BD: Lançamento – Os Vingadores #3

VINGADORES 03

Já saiu para as bancas a edição de Abril da revista Vingadores da Panini em português de Portugal.

Anos atrás, vários dos mais poderosos heróis do mundo decidiram criar um grupo ultra-secreto, para acompanhar e intervir em todas as crises que acontecessem no mundo e que o pudessem ameaçar. Este grupo, conhecido como os Illuminati, era formado pelo Doutor Estranho, Raio Negro, Professor Xavier, Reed Richards, Namor e Homem de Ferro.[fbshare]

Os Illuminati já se reuniram em diversas ocasiões, e em outras tantas se dissolveram. Foi o roubo das Gemas do Infinito, capazes de conferir a quem as possua um poder gigantesco, que voltou a alertar os Illuminati e a motivar a sua reunião. Uma vez recuperadas as gemas, e com o Capitão América como novo membro, cada um dos super-heróis que fazem parte do grupo ficou com uma delas, para as esconder num lugar conveniente.

PVP: 3.50€

Originalmente em:

MEMENTO MORI
New Avengers vol. 3, #1 USA (Março de 2013)
“Memento Mori”
Argumento: Jonathan Hickman
Desenho: Steve Epting
Arte-final: Rick Magyar e Steve Epting
Cores: Frank D’Armata

EM SEGREDO, O GOVERNO
New Avengers vol. 3, #2 USA (Março de 2013)
“In Secret, The Rule”
Argumento: Jonathan Hickman
Desenho: Steve Epting
Arte-final: Rick Magyar e Steve Epting
Cores: Frank D’Armata

INFINITO
New Avengers vol. 3, #3 USA (Abril de 2013)
“Infinity”
Argumento: Jonathan Hickman
Desenho: Steve Epting
Arte-final: Rick Magyar e Steve Epting
Cores: Frank D’Armata

Crise das… Terras infinitas?

VINGADORES 03 interiorEste mês, a revista dos Vingadores aborda um grupo diferente daquele que vimos nos números anteriores: os Illuminati, sobre o qual devemos deixar aqui algumas explicações aos leitores que não os conhecem. Este grupo ultra-secreto, que reúne alguns dos super-poderosos mais influentes do Universo Marvel – heróis que lideram os maiores grupos da Marvel e que possuem uma influência que se estende para lá da própria Terra – surgiu nas páginas da revista New Avengers, pelas mãos de Brian Michael Bendis. O Homem de Ferro, líder dos Vingadores, o Professor Charles Xavier, mentor e líder dos X-Men, Raio Negro, o ultra-poderoso Rei dos Inumanos, Namor, Rei da Atlântida, Reed Richards, o cérebro por trás do Quarteto Fantástico, e o Feiticeiro Supremo da Terra, o Dr. Estranho, foram os membros fundadores deste grupo. Bendis criou-os como uma espécie de Clube Bilderberg dos super-heróis, um pequeno grupo de líderes e heróis influentes, que se reúnem nas sombras do Universo Marvel para trocar informações e “puxar os cordelinhos” do mundo. Mas mais do que isso – e criando imensa controvérsia entre os fãs – criou-os explicando que eles já existiam há muito tempo, que já desde a primeira Guerras Skrull/Kree e desde as Guerras Secretas (que recentemente se editaram em português) que este grupo se encontrava em existência. Esta “retroactividade” permitiu ao argumentista tentar explicar alguns eventos antigos e preparar o terreno para histórias novas.

  Leya disponibiliza grátis a revista Astérix para descarregar!

Bendis escreveu então uma mini-série em cinco números, que explicava a evolução do grupo ao longo da história do Universo Marvel, e em particular como os seus membros tinham ficado na posse das Gemas do Infinito – artefactos de imenso poder com que Thanos tinha construído a Manopla do Infinito, uma arma com a qual tinha chegado a dominar o Universo Marvel. Reed Richards tinha conseguido ficar com algumas delas, e com a ajuda dos restantes Illuminati encontrou as que faltavam. Mas foi incapaz de as destruir, pelo que tomou a decisão de as distribuir pelos membros dos Illuminati, para que cada um deles escondesse a sua. Entretanto, o Capitão América tinha integrado o grupo, e pouco depois, com a morte do Professor Xavier durante os eventos de Vingadores vs. X-Men, os Illuminati voltaram a ser apenas seis novamente. Foi também durante os eventos dessa guerra que Namor destruiu boa parte do reino de T’Challa, o que explica a inimizade entre os dois que vemos nestas páginas.

star wars o lobo mauNa sequência de Bendis, Jonathan Hickman, a quem já tinham sido confiadas as aventuras dos Vingadores, pega neste grupo e aproveita-o para dar continuidade à sua imensa e rica saga de verdadeira ficção-científica cósmica. E o facto da revista em que essas aventuras se desenrolam não ter mudado de nome para Illuminati, e ter guardado o seu título de New Avengers, diz muito sobre o futuro desta história: até que ponto é que a estranha crise de colapso de mundos paralelos, verdadeira “Crise das Terras infinitas”, se me é permitido o trocadilho, terá a ver com a aparição do Jardim em Marte, ou com os misteriosos Construtores que o criaram no passado distante? São as respostas a estas perguntas que os leitores encontrarão ao longo dos próximos meses, e que levarão à saga Infinito, que será publicada lá mais para final do ano. A revista dos Vingadores voltará às histórias da revista Avengers e ao grupo central dos Vingadores, na sua busca pelas “bombas de origem” que caíram na Terra, no número 5 em Junho. Até lá… sigamos os Illuminati!

José H. de Freitas

Hugo Jesus

Co-criador e administrador do Central Comics desde 2001. É também legendador e paginador de banda desenhada, e ocasionalmente argumentista.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *