Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

iNTERVALOS ’26: o cinema de regresso às Caldas da Rainha

O iNTERVALOS – Encontro e Mostra de Cinema nas Caldas da Rainha regressa para a sua segunda edição nos dias 16, 17 e 18 de abril de 2026, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha (CCC), afirmando-se como um espaço de encontro, reflexão e partilha em torno do cinema português contemporâneo.

intervalos Caldas da Rainha

Nascido do desejo de conhecer e pensar o cinema nacional na sua diversidade estética, ética e política, o iNTERVALOS propõe-se reunir cineastas, investigadores, estudantes e público em geral para uma experiência que ultrapassa a exibição de filmes, apostando no diálogo direto, na discussão coletiva e na construção de comunidade.

A proposta curatorial organiza-se em vários eixos. Um dos centrais é o das sessões conjuntas em diálogo, nas quais cineastas são convidados a escolher obras de outros autores que dialogam com o seu próprio trabalho, criando relações inesperadas entre filmes, linguagens e percursos artísticos. Em 2026, a programação contará com obras de João Salaviza e Renée Nader Messora, Luísa Homem e Pedro Pinho, Paula Tomás Marques, Regina Pessoa, Margaux Dauby e Raul Domingues, Amarante Abramovici e Lucas Tavares, Sílvia das Fadas com Robert Blatt, o Colectivo “Cem Raios t’Abram”, Vasco Sá e David Doutel, André Gil Mata, entre outros.

Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos

Entre os destaques da programação estão as sessões:

  • Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos, de João Salaviza e Renée Nader Messora, em diálogo com As Cidades e as Trocas, de Luísa Homem e Pedro Pinho (quinta-feira, dia 16, às 14h);

  • Cabra Cega, de Paula Tomás Marques, em diálogo com História Trágica com Final Feliz, de Regina Pessoa (quinta-feira, dia 16, às 21h30);

  • Fuligem, de Vasco Sá e David Doutel, em diálogo com A Árvore, de André Gil Mata (sexta-feira, dia 17, às 21h30).

Historia Tragica com Final Feliz

Outro eixo estruturante da mostra é o foco numa filmografia de autor. Depois de, em 2025, ter recebido Manuel Mozos, a edição de 2026 presta especial atenção a Manuela Serra, cineasta de percurso singular e autora de uma única obra, O Movimento das Coisas. A sua redescoberta recente contrasta com décadas de invisibilidade, e o iNTERVALOS propõe não apenas uma homenagem, mas um verdadeiro momento de reencontro com o público e com os cineastas Mário Fernandes, José Oliveira e Marta Ramos, autores do documentário 35 Anos Depois, O Movimento das Coisas.

O programa inclui ainda o reconhecimento do papel do associativismo no sector cinematográfico. Depois do convite à Associação Portuguesa de Realizadores na primeira edição, o iNTERVALOS acolhe em 2026 a MUTIM – Mulheres Trabalhadoras das Imagens em Movimento, com a apresentação do Manual de Boas Práticas para o Cinema e o Audiovisual em Portugal.

A relação entre cinema, investigação académica e prática artística volta também a estar em destaque, com um espaço dedicado à apresentação de projetos de cariz laboratorial e à troca de experiências entre artistas, professores e estudantes, envolvendo o Mestrado em Artes do Som e da Imagem da ESAD.CR e a Associação Cultural OSSO.

Fuligem

Todas as sessões serão acompanhadas de conversas abertas ao público, pensadas como uma extensão da experiência cinematográfica. O objetivo passa por promover múltiplas formas de relação com os filmes, explorando os encontros e intervalos que se criam entre imagens, obras, cineastas e espectadores.

Num contexto marcado pelo encerramento das salas de cinema do Centro Comercial La Vie nos últimos anos, o CCC das Caldas da Rainha tem vindo a afirmar-se como um polo fundamental do circuito alternativo de exibição cinematográfica. A segunda edição do iNTERVALOS confirma essa aposta, reforçando o papel do CCC como espaço de pensamento crítico, mediação cultural e celebração do cinema português.

Ricardo Lopes

Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights