Francisco Sousa Lobo vence o Prémio de BD Portugal 2050
O tema do Prémio de BD Portugal 2050 é ‘O futuro que queremos para 2050’. Os autores foram convidados a enviar uma história de banda desenhada composta por duas pranchas até ao passado dia 15 de outubro.
O Prémio tinha como desafio que os autores de banda desenhada refletissem não sobre o futuro projetado, possível, previsível ou provável, mas sim sobre o futuro desejável, aquele que almejamos para o ano 2050. O objetivo era imaginar o mundo onde queríamos viver e onde queríamos que as gerações futuras vivessem.
Os prémios eram compostos por um cheque no valor de 1.500 euros para o primeiro lugar, 1.000 euros para o segundo lugar e 500 euros para o terceiro lugar, além da oportunidade de realizar uma exposição na Bedeteca de Beja.
Este Prémio, designado Prémio de BD Portugal 2050, foi criado através da colaboração entre o projeto Lab 2050 e a Associação Para a Defesa do Património Cultural da Região de Beja, ew com a colaboração da Bedeteca de Beja.
O Lab 2050 era um projeto financiado pelo programa POAT 2020, desenvolvido pelo PlanAPP – Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública.
O primeiro lugar foi atribuído a Francisco Sousa Lobo com a banda desenhada “A Praia”.

O segundo, aos autores Miguel Santos e Luís Guerreiro, com a história “A casa de Noé”.

E o terceiro, aos autores Ivo Gonçalves e Luis de Sousa, com a história “IA responsável”.

E para não perderes nada sobre o Central Comics no Google Notícias, toca aqui!
Além disso, podes seguir também as nossas redes sociais:
Twitter: https://twitter.com/Central_Comics
Facebook: https://www.facebook.com/CentralComics
Youtube: https://www.youtube.com/CentralComicsOficial
Instagram: https://www.instagram.com/central.comics
Threds: https://www.threads.net/@central.comics
Co-criador e administrador do Central Comics desde 2001. É também legendador e paginador de banda desenhada, e ocasionalmente argumentista.


