Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Da Ideia ao Livro: como nasce uma banda desenhada

Como nasce um livro de banda desenhada? Desde as primeiras ideias até ao momento do lançamento, existe um percurso complexo e fascinante, repleto de decisões criativas e editoriais.

Esse processo foi condensado numa única tarde durante a oficina performativa “Da Ideia ao Livro”, que reuniu o autor de banda desenhada João Mascarenhas — criador de Menino Triste — e o editor Marc Parchow, que revelou os bastidores do processo editorial de um livro.

João Mascarenhas
João Mascarenhas. Foto da Cultura Cascais.

Ao longo da sessão, João Mascarenhas desenhou ao vivo, enquanto o público — composto por crianças entusiasmadas e pelos seus pais — participou ativamente na criação da narrativa. Juntos, deram forma à história de “Cátia Cometa – Em Busca das Bananas Perdidas”, construída em apenas quatro páginas, num verdadeiro exercício de imaginação e colaboração.

Esta atividade integrou as comemorações do 10.º aniversário da Bedeteca José de Matos-Cruz e realizou-se na Biblioteca Municipal de S. Domingos de Rana, no passado dia 18 de outubro, coincidindo com o Dia Nacional da Banda Desenhada Portuguesa — uma celebração que homenageia o talento, a criatividade e a vitalidade da BD nacional.

Da Ideia ao Livro
Foto da Cultura Cascais

E para  não perderes nada sobre o Central Comics no Google Notícias, toca aqui!

Além disso, podes seguir também as nossas redes sociais: 
Twitter: https://twitter.com/Central_Comics
Facebook: https://www.facebook.com/CentralComics
Youtube: https://www.youtube.com/CentralComicsOficial
Instagram: https://www.instagram.com/central.comics
Threds: https://www.threads.net/@central.comics

Hugo Jesus

Co-criador e administrador do Central Comics desde 2001. É também legendador e paginador de banda desenhada, e ocasionalmente argumentista.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights