Scrat regressa, com novas curtas
O esquilo de enormes dentes mais famoso d’A Idade do Gelo (A Era do Gelo, no Brasil) tem uma série de curtas-metragens originais prestes a estrear no Disney+. Os pais não têm uma tarefa fácil!
O Disney+ anunciou A Idade do Gelo: As Desventuras de Scrat, uma série de novas curtas-metragens protagonizadas por Scrat, o infeliz esquilo dente de sabre das aventuras d’ A Idade do Gelo, que vivencia os desafios da paternidade ao lado do adorável e travesso Baby Scrat. Eles unem-se e lutam pela posse da altamente preciosa bolota.

AS CURTAS:
“Nuts About You” – Realização de Michael Berardini e Donnie Long. História de Michael Berardini. Em “Nuts About You”, Scrat conhece o seu filho Baby Scrat e experimenta a pura alegria de ser um novo pai – até que o Baby Scrat vê a bolota pela primeira vez.
“LoFi Scrat Beats to Sleep/Chill to” – Realização de Donnie Long e Matt Munn. História de Donnie Long. Em “LoFi Scrat Beats to Sleep/Chill to”, Scrat toca uma canção de embalar para fazer adormecer o choroso Baby Scrat.

“X’s and Uh-O’s” – Realização de Donnie Long e Drew Winey. História de James Young Jackson e Drew Winey. Em “X’s and Uh-O’s“, Scrat mostra ao Baby Scrat como plantar a bolota, mas Scrat é realmente quem está a aprender a lição.
“Nutty Reflections” – Realização de Donnie Long e Eric Prah. História de Galen Tan Chu. Em “Nutty Reflections”, Scrat e Baby Scrat correm atrás da bolota até a uma caverna escura, que se assemelha a uma assustadora sala de espelhos.
“Teeter Toddler” – Realização de Jeff Gabor e Donnie Long. História de Galen Tan Chu. Em “Teeter Toddler”, graças a um pássaro, Scrat e Baby Scrat acabam em lados opostos dum tronco sustentado por um único galho.

“Nut The End” – Realização de Lisa Allen Keane e Donnie Long. História de Michael Thurmeier.
Em “Nut The End”, a bolota voa disparada de um penhasco. Com ela aparentemente desaparecida para sempre, Scrat e Baby Scrat podem viver em harmonia?
As seis curtas-metragens foram os últimos conteúdos produzidos pela Blue Sky Studios, antes da Disney ordenar o encerramentos dos estúdios de animação que trouxeram filmes como A Idade do Gelo, Rio, Horton e o Mundo dos Quem, Ferdinando ou Armados em Espiões.
A Idade do Gelo: As Desventuras de Scrat estreia no Disney+ a 13 de abril.

Estas não são as primeiras curtas-metragens protagonizadas por Scrat.
O esquilo já apareceu no ecrã em curtas-metragens como A Aventura Continental de Scrat ou Sacrastás-trofe Cósmica. O roedor, que se comunica exclusivamente por meio de ganidos e gritos agudos, aparece em todos os cinco filmes da saga A Idade do Gelo numa incessante busca por frutos secos e a tentar armazena-los.
O esquilo tem a sua história, que acontece de forma paralela à acção principal do filme e funciona como um interlúdio cómico à narrativa principal.
No entanto, Scrat não aparece em A Idade do Gelo: As Aventuras de Buck (filme original disponível no Disney+).
A ausência está relacionada com uma longa disputa judicial que tinha como objetivo definir o verdadeiro criador do personagem.
Ivy Silberstein, uma ilustradora de Nova Iorque, afirmou ter criado “um híbrido de esquilo e rato” em 1999, ainda antes da estreia do primeiro filme d’A Idade do Gelo. Durante anos Silberstein lutou pelo reconhecimento legal da sua criação, que aconteceu quando a Disney comprou os direitos da Fox e da 20th Century. Com o reconhecimento da “paternidade”, a Disney ficou impedida de usar o famoso roedor, a menos que um novo acordo seja feito.
Mas se Scrat (o personagem original registado tem o nome de Sqrat – com “q”), é o protagonista destas novas curtas-metragens, depreende-se que sejam verdadeiros os diversos rumores que sugeriram que a Disney e Ivy teriam chegado a um acordo.
Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.