Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Cinema: Os primeiros destaques do Fantasporto 2018

A grande festa do cinema regressa ao Porto e ao Rivoli permitindo a descoberta dos filmes mais marcantes de 2017 e de 2018. Vejam aqui os primeiros detalhes revelados pela organização.

[ad#cabecalho]

Fantasporto 2018A 38ª edição do Festival Internacional de Cinema do Porto- Fantasporto teve 609 filmes inscritos para seleção vindos de 60 países entre os quais África do Sul, Argentina, Áustria, Austrália, Bangladesh, Bielorússia, Bósnia Herzegovina, Bulgária, Brasil, Canadá, Cambodja, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Cuba, Dinamarca, Estados Unidos da América, Egipto, Emiratos Árabes Unidos, Eslováquia, Estónia, Filipinas, Finlândia, Índia, Irão, Iraque, Islândia, Israel, Japão, Líbano, Luxemburgo, Macedónia, Marrocos, México, Noruega, Nova Zelândia, Polónia, República do Quirguistão, Reino Unido, República Checa, Roménia, Rússia, Suécia, Suiça, Taiwan, Turquia, Ucrânia, Venezuela e logicamente Portugal, entre muitos outros países europeus. Sessenta países dos “5 cantos do Mundo” o que revela uma imagem e reconhecimento internacional fortíssima do Festival portuense. Note-se que até 2013 a média de países participantes era de cerca de 20 pelo que o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo certame a nível internacional tem tido excelentes resultados também para o Porto e para o País. Aliado a isso, muito também ajudam os vários epítetos que tem recebido dos média internacionais como sendo um dos dois melhores do Mundo na vertente do Fantástico, um dos dez mais importantes de cinema independente ou um dos 25 maiores festivais do Mundo como referiu a Variety, a “bíblia” do cinema.

O resultado foi a seleção de 109 filmes inéditos, a  maioria em ANTESTREIA MUNDIAL, ANTESTREIA EUROPEIA e ANTESTREIA INTERNACIONAL, tudo feito numa colaboração com as grandes companhias de produção mundiais e o melhor que foi visto da produção dita independente.

DESTAQUES – GRANDES TEMAS, GRANDES FILMES

Recebidos de 60 países de todo o Mundo, entre os quais alguns tão longínquos e inesperados como o Bangladesh, a Bósnia Herzegovina, Cambodja, Quirguistão, Iraque, os mais de 600 filmes vistos reduziram-se a 102, a maioria em Antestreia Mundial, Internacional e Europeia,  num esforço de visionamento que durou meses, de escolha de curtas e longas metragens que representam o melhor do cinema actual e do seu modo de ver o nosso mundo.

Haverá, assim, muitos convidados estrangeiros que estarão disponíveis para conversas no fim da exibição dos seus filmes ou em encontros especiais onde se discutirá o cinema de hoje com os espectadores e cinéfilos que frequentam o Fantasporto.

Aprendizagem e convívio, como sempre algo de fundamental no Fantas.

Aqui ficam alguns dos surpreendentes filmes a concurso, todos inéditos em Portugal, desta 38ª edição:

Al Asleyeen–  Super -produção egípcia com um tema inesperado vindo de um país árabe. Numa sociedade tecnológica, onde o telemóvel e a vigilância adquirem uma importância enorme, um bancário despedido acaba de ser obrigado a fazer o que não quer. Fábula política e drama humano numa extraordinária história cheia de actualidade.  ANTESTREIA MUNDIAL.

November- espantosa e original produção, integrado nas listas dos melhores filmes de 2017, representante da Estónia aos Óscares e premiado no Festival de Tribeca (EUA), sobre as tradições rurais e os seus monstros.

True Fiction- Um jovem tem aspirações ao poder sob a proteção de um poderoso senador. Um filme coreano com argumento pleno de surpresas que questiona o poder absoluto dos políticos, as suas prepotências e traições. ANTESTREIA MUNDIAL

true fiction, de Kim Jin-muk

Uma Vida Sublime- Do realizador Luís Diogo, uma história de terror original cujo protagonista tem a melhor das intenções. Seguindo a sua carreira singular, depois do premiado internacionalmente “Pecado Fatal”. ANTESTREIA MUNDIAL

The Charmer– O drama da integração dos imigrantes na Europa.  Não basta ter sucesso em tudo para se ser integrado. A crueldade suave da integração. Filme dinamarquês premiado em Chicago, San Sebastian e Varsóvia.

Glass Garden –Fábula fantástica sobre uma cientista que estuda as árvores e a sua interação fisiológica com os humanos. Filmada com uma sensibilidade extraordinária, é também uma história sobre os excluídos e a destruição do ambiente. ANTESTREIA EUROPEIA.

Les Affamés- Do cineasta canadiano Robin Aubert (“Les Martyrs” premiado já no Fantasporto), este filme mostra outro lado de fantástico, considerado melhor filme no festival de Toronto, e com prémios também em Montreal e em Madrid. Inquietante e original, escapando aos estereótipos.

Ajin- Demi Human– vindo da maior companhia de cinema do Japão, a Toho, e no seguimento do acolhimento há 2 anos de “I’m Not a Hero” no Fantasporto, chega-nos agora uma história fantástica sobre humanos que não morrem, numa perspectiva cheia de originalidade e acção, questionando o poder dos que sabem que podem fazer tudo sem consequências.

Anna Karenina: Vronsky’s Story -Uma mega-produção da Mosfilm abre as competições. Um olhar para além do romance clássico de Tolstoi, o filme mostra uma surpreendente criação de Karen Shaknazarov e o outro lado da conhecida história de Anna Karenina, a mulher casada que se envolve com um oficial do exército. Sumptuosa recriação da aristocracia russa no séc XIX.

A Day – Um pai, por circunstancias várias, chega tarde de mais, ao encontro com a filha e esta morre num acidente. Terá de reviver várias vezes e com as mesmas pessoas a sua tragédia, convivendo com os culpados e os inocentes. Os diferentes ângulos e revelações surpreendentes farão dele próprio um instrumento involuntário da sua desgraça.  ANTESTREIA EUROPEIA

A Comédia Divina – Do Brasil, com toda a graça tropical possível e com orçamento de super-produção (da Globo), uma história entre Deus (uma mulher negra e divertida, interpretada pela fabulosa Zézé Mota) e um Diabo desesperadamente à procura de clientes. INTERNATIONAL PREMIERE

Bhoy Intsik- Vindo das Filipinas, um exemplo pujante da qualidade emergente desta cinematografia. A história de um travesti nas ruas da cidade de Manila, à procura da humanidade que lhe foge. Prémio do Público do Festival de Manila. INTERNATIONAL PREMIERE

TV GLOBO – no seguimento da colaboração iniciada em 2017 com o gigante multimédia do Brasil, o Fantasporto orgulha-se de apresentar novos filmes da sua mais recente produção, desde o delicioso “Meio Expediente” de Santiago Dellape que já visitou o Fantasporto com o premiado “A Repartição do Tempo”, e que foi “o”  filme de Natal da Globo, “Vade Retro”, uma história de diabos bem à brasileira, e “Carcereiros”, ganhadora do Prémio MIP TV de Melhor Série de 2017 em Cannes, bem como o já referido “Divina Comédia”. Todos eles filmes cheios de actores da mais fina nata do país, e caras bem conhecidas em Portugal.

Cinema de média e grande produção que é aposta dos produtores no Fantasporto para a “entrada” dos seus filmes no mercado europeu.

O Fantasporto é uma produção com o ICA (Ministério da Cultura), a Câmara Municipal do Porto e a Unicer, como patrocinador principal.

A Cinema Novo, este ano celebrando os seus 40 anos de existência, é a entidade organizadora do Fantasporto, cooperativa cultural reconhecida pelo Estado Português como um Organismo Privado de Utilidade Pública, Medalha de Ouro da Câmara Municipal do Porto desde 2005 e Medalha de Mérito Cultural do Governo Português.

38ª EDIÇÃO DO FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DO PORTO \ FANTASPORTO´2018
DE 20 FEVEREIRO A 4 DE MARÇO 2018

Fonte: Fantasporto

E para  não perderes nada sobre o Central Comics no Google Notícias, toca aqui!

Além disso, podes seguir também as nossas redes sociais: 
Twitter: https://twitter.com/Central_Comics
Facebook: https://www.facebook.com/CentralComics
Youtube: https://www.youtube.com/CentralComicsOficial
Instagram: https://www.instagram.com/central.comics
Threds: https://www.threads.net/@central.comics

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights