Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Neste fim-de-semana há o 8.ª edição do Festival Contacto

A 8.ª edição do Festival Contacto realiza-se nos dias 11 e 12 de abril, na Biblioteca de Marvila, em Lisboa, afirmando-se como um dos principais encontros dedicados à ficção especulativa em Portugal.

Com entrada gratuita e pensado para toda a família, o evento reúne anualmente mais de um milhar de visitantes, celebrando universos de fantasia, ficção científica e terror, com especial destaque para a literatura portuguesa contemporânea.

Contacto

Um programa diversificado para todos os públicos

Organizado pela Associação Imaginauta, o festival contará com a presença de mais de 40 autores, bem como um vasto conjunto de iniciativas que cruzam diferentes áreas criativas.

Entre as atividades previstas destacam-se:

  • Feira do livro e do artista, com várias editoras e criadores independentes
  • Exposições temáticas ligadas à ilustração e banda desenhada
  • Jogos de tabuleiro e RPGs (jogos narrativos)
  • Oficinas de auto-publicação, dirigidas a novos autores
  • Apresentações de livros e debates com convidados
  • Encontros de fãs e momentos de convívio
  • Presença de um estúdio de tatuagem

Ilustração e banda desenhada em destaque

A edição deste ano reforça a aposta na ilustração e na banda desenhada, com várias iniciativas dedicadas a estas áreas. Para além da feira do artista, haverá a apresentação da obra Espírito de Aventura, editada pela Sendai Editora, bem como conteúdos associados a Arcadian Devils.

A Praça da Ilustração será outro dos pontos centrais do evento, contando com a presença do Colectivo Little Pond, que irá realizar sessões de desenho ao vivo.

Destaque ainda para a exposição com visita guiada da artista Fran, proporcionando uma experiência mais aprofundada do seu trabalho.

Prémio Ataegina distingue melhor obra do ano

O festival volta também a ser palco da atribuição do Prémio Ataegina, na categoria Livro Publicado, onde fãs e projetos ligados à ficção especulativa elegem o melhor título lançado no último ano.

Esta iniciativa reforça o papel do Festival Contacto como ponto de encontro da comunidade literária e criativa, promovendo o reconhecimento de autores e obras nacionais.

O programa completo do evento pode ser consultado online.

Dário Mendes

Dário é um fã de cultura pop em geral mas de banda desenhada e cinema em particular. Orgulha-se de não se ter rendido (ainda) às redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights