Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Festival BANG! regressa a Gaia

Vila Nova de Gaia volta a ser o palco de um dos maiores festivais de cultura pop e criatividade em Portugal. De 4 a 6 de julho de 2025, o Festival BANG! promete surpreender com uma programação alargada, gratuita e multidisciplinar, que junta literatura fantástica, banda desenhada, cinema, cosplay, tecnologia, jogos, música e exposições em vários pontos emblemáticos da cidade.

Festival Bang 2025

A iniciativa, de entrada livre, distribui-se por cinco espaços icónicos de Gaia — Convento Corpus Christi, Armazém 22, Caves Ramos Pinto, Cais de Gaia e 7G Roaster — e aposta numa fusão entre o universo da cultura pop, a educação tecnológica e a imaginação criativa, com atividades dirigidas a crianças, jovens, adultos, famílias e público especializado.

Uma das presenças mais aguardadas deste ano é a da atriz, escritora, poetisa e apresentadora brasileira Bruna Lombardi, figura incontornável da televisão nos anos 80 e 90, e autora de vários best-sellers. Num momento intimista, marcado pela inspiração e espiritualidade, Bruna estará presente no Convento Corpus Christi, no sábado, 5 de julho, às 16h00, para uma conversa sobre poesia, motivação e transformação pessoal.

Festival Bang 2025

Ainda na vertente literária e cinematográfica, o festival recebe Marcelo Rubens Paiva, autor do emocionante “Ainda Estou Aqui”, que será apresentado numa sessão especial no Armazém 22, sábado, 5 de julho, às 18h00. A obra, dedicada inicialmente à sua mãe, foi adaptada ao grande ecrã, tornando-se num dos filmes mais marcantes do cinema brasileiro recente.

Ainda Estou Aqui
Ainda Estou Aqui

No campo do storytelling multimédia, o universo distópico de Wunderland ganha vida através de Wuant e Blunder, num espetáculo que funde música, banda desenhada e performance. A apresentação terá lugar no Convento Corpus Christi, dia 5 de julho às 14h00, com sessão de autógrafos e meet & greet reservado aos que adquirirem merchandising oficial.

 

Festival Bang 2025

O cosplay, uma das marcas distintivas do Festival BANG!, volta a ocupar lugar de destaque.

Para os mais pequenos, estreia-se o Cosplay Kids, desfile destinado a crianças até 12 anos, no Convento Corpus Christi, sábado, 5 de julho, às 18h00. Todos os participantes recebem prémios, e as inscrições estão abertas via email ou no local do evento.

Já o Concurso Principal de Cosplay acontece no domingo, 6 de julho, às 18h00 no Cais de Gaia, com um júri de luxo composto por nomes consagrados como Nymesia, Synergie, Nakamura e um membro da organização. O primeiro prémio inclui uma viagem ao MCM London Comic Con, com estadia, bilhete e transporte incluídos.

O BANG! 2025 aposta novamente numa forte componente musical e visual:

No dia 4 de julho, às 19h00, o público é convidado a embarcar em Violin Tales, nas Caves Ramos Pinto — uma viagem sonora pelas terras de Middle-EarthMidgarErdrea ou Novigrad.

Mais tarde, às 21h30, no Cais de Gaia, a festa continua com os icónicos José Pinhal Post-Mortem Experience, em mais uma atuação irreverente e contagiante.

O espetáculo de dança contemporânea  “Blackout”, com coreografia de Inês Pereira, será apresentado na Blackbox do Armazém 22, às 18h00, logo após a sessão inaugural do festival.

E na noite de sábado, “A Night at the Movies”, com o Almedina Ensemble, convida o público a reviver os grandes clássicos das bandas sonoras do cinema, num concerto especial no Cais de Gaia.

Festival Bang 2025

O universo LEGO® é um dos pilares da programação de 2025, com destaque para a Brick Room, um espaço de apresentação e comercial no Armazém 22, com construções de Hugo Sampaio sobre temas como cinema, televisão e cultura pop. O espaço incluirá mercado de peças raras, minifiguras e acessórios LEGO®, bem como a presença da EstúdioPlast, com soluções de proteção em acrílico.

No mesmo local, decorre no dia 5 de julho, às 19h00, uma conversa informal sobre a vertente terapêutica da construção LEGO, com Hugo Sampaio, Jorge Gabriel e Luís Baixinho, sublinhando os benefícios analógicos do “brincar a sério”.

A inovação tecnológica regressa em força com a Sharkcoders, primeira rede nacional de academias de programação, robótica e jogos para jovens. Com sessões nos dias 5 e 6 de julho no Armazém 22, a Sharkcoders explora temas como cibersegurança, realidade aumentada, inteligência artificial e capacitação criativa de crianças. Todas as sessões incluem momentos de perguntas e respostas com o público.

As editoras Devir, Creative Toys e Diver trazem novidades e clássicos dos jogos de tabuleiro e trading card games para todas as idades, nas Caves Ramos Pinto e Sala 1 do Armazém 22, dias 5 e 6 de julho, das 10h00 às 18h00. Pokémon, party games, desafios de grupo e jogos infantis farão parte do alinhamento.

A programação BANG! Kids, nos dias 5 e 6 de julho à tarde, integra jogos de tabuleiro, aventuras narrativas e blocos criativos, com sessões dinamizadas por profissionais experientes e adaptadas a diferentes faixas etárias.

“O BANG! nasceu do desejo de criar uma celebração vibrante da cultura pop e criativa, acessível a todos. A cada edição, reforçamos o nosso compromisso com a diversidade, a inclusão, a educação tecnológica e a valorização do talento nacional e internacional.”
— Organização do Festival BANG!

Ricardo Lopes

Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights