Curtas de Vila do Conde

Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Fantasporto 2024: Programação do primeiro fim-de-semana

Está quase a começar o Fantasporto 2024 e o Central Comics vai lá estar. Vejam aqui a programação do Festival nos dias 1 a 4 de Março.

Dia 1 de Março – Sexta-feira

SALA 1

21:00 – SESSÃO DE ABERTURA – Testament (Parece que Estou a Mais) Denys Arcand -115’ (Can)

A fama que precede Denys Arcand, cineasta canadiano do Quebec, e o seu olhar crítico e satírico sobre os males do mundo moderno estão bem claros nesta longa-metragem. Através de Monsieur Bouchard, um pensionista numa residência para idosos que se prepara para a morte, vemos o que mudou no mundo- a tecnologia, o activismo, o afastamento social, a arte e a criatividade. Um percurso inesperadamente inverso, onde a ternura e os valores antigos e universais se mantêm predominantes e essenciais para a sobrevivência humana. Um mestre do cinema em mais uma lição de humanidade e arte cinematográfica de contar uma história.

Denys Arcand

Um dos mais proeminentes cineastas canadianos, nascido no Quebec com mais de 40 prémios internacionais, foi nomeado para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro com “Les Invasions Barbares” em 2004. Este filme acumulou outros prémios como César de Melhor Filme e Melhor Realização, e filme vencedor do Melhor Argumento no Festival de Cannes 2003. O realizador é também conhecido por filmes marcantes como “Jésus de Montreal” (1989), Prémio Especial do Juri no Festival de Cannes entre outros, ou “The Decline of the American Empire” (1986). “Testament” (2023) é a sua longa-metragem mais recente.

23:30 – All You Need Is Blood –Cooper Roberts- USA 100’ CF

Uma paródia aos filmes de zombies onde assomam inequívocos sinais de amor pelo Cinema. Um jovem com aspirações a ser realizador faz a sua primeira longa-metragem em casa e sonha mostrá-la um dia ao seu ídolo. No entanto, quando uma matéria estranha chega do espaço ao seu quintal, o pai do jovem transforma-se num zombie. Nada melhor do que ter um verdadeiro zombie para dar veracidade ao filme. Um pastiche de vários clássicos em que a banda sonora também não escapa, transformam este filme num delírio que faz lembrar “Braindead” de Peter Jackson. Com a conhecida Mena Suvari e Emma Grasse, esta está no seu primeiro papel no cinema. Seleção do Festival de Sitges, é a primeira longa-metragem do realizador.

Cooper Roberts

Realizador conhecido por “Joal Compass: Back to Me” (2013), “The Dead Weather” (2015) e “Every Million Miles” (2015). “All You Need Is Blood” (2023) é a sua primeira longa-metragem.

 SALA 2

 20:45 Post Mortem- Péter Bergendy – 115’ (Hung) – 2021 – Retrospectiva Cinema Húngaro

Um fotógrafo, ex-soldado da 1ª Guerra Mundial, que faz fotografias de família com os seus mortos, como era costume na época. Chega a uma aldeia que foi apanhada pela Gripe Espanhola e que vive rodeada de fantasmas assustadores. Com dezenas de mortos por enterrar devido à terra gelada, incapaz de resolver a mortandade da epidemia, o homem vai tentar ajudá-los. Este é o primeiro filme de horror húngaro rivalizando com as grandes produções americanas, a lembrar também grandes clássicos como o soviético “Viyi”. Selecção Festival de Trieste.

Péter Bergendy

O realizador Péter Bergendy nasceu em 1964. Licenciado originalmente em Psicologia, com tese sobre filmes de horror. Como cineasta, fez anúncios comerciais premiados. A sua primeira longa-metragem foi a comédia “Stop Mom Teresa!” em 2004. Seguiu-se “The Exam”, premiado no festival de Chicago em 2012 e “Trezor”, o primeiro filme de televisão húngaro nomeado para um Emmy, em 2020. Post-Mortem” venceu os prémios de Melhor Realização e Melhor Argumento no Fantasporto 2021

23:15 Baby Assassins 2: Babies- Hugo Sakamoto- 101’ (Jap) CF/OE

Depois do êxito de “Baby Assassins”, apresentado no Fantas, a sequela. Duas raparigas, Chisato e Mahiro, partilham o mesmo apartamento e a sua relação não é fácil. Além disso, ambas são assassinas a soldo. Contudo, elas ficaram proibidas de executar encomendas porque violaram as regras da organização. Precisando de dinheiro para pagarem as suas despesas, elas retomam as suas actividades como mascotes. Subitamente, dois outros assassinos perseguem-nas. Humor e artes marciais a grande velocidade e intensidade num argumento inesperado.

Yugo Sakamoto

Realizador japonês, conhecido “Baby Assassins” (2021), já exibido no Fantasporto, “Hangman’s Knot” (2017) e “Yellow Dragon’s Village” (2021).

Dia 2 de Março – Sábado

SALA 1

15:15 Clawfoot- Michael Day- 88’ (EUA) CF

Numa mansão luxuosa onde está Mrs Lauper, uma loura espampanante, aparece um homem que diz que vai renovar o quarto de banho a mando do marido ausente. Mas mais parece que nunca mais quer sair da casa. No entanto, a realidade é bem mais complexa. No jogo psicológico, quem vence, quem sabe tudo, quem tem a liderança? Com Francesca Eastwood, um novo talento, premiada com um Miss Golden Globe e Milo Gibson, filho de Mel Gibson, actor de “Hawksaw Ridge”. Seleccção do Festival de Sitges.

Michael Day

Realizador e produtor norte americano premiado como Revelação no IndiefestFilm Awards pela curta “Fighter” (2018), é conhecido por “Rare Objects (2023) e “The KIll Room” (2023). Trabalhou em televisão, espacialmente na série “Sisters” em que dirigiu 21 episódios. “Clawfoot” é a 1ª longa-metragem do realizador.

17:15 The Hyperborean- Jesse Thomas Cook- 95’ (Can/EUA) CF

Um homem muito rico junta os filhos adultos na sua casa do campo em lugar remoto. Ao brindar com um uísque muito velho, proveniente de um pipo de um naufrágio misterioso no Ártico, tudo parece normal para os herdeiros que desconhecem o que vem a seguir, especialmente a filha que sofre de uma doença rara. E quem é o “Hyperborean”? Filme vindo de um realizador bem conhecido do Fantasporto onde já apresentou “Monster Brawl” e “Cult Hero”, o canadiano Jesse Thomas Cook. Selecção do FilmQuest Festival.

Jesse Thomas Cook

Realizador, actor e produtor canadiano, conhecido por “Cult Hero (2022), “Monster Brawl” (2011) e “The Hoard” (2018). “The Hyperborean” é a sua oitava longa-metragem.

19:00 A Normal Family-  Jin-Ho Hur – 116’ – (Coreia do Sul) SR/OE

Duas famílias ricas. Dois irmãos desavindos enfrentam dificuldades que não esperavam. Um é médico, o outro advogado. Pelo meio, uma mãe demente, um acidente de carro, as respectivas mulheres muito sofisticadas e os filhos adolescentes distantes e violentos. Seguem-se escolhas difíceis. O amor ou o dever? Um retrato da sociedade coreana, cada vez mais fria e perigosa. Selecção do festival de Toronto.

Jin-Ho Hur

Realizador nascido em 1963, concluiu o curso na Academy of Film Arts. A sua primeira curta-metragem, “For Kochal”, foi selecionada para o Vancouver Film Festival. Com um tema recorrente, o Amor, e já com 16 prémios internacionais, realizou entre outras, as longas-metragens “Christmas in August” (1998), que foi exibida na Semana de Crítica de Cannes, selecionado para o Chicago Film Festival e vencedor do Prémio da FIPRESCI em Pusan. Seguiu-se “One Fine Spring” (2001), “April Snow” (2005) e “Good Rain Knows” (2009).

 21:15 Mutant Ghost Wargirl –  Binjie Liu – 71’  (China)  CF/OE

 Num mundo futuro, uma misteriosa organização chamada Medusa Corp especializa-se na Guerra do Futuro onde o trunfo é a fusão genética. Para a combater surge uma força internacional que leva à guerra entre os bons e os maus mutantes. Um frenético espectáculo de tecnologia e efeitos visuais a servir uma mistura da estética chinesa com as artes marciais, numa lição de vanguarda que lembra “Blade Runner” ou “Matrix”.

Binjie Liu

Realizador conhecido por “Shen Cheng Fu Yao lu” (2019) e “Luban Si Jie Zhio Fu Hai Yan” (2021)

23:15 Cold Meat Sebastien Drouin- 89’ – UK/Canada CF

David está de passagem pela paisagem gelada das Colorado Rockies. Depois de salvar a jovem empregada do restaurante da violência do ex-marido, David faz-se à estrada e em plena tempestade de neve tem um acidente. Preso no automóvel, David tem um desafio inesperado com o que leva na bagagem. O argumento emocionante é servido por uma realização ágil do francês Sébastien Drouin, nesta sua primeira longa-metragem. Selecção do FrightFest de Londres. Com Nina Bergman e Allen Leech, actor de “Downtown Abbey” e “Bohemian Rapsody”.

Sébastien Drouin

Argumentista e realizador francês, multi-premiado pelas curtas “Dust City” (Prémio Imagina 1997), “La place du Mort” (vencedor do Festival de Cognac 2000 e mais 9 prémios) e “Pièces Détachés” (2007). “Cold Meat” (2023) é a sua primeira longa-metragem.

SALA 2

15:00 Tokyo Revengers 2– Part 1 – Tsutomu Hanabusa- 90’ (Jap)- 2023  Retrospectiva Manga to Live Image  | CF/ OE

Uma adaptação ao cinema de imagem real do mangá de acção nas ruas “ Tokyo Revengers” de Ken Wakui. Takemichi, um homem de meia idade e um falhado descobre que a sua namorada do liceu, Hinata, morreu às mãos de um gang das ruas de Tóquio. Mas se ele nem é respeitado pelo seu chefe, como poderá ter sucesso contra um grupo tão poderoso? Viajar no trmpo pode ajudar. Selecção do Fantasia Film Festival do Canadá.

Tsutomu Hanabusa

Realizador japonês conhecido por “Project Dreams: How to Build Mazinger Z’s Hangar “ ( 2020), Tokyo Revengers 1 (2021) e “Hansamu Sutsu” (2008)

16:45 Strangled– Árpad Sopsits- 114’ (Hun)-  2016 Retrospectiva Visions of Hungarian Cinema

Na fábrica de sapatos o ambiente é pesado. Há mortes em série das mulheres da zona. A polícia investiga, mas as provas são poucas. Anos antes, um homem, Réti, fora acusado de matar uma operária, mas negou sempre. Os crimes continuam. O assassino está por descobrir e os investigadores estão nervosos. Este filme venceu diversos prémios internacionais nomeadamente em França, Italia, Polónia, Egipto, Brasil, Inglaterra ou Bruxelas.

Árpád Sopsits

O realizador Árpád Sopsits estudou na Academia de Teatro e Cinema. A sua primeira longa-metragem foi “Shooting Gallery” (1989) que teve estreia na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes onde foi premiada. Seguiram-se outras, como “Videoblues” (1992) e “Abandoned” (2000) igualmente premiadas. Depois vieram, entre outros filmes, “The Seventh Circle” em 2009, Melhor Filme do Festival de Amsterdão, e “Strangled” (2016) que integra a Retrospectiva Húngara e “Supporting Actors” em competição no Fantasporto 2024.

19:15 –The Diamond Sword – Rustem Abdrashev – 132’ (Cazaquistão) – 2018 Retrospectiva Cazaquistão

Este é o primeiro filme da trilogia que trata dos descendentes da Horda Dourada do lendário conquistador Genghis Khan, nomeadamente os sultões Kerey e Janibek e a sua saga guerreira. Estamos em 1457, época das grandes migrações. O vasto império está em guerra permanente e o povo pede paz e ordem.  Entretanto, as intrigas e as guerras pelo trono não permitem o início de uma nova nação. Sumptuosa reconstituição histórica de uma cinematografia pouco conhecida. 

Rustem Abdrashev

Realizador nascido no Cazaquistão conhecido por “Podarok Stalinu” (2008) e “Ostrov Vozrozhdeniya” (2004).

21:45 Liza, The Fox Fairy– Károly Mészáros – 99’ (Hun) – 2015 Retrospectiva Visions of Hungarian Cinema

Liza é uma bela enfermeira que vive obcecada com a cultura japonesa. As raposas são personagens principais de muitas lendas tradicionais japoneses, com dons mágicos, tal como acontece com as fadas no folclore europeu. Liza decide iniciar a procura do amor usando os dons combinados das raposas dos contos populares japoneses e das fadas da Europa. Mas nada a prepara para o homem que vive na sua casa. Inovador e iconoclasta, este filme húngaro apresenta um nível de produção e efeitos especiais pouco usuais no cinema europeu. Imaginação a rodos, com um fantasma muito possessivo. Este filme venceu o Grande Prémio – Melhor Filme Fantástico e Prémio de Melhores Efeitos Especiais do Fantasporto 2015, na presença do realizador. Esta é a primeira longa-metragem do realizador e argumentista húngaro Károly Ujj Mészáros conhecido pelas suas curtas-metragens, nomeadamente Gumiember (2003) e A ház (2004).

23:45 Surrogate – King Palisoc- 88’ (Filip) CF(OE

Uma mulher jovem é levada a uma curandeira, quase a morrer. Quando o método tradicional falha, é preciso usar outro, mais arriscado. Anos mais tarde, uma menina aparece à porta de um casal que deseja ter filhos e não consegue. Tudo se precipita numa história cheia de imaginação nos parâmetros clássicos, com diabos, possessões e crianças maléficas. Com efeitos especiais num trabalho de produção notável pouco vulgar na Filipinas.

King Palisoc

Do realizador de “Tandem”, apresentado no Fantasporto 2016, este é o seu filme mais recente, “Surrogate”, apresentado em Antestreia Mundial no Fantasporto 2024.

Dia 3 de Março – Domingo

SALA 1

15:15 The Well – Federico Zampaglione – 91’ – Italia CF

 Uma jovem americana que restaura pinturas antigas é chamada a um palácio de uma pequena cidade em Itália para tratar de uma pintura escurecida por um incêndio. Mas cedo se apercebe de que há muitos mistérios a desvendar quando um grupo de biólogos com quem viajara desaparecem. Monstros vários, heroínas em dificuldades e bruxas do passado fazem deste filme uma homenagem na melhor tradição do “giallo” e do fantástico clássico. Selecção do festival de Sitges.

Federico Zampaglione

 17:00 The Last Ashes | Loïc Tanson– 121’  ( Luxemburgo)  SR

Este é o candidato aos Oscares pelo Luxemburgo. Uma grande produção histórica que ilustra a vida dura no início do século 19, depois de epidemias, fome e a ocupação pelos holandeses. No castelo do norte, o tirano Graff reina impondo uma sociedade fechada e cruel onde a sua sobrevivência depende dos caprichos do senhor. Helène e Jon são duas crianças que querem escapar do castelo. Descobertos, são duramente castigados. Anos mais tarde, Helène volta para se vingar. Um excelente exemplo de uma cinematografia quase desconhecida entre nós. Primeira longa-metragem de ficção do realizador.

Loïc Tanson

Realizador conhecido pelo documentário “Eldorado” ( 2016) e a curta-metragem “Sur Le Fil” (2017). Trabalhou ainda para televisão como realizador de “Come Back” (2013) e “Routwaïssgro! (2015-2018). “The Last Ashes” (2023) é a sua primeira longa-metragem de ficção.

19:15 Heart Strings– Ate de Jong – 112’ (EUA/UK) SR – ANTESTREIA MUNDIAL

História romântica que tem lugar no meio da melhor música Country & Western e um regalo para os ouvidos, vinda do conhecido realizador de “Drop Dead Fred” e “Highway to Hell”. Um casal finge ser casado para participar num programa de descoberta de novos talentos. Serão Mr and Mrs Americana num “reality show” em que um tem de vencer o outro. No caminho, um predador, mistificação, muita boa música, um contrato de um milhão de dólares e uma vingança. Um fresco sobre a realidade, o presente e o passado do “country” numa homenagem a Loretta Lynn e Robbie Robertson.

Ate de Jong

 Nasceu em 1953 em Aardenburg, Zeeland, nos Países Baixos. Realizador e argumentista conhecido por “Drop Dead Fred” (1991), “The Rotterdam Bombing” (2012), vencedor do Stony Brook Film Festival, “Highway to Hell” (1991) e “Love is Thicker than Water” (2016) entre outros. Foi Prémio Carreira do Fantasporto 2017.

 21:30 The Shoreline –Takeo Kikucho – 97’ CF

Dois imortais e uma mulher que repete encarnações são apanhados numa maldição que dura há mil anos e os faz encontrarem-se de 100 em 100 anos. Sem saber exactamente quem é, Sosuke escreve uma peça sobre os seus sonhos recorrentes de encontrar a mulher que ele conheceu na praia. Uma bela história de amor onde o passado se vai interligar com um presente que necessita de final.

Takeo Kikuchi

Realizador jpaonês, conhecido por “Dear Deer” (2015), “My Retirement, My Life” (2018) and “Bokyo” (2017)

 23:15 La Sombra del Tiburón -Gonzalo López Gallego 99´Esp CF – ANTESTREIA MUNDIAL

Alma não consegue dormir. E quando vai para a cama, cedo uma série de sons e sombras a afetam. Com a ajuda de camaras de vigilância e terapia, Alma vai descobrir os horrores que a rodeiam, um dos quais pode mesmo ser o vizinho do lado. A casa torna-se um inimigo. Até que decide fazer alguma coisa. O realizador López-Gallego, que assina também o argumento e a montagem, traz-nos um exemplo da pujança do cinema espanhol de mistério, com excelentes interpretações de Alba Galocha e Denís Gomez. Um dos mais intrigantes e assustadores filmes do ano.

 Gonzalo López-Gallego

Realizador, argumentista, já premiado em diversos festivais, nomeadamente em Amsterdam pelo seu filme “King of the Hill” (2008) e em Málaga por “Nómadas” (2001) que venceu o Prémio Especial do Juri.

SALA 2

 15:00 Cockfighter – Monte Helllman- 83’ (EUA)- 1974 – FANTAS CLASSICS (seguido de Movie Talk no bar BCC com Steven Gaydos editor da Variety)-  

No Sul profundo, um treinador de galos de combate faz voto de silêncio e joga os seus amores e bens numa aposta para vencer um campeonato. Este filme de Monte Hellman é o nono filme da sua carreira, ele que pertenceu ao grupo de talentos descoberto por Roger Corman. É uma adaptação do romance de Charles Willeford.

Com o muito popular Warren Oates (de “The Wild Bunch” de Sam Peckinpah e de “Badlands” de Terrence Malick) e Harry Dean Stanton, com mais de 200 filmes e que faria o seu melhor papel em “Paris Texas” de Wim Wenders.

Monte Hellman

Monte Hellman nasceu em 1929 em Nova York, mas cresceu em Los Angeles. Estudou Drama na Universidade de Stanford e Cinema na UCLA. Depois de trabalhar como encenador, ligou-se a Roger Corman no final do anos 50 que lhe financiou a produção “À Espera de Godot”, a primeira vez que a peça de Samuel Becket foi apresentada em Los Angeles. O seu primeiro filme foi “Beast from Haunted Cave” (1959) e realizou algumas cenas no filme de Corman “The terror” (1963). Ligou-se ainda a Jack Nicholson em dois filmes, “Back Door To hell” (1964) e “Flight to Fury” (1964). Segue-se uma carreira em que foi aclamado pela crítica, sobretudo, “Road to Nowhere (2010) que ganhou o Leão de Ouro e outro pela Carreira do realizador no Festival de Veneza. É considerado por Quentin Tarantino um dos realizadores que mais o influenciou e o convidou para o seu primeiro filme “Reservoir Dogs”, de que é produtor executivo.

16:45 Tokyo Revengers 2– Part 2 – Tsutomu Hanabusa- 96’ (Jap)- 2023 Retrospectiva Manga To Live Image | CF/ OE

Uma adaptação ao cinema de imagem real do mangá de acção nas ruas “ Tokyo Revengers” de Ken Wakui. Takemichi, um homem de meia idade e um falhado descobre que a sua namorada do liceu, Hinata, morreu às mãos de um gang das ruas de Tóquio. Mas se ele nem é respeitado pelo seu chefe, como poderá ter sucesso contra um grupo tão poderoso? Viajar no trmpo pode ajudar. Selecção do Fantasia Film Festival do Canadá.

Tsutomu Hanabusa

Realizador japonês conhecido por “Project Dreams: How to Build Mazinger Z’s Hangar “ ( 2020), Tokyo Revengers 1 (2021) e “Hansamu Sutsu” (2008)

18:45 The Golden Throne – Rustem Abdrashev , I. Kolyada, Prince Oak Oakleyski – 111’ (Cazaquistão) – 2019 Retrospectiva Cazaquistão

O segundo filme da saga sobre os descendentes do grande conquistador Genghis Khan no que a BBC classificou como “uma Guerra dos Tronos casaque”.  As casas rivais continuam a guerrear-se em episódios sangrentos com vista a uma independência que demora. Uma reconstituição histórica de tempos que marcaram o futuro da região.

Rustem Abdrashev

 Realizador nascido no Cazaquistão conhecido por “Podarok Stalinu” (2008), “Ostrov Vozrozhdeniya” (2004) e“The Diamond Sword”  (2016).

21:30 Megalomaniac– Karim Ouelhaj – 100’ (Bel) – Retrospectiva Karim Ouelhaj

Os irmãos Martha e Felix vivem numa casa grande e velha que lhes foi deixada pelo pai, o notório Carniceiro de Mons. Além desta herança, Martha tenta proteger o irmão que é, como o pai, um serial killer. Abusada no trabalho, Martha tem de encontrar o equilíbrio entre a violência de Felix e os traumas na sua própria vida. Filme vencedor do importante Prémio Cheval Noir no Festival Fantasia (Canadá) é mais um bom exemplo do moderno cinema belga de horror. Excelente interpretação de Eline Schumacher, no seu primeiro papel no cinema. Filme vencedor do Fantasporto 2023.

Karim Ouelhaj

Realizador, escritor e produtor belga. A sua primeira longa-metragem “Parabola”,

 foi seleccionada para o Festival de Veneza na secção oficial Giornatti degli Autori Venice Days. Este filme venceu ainda o Prémio Federico Fellini em 2006 nos EUA, entre outros galardões. Foi a primeira longa-metragem de um tríptico dedicado à sociedade, e que incluiu “La Repas du Singe” (2013), Melhor Actriz no Festival de Roma, e “Une Realité para Seconde” (2015). Em 2016, a sua curta-metragem fantástico “L’Oeil Silencieux” venceu o Grande Prémio e o Méliès D’Argent no Festival de Bruxelas e foi seleccionado, e premiado, em inúmeros festivais. “Megalomaniac” (2022), a sua quarta longa-metragem, inspirada na história verdadeira do Carniceiro de Mons, obteve mais de 20 prémios internacionais, incluindo Melhor Filme no Fantasia (Canadá), Melhor Filme de Horror no Macabro Film Festival (México) e Melhor Filme, Realização e Actriz no Fantasporto 2023.

23:45 Clawfoot – Michael Day- 88’ (EUA) – CF

Numa mansão luxuosa onde está Mrs Lauper, uma loura espampanante, aparece um homem que diz que vai renovar o quarto de banho a mando do marido ausente. Mas mais parece que nunca mais quer sair da casa. No entanto, a realidade é bem mais complexa. No jogo psicológico, quem vence, quem sabe tudo, quem tem a liderança? Com Francesca Eastwood, um novo talento, premiada com um Miss Golden Globe e Milo Gibson, filho de Mel Gibson, actor de “Hawksaw Ridge”. Seleccção do Festival de Sitges.

https://www.youtube.com/watch?v=eVQfTNGrv6I

Michael Day

Realizador e produtor norte americano premiado como Revelação no IndiefestFilm Awards pela curta “Fighter” (2018), é conhecido por “Rare Objects (2023) e “The KIll Room” (2023). Trabalhou em televisão, espacialmente na série “Sisters” em que dirigiu 21 episódios. “Clawfoot” é a 1ª longa-metragem do realizador.

Dia 4 de Março – Segunda

 SALA 1

15:00  Pandemonium 95´ França CF

Um acidente. Um carro está virado uma estrada no meio da montanha. Dois homens encontram-se e chegam à conclusão de que um deles causou a morte do outro. Que fazer agora? Duas portas enigmáticas se abrem. Qual escolher? Qual os deixará passar? Uma história sobre o Mal, monstros, o Inferno e crianças sinistras. Um filme intrigante e perturbador de um realizador premiado. Selecção do Festival de Sitges.

Quarxx

Realizador conhecido por “All the Gods in the “Sky” (2018), vencedor do Black Sea Festival e Menção Especial do Juri. A curta “A Perfect Blue Sky” (2016) foi selecção do Festival de Sundance, vencedora do Fantasia Film Festival (Canadá) e do LA Indie Film Festival (E.U.A.).

17:00 Strange Path / Estranho Caminho – Guto Parente – 83’ (Bras) SR

Um jovem cineasta brasileiro residente em Portugal vai ao Brasil para a estreia do seu filme. No entanto, é apanhado pelas restrições impostas pela pandemia. O festival é cancelado, as viagens proibidas e a namorada em Lisboa desespera. Para aproveitar o tempo, e em dificuldades, procura o pai de quem há muito tempo nada sabe. Mas nem assim a vida se torna mais fácil. Este filme brasileiro, uma lição de humanidade e amor, vem de um cineasta já com mais de vinte prémios internacionais. Selecção dos festivais de Nashville, San Sebastián, Varsóvia e Tribeca de Nova Iorque, onde recebeu 4 prémios, entre os quais Melhor Argumento e Melhor Actor.

Guto Parente

Realizador brasileiro nascido em 1983, é presença habitual nos maiores festivais do mundo, entre eles San Sebastián e Roterdão. É conhecido, entre outras, pela suas longas-metragens, “Road to Ithaca” (2010), “O Estranho Caso de Ezequiel” (2016), “My Own Private Hell / Inferninho” (2018), sendo a já muito premiada “Estranho Caminho” (2023) a sua sétima longa-metragem.

18:45 The Universal Theory – Timm Krõger – 118’ CF

No ano de 1962, nos Alpes, realiza-se um congresso de Física . Um jovem cientista, com provas ainda não dadas, é convidado a participar pelo seu mentor. Uma nuvem estranha se desenvolve no céu. E misteriosos homens de chapéu movem-se ameaçadores. O que se passa nas entranhas das montanhas? Este filme foi premiado no Festival de Sitges com o Prémio da Crítica e selecionado para os festivais de Veneza onde foi Prémio Bisato d’Oro para Melhor Filme, e Festival de Chicago.

Timm Kröger

Realizador alemão nascido em 1985 conhecido por “The Council of Birds” (2014), foi director de fotografia de “The Trouble of Being Born” (2020), já apresentado e premiado no Fantasporto 2020 com o Prémio do Juri. “The Universal Theory” é a sua terceira longa-metragem.

21:15 The Forbidden Play – Hideo Nakata – 110’- (Jap) CF/OE

Imagens de uma família feliz. O filho pequeno mostra ao pai a cauda de uma lagartixa. Diz o pai que se a enterrar no jardim, o lagarto ressuscita. Mas nada é tão simples quando a mãe morre e o filho repete o procedimento. Uma curiosa jovem realizadora vai tentar saber o que se passa com aquela família e não há nada de vulgar. Misterioso e inquietante como só o cinema japonês sabe ser. O filme é o mais recente do celebrado e premiado mestre do Horror, o realizador Hideo Nakata que foi responsável “The Ring”, entre outros.

Hideo Nakata

Um dos mais famosos realizadores japoneses do horror, realizou “The Ring” (1998), considerado pelo The Guardian um dos melhores 100 Filmes de Todos os Tempos, vencedor dos Festivais de Bruxelas e de Sitges, e de que foi feito “remake” pelos Americanos. Realizou ainda “Ring 2” (1999) e “Dark Water” (2002), que foi Silver Raven no Festival de Bruxelas. Em Cannes apresentou “Chatroom” em 2010. Já com 11 prémios internacionais, os seus filmes foram ainda premiados em Chicago, Gérardemer, Fantasia no Canadá, e Puchon na Coreia de Sul.

23:30 Jour de Merde Kevin T. Landry- 91’(Can) CF

Uma mulher em crise com ex-marido leva o filho adolescente para uma entrevista de trabalho nas montanhas. Tem de a fazer para conservar o emprego. O entrevistado é um homem que vive isolado que acabou de ganhar a lotaria. Muito estranhamente, o homem não quer fazer a entrevista nem receber o dinheiro. Uma muito intrigante história, escrita pelo realizador, que nos apresenta problemas muito sérios e que se desenvolve sempre de modo a surpreender o espectador. Este filme foi selecção do Fantasia Festival e do Festival de São Paulo, tendo sido Prémio do Júri no Edmonton Film Festival. Esta é a primeira longa-metragem do realizador.

Kevin T. Landry

SALA 2

14:30 Fly Me to Saitama 2 – From Biwa With Love – Hideki Takeuchi -117’ (Jap) 2023 – CF/ OE | Retrospectiva Manga To Live Image

Manga dos anos 80, escrita e ilustrada por Mineo Maya, teve uma primeira adaptação ao cinema em 2019 por Hideki Takeuchi, com grande aclamação crítica e nomeado para a Academia de Cinema Japonesa e premiado pela realização. O resultado do box-office foi o maior no Japão. Obteve ainda prémios em vários festivais. O filme apresentado no Fantasporto é uma sequela do mesmo realizador. Passa-se tudo num Japão fictício onde as pessoas são discriminadas em função do seu local de nascimento e residência. A província de Saitama é particularmente desprezada pela população de Tóquio.

Hideki Takeuchi

Realizador japonês nascido em 1966. É conhecido por “Fly Me to Saitama” (2019), vencedor do Prémio de Público do Festival de Udine em Itália e do Prémio de Realização da Academia de Cinema Japonesa. Realizou ainda “Thermae Romae” (2012) e “Nodame Cantabile” (2006).

16:45 Don’t Call it Mystery – Hiroaki Matsuyama- 129’ (Jap) – 2023 – CF/OE | Retrospectiva Manga To Live Image

“Don’t Call it Mystery“ é um manga de mistério de Yumi Tamura, um grande criador de shojo cujas obras mais famosas são “Basara” e “7Seeds”. Seguimos a vida de um jovem estudante universitário, Totonou, que se destaca pelo seu volumoso e expesso penteado e igualmente pelas suas capacidades de observação e dedução. Um dia, quando visita a cidade de Hiroshima, envolve-se num mistério sobre a sucessão da família Kariatsumari. Quanto Totonou é acusado de assassinato, vai pôr em prática as suas qualidades e os seus conhecimentos excepcionais para encontrar o verdadeiro assassino.

Hiroaki Matsuyama

Realizador Japonês com larga carreira na televisão e no cinema, é conhecido, entre outros pela série TV “Fishbowl Wives” (2022) e “Nobunaga Concerto – the Movie” (2016)

19:15 Baian, the Assassin M.D. 1 – Shunsaku Kawake – 134’ (Jap)- 2023 CF/ OE | Retrospectiva Manga To Live Image

O manga de Yuji Takemura teve 10 volumes e a série terminou em novembro 2021. Tata-se de um Drama sumptuoso no tempo dos samurais e tem a ver com a guerra, o amor e a honra. Baian é um assassino que só ataca os que ele pensa merecerem uma morte prematura. Entretanto, usa o seu trabalho como acupuncturista para esconder a sua real atividade. Sobre esta personagem já se fizeram séries de Tv e 4 longas-metragens, sendo o papel principal interpretado pelos conhecidos Ken Ogata ou Ken Watanabe.

Shunsaku Kawake

Realizador japonês conhecido pelas séries tv 2000 – nen no koi” (2000), “The High School Girl with a Machinegun” (1982) e “Pandora II: Kiga rettou” (2010).

21:45Halfway Home- Isti Madarász- 104’ (Hun)  Retrospectiva Visions of Hungarian Cinema | CF

Christian, um homem de vinte e poucos anos, ainda anda à procura de um rumo para a sua vida. Com um emprego novo como guarda da noite de uma morgue, ignora que os mortos não estão calmos durante o seu turno. Todos têm um assunto inacabado a tratar e não podem passar ao estádio seguinte sem se livrarem desse peso. Na cave sinistra, o Agente Funerário, uma criatura monstruosa, tenta tudo para os fazer cair nas suas garras. Mais um belo exemplo do Fantástico húngaro, tantas vezes premiado no Fantasporto. Segunda longa-metragem do realizador de “Loop”, apresentado no Fantasporto em 2017 e candidato ao Prémio Méliès. “Half-Way Home” está em competição na S.O. Cinema Fantástico do Fantasporto 2024.

Isti Madarász

O realizador Isti Madarász nasceu em 1976 na Hungria, trabalhou para televisão e é também conhecido pelas curtas “Elöbb-utóbb” (2006) e “147 Rovás” (2018). “HalfWay Home” (2023) é a sua mais recente longa-metragem, depois de “Loop”.

23:45 All You Need Is Blood- Cooper Roberts- 100’ (EUA) CF

Uma paródia aos filmes de zombies onde assomam inequívocos sinais de amor pelo Cinema. Um jovem com aspirações a ser realizador faz a sua primeira longa-metragem em casa e sonha mostrá-la um dia ao seu ídolo. No entanto, quando uma matéria estranha chega do espaço ao seu quintal, o pai do jovem transforma-se num zombie. Nada melhor do que ter um verdadeiro zombie para dar veracidade ao filme. Um pastiche de vários clássicos em que a banda sonora também não escapa, transformam este filme num delírio que faz lembrar “Braindead” de Peter Jackson. Com a conhecida Mena Suvari e Emma Grasse, esta está no seu primeiro papel no cinema. Seleção do Festival de Sitges, é a primeira longa-metragem do realizador.

Cooper Roberts

Realizador conhecido por “Joal Compass: Back to Me” (2013), “The Dead Weather” (2015) e “Every Million Miles” (2015). “All You Need Is Blood” (2023) é a sua primeira longa-metragem.

E para  não perderes nada sobre o Central Comics no Google Notícias, toca aqui!

Além disso, podes seguir também as nossas redes sociais: 
Twitter: https://twitter.com/Central_Comics
Facebook: https://www.facebook.com/CentralComics
Youtube: https://www.youtube.com/CentralComicsOficial
Instagram: https://www.instagram.com/central.comics
Threds: https://www.threads.net/@central.comics

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights