Bilheteiras: famílias procuram as propostas de verão
O cinema familiar voltou a dominar as bilheteiras portuguesas no fim de semana de 9 a 12 de julho, concentrando a maior parte dos pedidos nas bilheteiras das salas nacionais. Vaiana estreou na liderança, seguida por Mínimos e Monstros e Toy Story 5. Ainda assim, a adaptação em imagem real da Disney ficou aquém das expectativas, registando a estreia menos conseguida entre os recentes novas versões produzidas pelo estúdio.

A liderança pertenceu a Vaiana, agora em imagem real, que reuniu 42 873 espectadores entre quinta-feira e domingo, elevando o total para 49 624 bilhetes vendidos com as sessões de quarta-feira. Realizado por Thomas Kail, o filme conta com Catherine Lagaʻaia e Dwayne Johnson nos papéis principais e revisita a história da jovem heroína polinésia chamada pelo oceano para encontrar o semideus Maui e quebrar uma antiga maldição que ameaça a sua ilha. Apesar da estreia no primeiro lugar, o desempenho ficou abaixo das restantes adaptações em imagem real da Disney. Lilo e Stitch abriu com 129 574 espectadores, A Pequena Sereia somou 71 624, Dumbo reuniu 56 184, Branca de Neve alcançou 53 900 e Aladdin vendeu 53 186 bilhetes nos primeiros quatro dias. Curiosamente, o resultado aproxima-se do obtido pelo primeiro filme de animação Vaiana, que estreou com 46 902 espectadores, ficando muito distante dos 128 061 bilhetes vendidos por Vaiana 2 no respetivo fim de semana de estreia.

Na segunda posição, Mínimos e Monstros confirmou a excelente resistência ao vender 35 115 bilhetes, acumulando 94 243 espectadores em apenas 11 dias. A nova produção da Illumination, realizada por Pierre Coffin, acompanha os Mínimos na sua aventura mais caótica de sempre, desde a conquista de Hollywood até à libertação de monstros que colocam o planeta em risco. A quebra de apenas 6,2 por cento demonstra um forte passa-palavra, permitindo ao filme alcançar a segunda melhor média de espectadores por ecrã do fim de semana.

Muito próximo surge Toy Story 5, que registou 34 366 espectadores e elevou o acumulado para 245 136 bilhetes vendidos em apenas 25 dias. Realizado por Andrew Stanton, o novo capítulo da saga da Pixar reúne Woody, Buzz Lightyear, Jessie e os restantes brinquedos perante o desafio colocado por um moderno tablet chamado Lilypad, que ameaça alterar a forma como Bonnie brinca. Com uma quebra praticamente inexistente de apenas 0,2 por cento, o filme alcançou a melhor média de espectadores por ecrã e ultrapassou durante a terceira semana em cartaz a marca dos 200 mil espectadores em Portugal.

A estreia de Evil Dead Burn garantiu a quarta posição, com 9 571 espectadores. Sébastien Vaniček realiza este novo capítulo da icónica saga de terror protagonizado por Souheila Yacoub, Tandi Wright e Hunter Doohan. A história acompanha uma viúva que procura refúgio junto da família do marido, apenas para descobrir que uma força demoníaca transforma a casa num verdadeiro pesadelo. Leia aqui a nossa análise.

Logo atrás ficou O Convite, que iniciou a carreira comercial com 8 435 espectadores. Olivia Wilde realiza e integra o elenco desta comédia dramática protagonizada por Seth Rogen, Edward Norton e a própria realizadora. O filme acompanha um casal em crise cujo convite para um jantar com os misteriosos vizinhos desencadeia uma sucessão de revelações inesperadas.
Na sexta posição, O Dia da Revelação vendeu mais 7 301 bilhetes, totalizando 109 354 espectadores em 33 dias de exibição. O thriller de ficção científica realizado por Steven Spielberg, protagonizado por Emily Blunt, Josh O’Connor e Colin Firth, continua a consolidar um percurso sólido nas salas portuguesas ao explorar uma conspiração mundial relacionada com vida extraterrestre.
O fenómeno de terror Obsession – A Felicidade é Relativa voltou a surpreender ao subir 38,7 por cento face ao fim de semana anterior, somando 6 635 espectadores e um impressionante acumulado de 131 879 bilhetes vendidos em 60 dias. A produção confirma-se como um dos maiores sucessos de boca a boca do ano.

Na oitava posição, Scary Movie: What’s Up? reuniu mais 4 532 espectadores, elevando o total para 131 605 bilhetes vendidos. Michael Tiddes recupera o espírito irreverente da saga com Marlon Wayans, Shawn Wayans, Anna Faris e Regina Hall numa sátira aos mais recentes fenómenos do cinema de terror.
Dia D: Sob Pressão ocupou o nono lugar com 3 652 espectadores, acumulando 21 923 bilhetes vendidos. Realizado por Anthony Maras, o thriller histórico acompanha Andrew Scott no papel do meteorologista James Stagg, cuja previsão poderá determinar o sucesso da maior operação militar da Segunda Guerra Mundial.
A fechar o Top 10 surge Supergirl, que continua a revelar dificuldades em conquistar o público e afigura-se como mais um dos flops do Verão cinematográfico. A aventura realizada por Craig Gillespie vendeu apenas 2 084 bilhetes durante o fim de semana, acumulando 26 923 espectadores em 18 dias. Milly Alcock protagoniza esta nova abordagem à heroína kryptoniana, acompanhada por Matthias Schoenaerts e Eve Ridley.

Entre as restantes estreias da semana, George Washington, realizado por Jon Erwin, reuniu 1 157 espectadores ao retratar ficcionalmente a juventude do futuro primeiro Presidente dos Estados Unidos, com William Franklyn-Miller, Ben Kingsley e Andy Serkis no elenco. O drama biográfico Franz, de Agnieszka Holland, sobre a vida de Franz Kafka, vendeu 552 bilhetes durante o fim de semana, totalizando 974 espectadores quando incluídas as sessões especiais de pré-estreia. Já Pelo Adam, drama realizado por Laura Wandel e filme de abertura da Semana da Crítica do Festival de Cannes de 2025, registou 151 espectadores na estreia, acompanhando a luta de uma enfermeira para proteger uma jovem mãe e o seu filho contra a vontade da hierarquia hospitalar.
No fim-de-semana foram contabilizados 162 719 espectadores nos cinemas portugueses.
Box Office Portugal –Fim-de- Semana de 9 a 12 de julho
|
# |
TÍTULO |
Nº DIAS |
ESPECTADORES |
ECRÃS |
TOTAL DE ESPECTADORES |
|
1 |
Vaiana |
4 |
42 873 |
123 |
49 624 |
|
2 |
Mínimos e Monstros |
11 |
35 115 |
92 |
94 243 |
|
3 |
Toy Story 5 |
25 |
34 366 |
87 |
245 136 |
|
4 |
Evil Dead Burn |
4 |
9 571 |
47 |
9 571 |
|
5 |
O Convite |
4 |
8 435 |
31 |
8 435 |
|
6 |
O Dia da Revelação |
33 |
7 301 |
47 |
109 354 |
|
7 |
Obsession – A Felicidade é Relativa |
60 |
6 635 |
16 |
131 879 |
|
8 |
Scary Movie: What’s Up? |
40 |
4 532 |
29 |
131 605 |
|
9 |
Dia D: Sob Pressão |
18 |
3 652 |
25 |
21 850 |
|
10 |
Supergirl |
18 |
2 084 |
30 |
26 923 |
Dados ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual; Ordenado por número de espectadores.
Os dados podem ser actualizados com a inclusão de resultados adicionais de salas.
Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.

