Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

A Odisseia: sessões agendadas com ano de antecedência

Em tempos de blockbusters digitais e difusão nas plataformas de streaming, Christopher Nolan continua a remar contra a maré. Prova disso é A Odisseia a sua nova superprodução cinematográfica, que só chega aos cinemas a 16 de julho de 2026… mas cujos primeiros horários para sessões em película IMAX de 70mm já começaram a ser divulgados — com um ano de antecedência.

A Odisseia
Matt Damon na primeira imagem divulgada de “A Odisseia”

Segundo a imprensa especializada, fãs atentos já detetaram listagens para exibições em duas salas de referência: o Arizona Mills 18 (Harkins Theatres) e o Cinemark Dallas, ambas nos Estados Unidos. Trata-se de algo praticamente inédito na indústria, mesmo para um realizador com o estatuto de Nolan, cuja anterior obra, Oppenheimer, arrecadou 975 milhões de dólares em bilheteira global, dos quais cerca de 183 milhões vieram exclusivamente de sessões em IMAX.

Filmado integralmente em câmaras IMAX de película, A Odisseia será o primeiro filme da história feito 100% neste formato. Como sublinha o próprio CEO da IMAX, Richard Gelfond, “Nolan lançou-nos o desafio: ‘Se conseguirem resolver isto, faço o filme inteiro em película IMAX.’ E conseguimos.”

Oppenheimer
As diferenças entre os formatos de imagem para a projecção em película e em digital e em IMAX

Ainda em filmagens, A Odisseia adapta a epopeia homérica, com Matt Damon no papel de Odisseu, embarcando numa odisseia de regresso a Ítaca. Anne Hathaway será Penélope, enquanto o elenco reúne ainda nomes como Tom Holland, Zendaya, Robert Pattinson, Lupita Nyong’o, Jon Bernthal, Charlize Theron, Elliot Page, Mia Goth, entre outros.

A produção arrancou em fevereiro e já passou por Marrocos, Grécia, Itália, Islândia, entre outros destinos, com Hoyte van Hoytema de novo na direção de fotografia — ele que colaborou com Nolan em Interstellar, Dunkirk, Tenet e Oppenheimer, tendo vencido o Óscar por este último.

Oppenheimer
A película de “Oppenheimer” em projector de 70mm

Apesar do anúncio antecipado dos horários, os bilhetes para algumas sessões IMAX 70mm são colocados oficialmente à venda a 17 de julho de 2025. (Informação actualizada). Os bilhetes para outras sessões será disponibilizados nas proximidades da estreia.
Em todo o mundo, estima-se que existam apenas 30 salas equipadas para este tipo de projeção — nenhuma em Portugal.

Para já, os primeiros vislumbres de A Odisseia só estão acessíveis a quem for aos cinemas ver Mundo Jurássico: Renascimento ou Superman, onde o primeiro teaser trailer do filme está a ser exibido em exclusivo. À boa maneira de Nolan, não há planos para uma divulgação online imediata, reforçando a aposta no grande ecrã como a “casa natural” do cinema.

A Odisseia

Com um orçamento reportado de 250 milhões de dólares, A Odisseia promete ser mais do que um filme — será um evento cinematográfico à escala global. E, para os mais fiéis, a contagem decrescente já começou.

A estreia antecipada de A Odisseia  insere-se num momento de renovado interesse pelo cinema em grandes formatos analógicos, impulsionado por cineastas que continuam a apostar na experiência da projeção em película.
Este ano, Pecadores teve sessões bastante procuradas em IMAX 70mm e IMAX Laser com imagem no impressionante formato 1.43:1, uma raridade no circuito comercial. Também O Brutalista foi exibido em cópias de 70mm em várias cidades deste planeta, mantendo viva a tradição das grandes estreias em suporte físico. E já a 25 de setembro, será a vez de Batalha Atrás de Batalha, o aguardado novo filme de Paul Thomas Anderson com Leonardo DiCaprio, chegar às salas em IMAX 70mm, 70mm tradicional e, de forma ainda a confirmar, em 35mm VistaVision de 8 perfurações — um formato de prestígio que remonta aos clássicos de Hollywood.
Até ao final do ano, será possível assistir na Europa a sessões especiais em 70mm de clássicos e obras recentes: Lawrence da Arábia em Londres, 2001: Odisseia no Espaço em Paris e Hamburgo, enquanto na capital francesa também serão projectados Spartacus e Interstellar. Linha Fantasma regressa igualmente aos ecrãs londrinos, preservando a tradição do grande formato.
Em Portugal, no entanto, não existe atualmente nenhuma sala de cinema comercial equipada para projeção em película, limitando aos formatos digitais as opções disponíveis para o público nacional.

Ricardo Lopes

Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights