Tenet estreia nos cinemas… em data a definir!
A pandemia provocada pelo Covid-19 trouxe o encerramento das salas de cinema de todo o mundo e a nova normalidade implica novidades na relação entre distribuidores, exibidores e espectador. Hollywood poderá ter de rever a política de exclusividade de exibição nas salas de cinema e fazer com que os exibidores cinematográficos aceitem que os filmes tenham simultaneamente (ou quase) lançamento no Video on Demand (VOD). Será o espectador a decidir se vê no grande ecrã e com a presença de outros espectadores ou se escolhe ver em casa sozinho ou na companhia de familiares ou amigos.
Continua a incerteza sobre a reabertura dos cinemas em Nova Iorque e Los Angeles, cidades de referência para o cinema de Hollywood.No início desta semana surgiu a notícia do novo adiamento na estreia de Tenet (previsto estrear a 12 de Agosto) de Christopher Nolan.
A Warner Bros. desejaria conseguir 800 milhões de dólares com a estreia nos cinemas do filme, e neste momento já está disposta a “apenas” recuperar os cerca de 400 milhões de dólares investidos na produção e promoção do mais recente filme de Nolan. A Warner Bros. está ainda ciente que a receita de bilheteiraestará ainda condicionada por motivo da lotação reduzida devido às regras de distanciamento social.
John Stankey, CEO da WarnerMedia, colocou um ponto final a alguns dias de especulação sobre o lançamento do filme no Video On Demand. Stankey considera prioritária para a Warner Bros. manter a estreia nos cinemas, fazendo prevalecer a vontade de Christopher Nolan em apresentar o filme no grande ecrã. Apesar da Warner Bros. dispor de uma nova plataforma de conteúdos audiovisuais, HBO Max, não faz parte dos planos da empresa de estrear os seus principais filmes directamente no Video On Demand. Ou seja Tenet terá estreia nos cinemas, assim como Mulher-Maravilha 1984.
De todos os filmes que fizemos, Tenet é o filme planeado desde início para a experiência da plateia e do grande ecrã. Este filme foi feito para ser visto em sala de cinema. A imagem e o som são para desfrutar das sensações que só se vive na sala de cinema, e estamos muito satisfeitos com o resultado final. No passado fizemos filmes grandiosos, mas nada se compara a Tenet. Este filme atinge todo o mundo com uma acção nunca vista no cinema.
afirmou John Stankey.
Toby Emmerich, presidente da Warner Bros. Pictures Group. permanece firme no compromisso com a estreia dos filmes nos cinemas de todo o mundo. E em pleno período de dúvidas, a Warner Bros. decidiu libertar algumas datas reservadas para estreia dos seus filmes e começa a planear uma nova estratégia para o lançamento de Tenet, sem a tradicional estreia global em simultâneo.
Excluída a opção de estrear no HBO Max, parece que a aposta mais provável para Tenet será a estreia mundial ao ritmo do risco de saúde pública de cada país. Os cinemas de muitos países começam a reabrir, como é o caso em Portugal, e só quando a saúde pública norte-americana permitir é que o filme chegará aos cinemas dos Estados Unidos.
John David Washington é o novo protagonista no filme de ação e sci-fi de Christopher Nolan, Tenet. Armado apenas com uma palavra –Tenet–e lutando pela sobrevivência do planeta, o protagonista viaja pelo mundo penumbroso da espionagem internacional numa missão que irá desvendar algo além do tempo real. Não se trata de uma viagem no tempo. Mas sim, uma inversão.
O elenco internacional de Tenet inclui também Robert Pattinson, Elizabeth Debicki, Dimple Kapadia,Martin Donovan, Fiona Dourif, Yuri Kolokolnikov, Himesh Patel, Clémence Poésy, Aaron Taylor-Johnson e ainda Michael Caine e Kenneth Branagh.
Nolan escreveu e realizou o filme para o grande ecrã, recorrendo auma combinação de câmaras IMAX e 70mm.
Ao fecho do artigo, a distribuidora portuguesa continua a planear a estreia de Tenet para 12 de Agosto.
Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.