Curtas de Vila do Conde

Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Como a IA está a revolucionar o mercado de jogos e cinema?

É correto dizer que o entretenimento digital como o conhecemos hoje seria completamente diferente se não existissem tecnologias que o possibilitam. Dentre elas, uma que vem se destacando são as IA.

O entretenimento sempre contou com a ajuda de tecnologias externas à criatividade humana, mas a extensão dessa contribuição nunca foi tão notável quanto nos dias de hoje. O ChatGPT, uma das principais ferramentas de inteligência artificial do mercado, é capaz de criar roteiros em minutos.

Como é de se esperar, esse novo papel das IA na arte vem gerando debates calorosos em múltiplos espaços, da academia às redes sociais. Aos detratores, existe uma perda significativa ao substituir ideias humanas por aquelas desenvolvidas por máquinas, não importa o quão avançadas elas sejam.

E se o objetivo não for substituir, mas auxiliar as criações humanas? Em um mundo conectado, será que não existe espaço para a automação de tarefas sem a perda do nosso espaço? Nesse texto nós vamos falar sobre maneiras como as IA estão revolucionando indústrias como a dos jogos e do cinema.

7 maneiras como as inteligências artificiais estão revolucionando o entretenimento

O entretenimento toma muitas formas, e as inteligências artificiais estão presentes em quase todas. Para a lista abaixo, nós consideramos especificamente as aplicações em mídias audiovisuais, entre o cinema e os jogos eletrônicos. Os exemplos perpassam produções de baixo ou grande orçamento.

1 – Melhores inimigos em jogos

As inteligências artificiais são usadas para controlar inimigos em videogames desde os primórdios da indústria de jogos eletrônicos, mas o avanço da tecnologia expandiu consideravelmente a sua influência. Títulos atuais têm inimigos imprevisíveis, cujos padrões não são identificados facilmente.

O ExpressVPN explora essa questão, mencionando que as IA eram usadas para competir contra enxadristas profissionais ainda quando computadores não faziam parte do nosso dia a dia. Cortando para o momento atual, isso proporciona experiências mais desafiadoras na frente das telas dos jogos.

2 – Brainstorming de ideias

Criar roteiros de cinema exclusivamente com as IA ainda é uma escolha delicada, mas a tecnologia pode ser manejada para o desenvolvimento de brainstormings. Pedir “ideias para filmes de desastre marítimo”, por exemplo, garante que você receba exemplos e possa debater conceitos para a história.

3 – Efeitos especiais

Assim como outros itens desta lista apresentada pela ExpressVPN, os efeitos especiais e a sua relação com as IA não são algo novo, embora seja impossível comparar o que tínhamos antes com o que temos agora. Mesmo quando voltamos apenas 10 anos, a qualidade dos efeitos de computador vista nos filmes melhorou muito.

Muito disso se vale das IA, capazes de reconhecer padrões e modificá-los, gerando espaços mais orgânicos e que não parecem criados à mão por seres humanos. Nesse sentido, beneficiam-se tanto os filmes, com visuais mais interessantes; quanto os espectadores, que ganham melhores películas.

4 – Geração de níveis aleatórios em jogos

Uma excelente maneira de estender a duração de um jogo sem incluir barreiras artificiais é gerando níveis aleatórios a partir de inteligências artificiais. Isso garante que cada experiência nova seja única e que os jogadores possam investir mais tempo superando desafios ou colecionando as conquistas.

5 – Correção de scripts

Se existe uma coisa que as IA fazem bem, do ponto de vista da escrita criativa, essa coisa é a correção. A maneira mais frequente (e menos envolvida) é o apontamento de erros nos textos, mas elas também podem ser utilizadas para identificar furos, considerando cenários, personagens e demais elementos.

Com isso, agiliza-se processos de escrita e melhora-se a qualidade dos scripts finais de filmes. Dúvidas que espectadores podem ter ao assistir o longa-metragem são imediatamente percebidas pela inteligência artificial e podem ser respondidas pelo roteirista em revisões, antes da produção começar.

6 – Desenvolvimento de artes visuais

As artes visuais são talvez o uso mais popular das inteligências artificiais na internet, sendo percebidas em publicações nas redes sociais e em sites. Elas podem servir, entre outras coisas, para ajudar na divulgação de novos jogos e filmes, alcançando públicos que, do contrário, não conheceriam as mídias.

7 – Criação de músicas

O áudio é uma parte indispensável das mídias audiovisuais, compondo, inclusive, metade da palavra que representa esse tipo de entretenimento. Como tal, trata-se de uma tarefa criativa que requer tempo e que pode ser beneficiada pela aplicação de inteligências artificiais como parte do processo.

O mais interessante é que esse uso perpassa muitos dos exemplos anteriores: brainstorming de ideias, recriação de efeitos sonoros e correções diversas. Há um elevado grau de democratização dos conhecimentos a partir dessas aplicações, possibilitando que as composições sejam mais acessíveis.

Percebeu como a discussão a respeito das inteligências artificiais apontada pela ExpressVPN não precisa ser algo tão preto e branco? É indiscutível o papel atual delas, de modo que os esforços devem ser em torná-las cada vez melhores. Quando a arte é produzida por pessoas, mas facilitada por máquinas, todos nós ganhamos!

Verified by MonsterInsights