Portuguesas galardoadas com prémio de BD no Reino Unido

Joana Varanda e Tânia A. Cardoso ganharam o Prémio de Criatividade, no Reino Unido, ao elaborarem uma banda desenhada original baseada na cultura mitológica e folclore da Cornualha.

Joana Varanda e Tânia A. Cardoso obtiveram o Creativity Award com Men-an-Tol, a primeira banda desenhada original escrita em Cornish. O prémio foi fornecido pelos Gorsedh Kernow Awards, um evento que decorre todos os anos e é focado na preservação da cultura da Cornualha. Neste momento, as autoras procuram uma editora interessada em publicar Men-an-Tol numa edição bilingue em inglês e Cornish.

Entretanto, uma espécie de spin-off da história foi publicada pela editora Atelier 3|3 em Portugal, chamada Encyclopaedia Fantastica – Cornualha, com texto de Joana acerca das criaturas mitológicas e folclore deste condado do Reino Unido e ilustrações de Tânia A. Cardoso. Optou-se por uma espécie de spin-off numa versão mais extensa com criaturas e locais mencionados na banda desenhada devido à história ser recipiente do prémio internacional já mencionado.

Sinopse

Faeries, Demons and Piskies galore! These are some of the mystical creatures that have been brought back to life in the little guide-book Fantastic Encyclopaedia– Cornwall. Each page untangles a whispered secret from this small southwest corner of the United Kingdom, unveiling its traditions, and allowing us to discover how the awe for Nature has persisted throughout centuries hidden in Pagan myths and superstitions.

  Vencedor 500 paus 2020: "Bottoms Up" de Rodolfo Mariano

Sobre as autoras

Joana Varanda

Argumentista de Banda Desenhada na revista H-Alt desde o seu primeiro número, em 2015. Desde 2016 que Joana Varanda está a especializar-se em Escrita Criativa na Falmouth University, no Reino Unido.

Em 2017, escreveu O Portal de Pedra, uma história de banda desenhada que foi publicada na H-Alt n°5. História esta que também foi publicada na primeira edição especial da H-alt e ilustrada por Tânia A. Cardoso, com quem já colaborou em várias histórias para a H-Alt

Após estar disponível em português, traduziu O Portal de Pedra para inglês e Cornish, um dialecto da Cornualha, no Reino Unido, com os títulos The Hole in the Stone e Men-an-Tol cuja se tornou na primeira banda desenhada original escrita em Cornish.

Facebook: Joana Varanda

Twitter: Joana Varanda

Tânia A. Cardoso
Tânia A. Cardoso é uma ilustradora portuguesa que se encontra neste momento a trabalhar como freelancer na Holanda, e também já participou em outras histórias da H-Alt em parceria com Sérgio Santos.

Facebook: Tânia A. Cardoso

Behance: Tânia A.Cardoso

Site: Tânia A. Cardoso

Tiago Ferreira

Estudante de Cinema e Teatro, Crítico de Cinema, Fotógrafo novato e Cosplayer.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *