Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

“Magic: The Gathering” com novidades para a estreia no Cinema

Depois de anos de avanços e recuos, o projeto de adaptação cinematográfica de Magic: The Gathering volta a ganhar força. A Legendary Entertainment e a Hasbro Entertainment anunciaram que os argumentistas Noah Gardner e Aidan Fitzgerald foram contratados para escrever o guião do aguardado filme em imagem real baseado no icónico jogo de cartas criado por Richard Garfield em 1993.

Gardner e Fitzgerald não são estreantes no universo das grandes franquias: já colaboraram com a Hasbro num projecto não concretizado de reinvenção dos Power Rangers, e também foram responsáveis pelo argumento de The Trench, filme derivado de Aquaman que acabou cancelado pela Warner, mas que prometia ser um filme centrado em Black Manta. Mais recentemente, trabalharam em Calls, a série de televisão baseada em Trancers, clássico de culto da ficção científica.

O realizador Matt Johnson (BlackBerry) chegou a ser indicado para a realização, mas não há confirmação de que o acordo tenha avançado. O novo projecto integra um plano mais ambicioso para desenvolver um “universo audiovisual” de Magic, incluindo também uma série para televisão e outros conteúdos derivados.

Segundo Mary Parent, presidente de produção mundial da Legendary, Magic é “uma propriedade singular e adorada”, destacando o compromisso do estúdio em construir um universo que “emocione os fãs de longa data e conquiste uma nova geração.” Já Zev Foreman, responsável pelo cinema na Hasbro Entertainment, considera Magic como “um casamento perfeito” com a estratégia da Legendary para “IP de referência.”

Esta não é a primeira tentativa de levar Magic: The Gathering ao ecrã. Em 2014, a 20th Century Fox anunciou que Simon Kinberg (X-Men, Perdido em Marte) estaria a produzir uma longa-metragem baseada no jogo. O projecto não avançou.

Já no mundo da animação, a Netflix revelou em 2019 uma série produzida pelos irmãos Joe e Anthony Russo (Vingadores: Endgame), que acabaram por abandonar o projeto devido a “diferenças criativas”. Jeff Klein (Transformers: Prime) assumiu, mas o projecto foi arquivado. Em 2023, a Netflix confirmou a sua revitalização, agora com Terry Matalas (Star Trek: Picard) ao leme.

Criado por Richard Garfield e lançado pela Wizards of the Coast em 1993, Magic: The Gathering foi o primeiro jogo de cartas colecionáveis moderno. Nele, os jogadores assumem o papel de poderosos Planeswalkers — magos capazes de viajar entre mundos — e combatem entre si com baralhos personalizados compostos por feitiços, criaturas e artefactos mágicos.

Mais do que um simples jogo, Magic tornou-se uma mitologia em constante expansão, com dezenas de planos (mundos), personagens memoráveis e uma base de fãs global. Ao longo das últimas três décadas, tem sido palco de torneios competitivos, coleções temáticas, e colaborações improváveis com franquias como O Senhor dos Anéis.

Com a confirmação de novos nomes criativos e um compromisso renovado por parte da Legendary e da Hasbro, os fãs voltam a ter razões para acreditar que a magia de Magic: The Gathering poderá finalmente triunfar também no grande ecrã. E como nos duelos, resta agora ver quem tem as cartas certas para planear este universo no cinema.

Ricardo Lopes

Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights