Curtas de Vila do Conde

Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Porto/Post/Doc: novidades da 10ª edição

A questão “Por Onde Andam os Nossos Contadores de Histórias?”, dá o mote para a 10ª edição do Porto/Post/Doc, anunciou a organização do festival. Os oito filmes revelados, de diferentes geografias, da Ásia à América, propõem diferentes formas de contar uma história e funcionam como um convite para a redescoberta de figuras centrais na realização e representação, unida pela vontade de fazer das salas de cinema um ponto de reflexão sobre as questões artísticas, culturais e políticas.

 
Da programação anunciada, destacam 3 filmes da jornalista Jocelyne Saab, o road movie “Candy Mountain”, de Robert Frank sobre o escritor japonês Yukio Mishima, “Radical Dreamer”, que revela um olhar íntimo e cúmplice que atravessa a carreira de um dos autores e pensadores de cinema mais complexos da atualidade, Werner Herzog. 

 
A partir da sala de cinema e destes filmes, o Porto/Post/Doc deixa um desafio ao seu público: “o de reconstruir a sua relação com o outro, com o cinema e com as instituições, através de um diálogo partilhado entre o individual e o coletivo, num contraponto com um tempo que se debate com a cultura de fake news e de histórias que ficam por contar”. A par do programa de filmes, o programa Por Onde Andam os Nossos Contadores de Histórias? integrará ainda um ciclo de conversas (Fórum do Real). 

 
Como já tinha sido divulgado anteriormente, nesta edição do Porto/Post/Doc  vai decorrer o Critics Lab, um programa de mentoria para críticos/escritores de cinema, que tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de uma nova geração de críticos e autores emergentes ligados ao cinema. 
 
Nas próximas semanas serão anunciadas mais novidades sobre o programa desta edição, que se vai realizar entre os dias 17 e 25 de novembro.



Os oito filmes confirmados são:

Beyrouth, ma ville”, de Jocelyne Saab · Líbano · 37′ · 1982 · DOC
Lettre de Beyrouth”, de Jocelyne Saab · Líbano · 52′ · 1978 · DOC
Beyrouth, jamais plus”, de Jocelyne Saab · França · 35′ · 1976 · DOC
Candy Mountain”, de Rudy Wurlitzer, Robert Frank · Suíça, Canadá, França· 103′ · 1987 · FIC
Fragments of Paradise”, de K.D. Davison · EUA · 98′ · 2022 · DOC
Mishima: A Life In Four Chapters”, de Paul Schrader · EUA, Japão · 120′ · 1985 · FIC
Nam June Paik: Moon is the Oldest TV”, de Amanda Kim · EUA · 107′ · 2023 · DOC
Werner Herzog: Radical Dreamer”, de Thomas Von Steinaecker · Alemanha, Reino Unido · 102′ · 2022 · DOC

O Porto/Post/Doc: Film & Media Festival é o festival do cinema do real do Porto. Além das já habituais competições (Internacional, Cinema Falado, Cinema Novo e Transmission) onde se procura dar a ver o que de mais estimulante se tem produzido no cinema contemporâneo, o festival compõem-se, igualmente, de programas temáticos, secções retrospetivas de nomes maiores do cinema mundial, cinema para a infância e para o público adoslescente, assim como diversos espaços de debate, oficinas, festas e eventos para a indústria cinematográfica.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights