Chegou o ciclo 2 de “Shi”, de Zidrou e Josep Homs
A editora Ala dos Livros lança em janeiro de 2026 o Livro 2 de Shi, que reúne os tomos 3 e 4 da série criada por Zidrou e Josep Homs. Este novo ciclo aprofunda ainda mais o tom sombrio, violento e político que tem feito de Shi uma das obras mais elogiadas da banda desenhada franco-belga contemporânea.
Estamos em janeiro de 1852. As fotografias comprometedoras tiradas num bordel londrino foram recuperadas, mas caíram em mãos perigosas. Os novos detentores não hesitam em usá-las como arma de chantagem contra figuras influentes, exigindo grandes somas de dinheiro sob o pretexto de causas “nobres”. Neste universo cruel, a compaixão deixou de ter lugar.
Jay e Kita compreendem plenamente essa realidade. A violência já não é um obstáculo moral e o rasto que deixam para trás é marcado por cadáveres e pelo ideograma “Shi”, símbolo do ódio que nutrem por uma sociedade hipócrita e opressora.
Perseguidas pela polícia e pelo implacável Kurb, conseguem escapar com a ajuda do Sensei, mas a fuga tem um custo elevado. Com as suas cabeças a prémio, juntam-se ao grupo Dead Ends, unindo forças num plano de vingança direta contra o Império Britânico.
O pano de fundo histórico ganha um peso determinante neste ciclo. A Rainha Vitória, descontente com as províncias norte-americanas que exigem independência, ordena a construção de uma poderosa frota naval com o objetivo de declarar guerra à América e recuperar o controlo perdido. No meio deste clima de tensão internacional, uma tentativa de assassinato começa a ser preparada.
Em Shi, nada é simples ou maniqueísta. O ódio, a dor e a vingança alimentam-se mutuamente. O demónio pode até derramar lágrimas, mas usa-as para crescer e libertar toda a sua fúria.
Zidrou (argumento)
Nascido em 1962, na Bélgica, e atualmente radicado em Espanha, Zidrou — nome artístico de Benoît Drousie — iniciou a sua carreira nos anos 90 na revista Spirou. A sua experiência como professor primário influenciou a criação de personagens icónicas como L’Élève Ducobu e Tamara.
A partir de 2010, destacou-se na banda desenhada adulta com obras que exploram dramas humanos, realismo e elementos fantásticos. Em 2021, recebeu o Grand Prix de l’Académie Victor Rossel pelo conjunto da sua obra, consolidando o seu estatuto como um dos grandes argumentistas da nona arte.
Josep Homs (desenho)
Nascido em Barcelona, em 1975, Josep Homs é desenhador e colorista, com formação na Escola Joso. Trabalhou em diversas áreas criativas antes de se afirmar na banda desenhada.
Nos Estados Unidos, colaborou com a Marvel, desenhando títulos como Red Sonja e Blade, além de publicar em Heavy Metal. De regresso à Europa, destacou-se com El Angelus e a adaptação de Millénium.
Shi valeu-lhe o Prémio Saint-Michel de Melhor Desenho e, em 2019, o Bronze Award no Japan International Manga Award.
Detalhes da edição
SHI – Livro 2
Tomo 3: Vingança!
Tomo 4: Victoria
Argumento: Zidrou
Desenho: Josep Homs
Tradução: Paula Caetano
128 páginas | Cor
Capa dura, lombada em tecido
Formato: 235 x 320 mm
Editora: Ala dos Livros
Data de lançamento: janeiro de 2026
PVP: 32,00 €
ISBN: 978-989-9108-74-5
E para não perderes nada sobre o Central Comics no Google Notícias, toca aqui!
Além disso, podes seguir também as nossas redes sociais:
Twitter: https://twitter.com/Central_Comics
Facebook: https://www.facebook.com/CentralComics
Youtube: https://www.youtube.com/CentralComicsOficial
Instagram: https://www.instagram.com/central.comics
Threds: https://www.threads.net/@central.comics
Co-criador e administrador do Central Comics desde 2001. É também legendador e paginador de banda desenhada, e ocasionalmente argumentista.





