Cinema: Crítica – Plano de Fuga 2: Hades (2018)
Não é uma prisão, é uma máquina. Sylvester Stallone está de regresso em Plano de Fuga 2: Hades.
::5 de julho nos cinemas::
[ad#cabecalho]
Plano de Fuga 2: Hades é uma sequela do filme de 2013 Plano de Fuga, no qual Sylvester Stallone teve de escapar de uma das prisões mais seguras do mundo com a ajuda das personagens de Arnold Schwarzenegger e 50 Cent. Na sequela, chega-nos a prisão Hades, uma prisão semi futurística na qual os seguranças são robots, mas desta vez será o “empregado”, Shu (Xiaoming Huang), da empresa de Ray Breslin (Sylvester Stallone) a ter de escapar da prisão.
Apesar do que o marketing tenta demonstrar, a história foca-se sobretudo na personagem de Shu. Ao ser um ator chinês e conhecedor de artes marciais, o filme consegue deliciar-nos com cenas boas de ação, mas não incríveis devido essencialmente à típica filmagem e edição confusa que tantos filmes do género acabam por se agarrar. É certamente um tipo de produção mais fácil e segura de se fazer, mas que deixa os fãs do género de ação desapontados. Porém, o filme é capaz de criar momentos tensos através do mistério de como a personagem de Shu, bem como as restantes que vamos conhecendo ao longo do enredo, conseguem escapar deste local tão infalível.
Em relação ao enredo, os desenlaces são altamente previsíveis que forçam a dramatização do mesmo. O filme contém alguns problemas como a utilização de efeitos especiais fracos, mas o que se destaca mais é forma como a música, edição e a utilização constante do travelling em zoom solicitam desesperadamente pelo espanto do espetador, algo em que falha tremendamente. É um filme recheado de atores capazes de criar algo bom, mas que a realização e produção não lhes permite. Temos como exemplo a personagem de Dave Bautista que, apesar de estar no poster do filme, surge menos de 10 minutos com uma personagem pouco memorável e quase como se estivesse a participar por favor.
Contudo, o filme consegue um thriller tenso e misterioso, recheado de atores de renome para além dos já mencionados, como 50 Cent, Jesse Metcalfe, Wes Chatham, Titus Welliver, Jaime King, entre outros.
- Plano de Fuga 2: Hades estreia dia 5 de julho de 2018 nos cinemas.
1,5/5
Tiago Ferreira
Sempre à espera de mais recomendações com esperança que a sua watchlist nunca acabe.
Operador de Câmara & AC Profissional.