equipa feminina.

Já referi que o jogo tem algumas arestas por limar e não expandi muito sobre isso. Faço-o aqui em poucas palavras — o jogo podia estar mais otimizado, os teasers de lore dos ecrãs de carregamento têm de ser incluídos mais depressa possível para completar a experiência (seria muito fixe investigar um caso com a parada muito alta e com consequências devastadoras se falharmos de forma a sentirmos uma pressão que, por vezes, não existe) e, como principal defeito, diria que as mecânicas de sobrevivência e de life sim deviam ser muito mais relevantes para acrescentar realismo à simulação.

+++

Imersão e inovação no género.

Falta polir um pouco o jogo para que mostre o verdadeiro brilho que pode ter.

Bem polido, fica um diamante.

Classificação: 8,5/10

Em boa verdade, estou a dar aqui um ponto extra inteiro pela inovação. Na minha opinião, isto é algo extremamente difícil de alcançar na incrivelmente saturada indústria dos videojogos, de modo que não tenho qualquer problema em fazê-lo.

Shadows of Doubt está disponível no Steam (em acesso antecipado) por 19,99 €.

Para terminar, fica a dica indispensável: para quê bater à porta se a podemos arrombar?

Plataforma testada: PC

Gameplay de Shadows of Doubt:

Trailer de Shadows of Doubt:

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