Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Comunicado da administração.

Após quase onze anos de existência, o Portal Central Comics foi suspenso (a 8 de Março) e reabriu hoje, 10 dias depois. Imaginando que este acto tenha surpreendido alguns de vós, em especial quem visitava regularmente o Portal ou colaborou nele, não quero, por isso, deixar de esclarecer em detalhe os motivos que levaram a esta decisão.

[fbshare]

Primeiro, importa contextualizar aquilo que o Central Comics simbolizou no sector. Iniciado em Janeiro de 2001, a versão protótipo no site CommercialBiz.pt deu lugar ao efectivo site CentralComics.com alguns meses mais tarde, em Agosto. Em poucos anos, gradualmente consolidou uma activa comunidade de fãs e deu destaque à produção portuguesa, das mais altas esferas autorais da BD aos mais iniciados amadores, e também a nível internacional. Numa fase particularmente jornalística, frequentemente difundimos notícias do sector e lançamentos antes de qualquer outro órgão de informação, muitas vezes tornando-se este o local onde os críticos especializados se dirigiam para saber de novidades em primeira-mão. Nessa fase, o fórum foi também palco de animadas e cordeais discussões entre amadores e profissionais. Houve, no entanto, outras (poucas) que infelizmente foram menos positivas, mas sinto que assumimos sempre uma postura idónea e isenta na mediação destas, talvez motivo pelo qual continuámos a ter a consideração dos nossos pares.

Com a estreia do Troféus Central Comics, em 2002, pudemos complementar uma necessária vertente no sector, realizada a nível independente e que, pela primeira vez, deu expressão às preferências do público leitor quanto a premiar as obras e autores publicados no país. Este evento realizou-se já nove vezes, mesmo com todas as diversas dificuldades com que nos deparámos pelo caminho.

Perante isto, as razões da suspensão e reformulação do CC prendem-se por motivos tão pessoais quanto profissionais. Vivemos tempos complicados onde as horas parecem que nos fogem das mãos e tem-me sido complicado conseguir dedicar tempo a um projecto do qual não obtenho retornos financeiros e porque a administração deste tem vindo a sabotar outros compromissos profissionais, que mantenho nos campos da produção de edições, organização de eventos e na minha loja – O Lobo Mau.

O mesmo tem acontecido com os antigos colaboradores, que se distanciaram do Portal para tratarem dos seus próprios trabalhos. Assim, sem capacidade de resposta da minha parte e sem participantes de confiança que o possam fazer rumar a bom porto, o CC tem-se tornado uma sombra do que outrora foi, seja porque já não move os protagonistas do sector a ali intervirem (talvez devido ao grande peso que as redes sociais têm hoje em dia), seja porque muitas vezes – e não obstante várias tentativas minhas – os editores e entidades tardam em facultar informações relativas a edições e eventos, ou porque o funcionamento do Fórum tem gerado controvérsias que teimam em sabotar a salutar e desejada discussão entre entusiastas, para o qual este foi criado. Não poucas vezes, aliás, este tem sido usado como ferramenta de injustas campanhas de escárnio e mal-dizer e como veículo de (auto) promoção a blogs e sites – que em troca pouco oferecem ao debate – ou de lojas online alheias – as quais em muito contribuíram para a ruína das livrarias de comics nacionais.
Embora pontuais, essas controversas discussões e disputas descabidas fizeram com que vários utilizadores se afastassem do Fórum, estando entre eles muitos profissionais do mercado, que eram sem dúvida uma mais-valia na qualidade dos debate

Também ingrato tem sido o número crescente de spammers que diariamente inundam o Fórum e comentários de notícias, os quais, sem capacidade de manutenção por parte dos poucos moderadores activos, me rouba tempo (…que não tenho) para eliminar e voltar a expulsar, apenas para os ter registados de novo pouco depois, sob diferentes máscaras. A título de exemplo, saliento que só no Fórum houve mais de 20 mil spammers registados nos últimos 2 anos.

Por conseguinte, vi-me recentemente sem outra escolha senão encerrar o Portal Central Comics. Porém, devido a alguma pressão de pessoas próximas acabei por resolver mantê-lo – embora com as alterações que passo a listar:
1) O Fórum foi retirado, para salvar o CC das influências negativas que certos utilizadores visavam perpetuar através dele e que, consequentemente, contribuíam para a descredibilização do Portal;
2) As notícias e artigos deixarão de ter possibilidade de comentários, para igualmente evitar que as mesmas acções acima descritas se realizem ali, algo que ocasionalmente ocorria e era motivo de desagrado por parte dos editores e entidades;
3) Foi incluida uma ferramenta para poderem partilhar o conteúdo do Portal no twitter, facebook, Google +1 e outras redes sociais, podendo aí fazer os vossos comentários.

Por fim, quero agradecer a todos os visitantes e leitores pelo constante apoio, e aos colaboradores pelo entusiasmo e participação ao longo dos anos. Obrigado ao Nelson Castro, co-fundador e co-administrador até 2004, aos colunistas e colaboradores, desde o saudoso Gonçalo Garcia ao David Soares, Diogo Campos, Horácio Gomes, Hugo Silva, Nuno Mata, Paulo Costa, Vanda Grácio, e em especial ao Daniel Maia – sem o qual os Troféus Central Comics teriam desaparecido há já muitos anos.
Agradeço ainda a todos os outros colegas que pontualmente colaboraram no Portal e contribuíram para o festim da nossa comunidade online e para a valia informativa que caracteriza o Central Comics. Os meus agradecimentos também a todos os que nesta passada década compuseram os júris dos Troféus Central Comics.
Um agradecimento especial aos autores, editores, responsáveis de comunicação e demais entidades nacionais pela ajuda na divulgação de lançamentos e actividades, que igualmente ajudaram a fazer do CC um marco seminal na difusão da banda desenhada em Portugal, e igualmente a todos os parceiros do evento Troféus Central Comics.

Em suma, doravante, o Portal funcionará como o órgão informativo que sempre foi, com funcionalidades novas e as que ainda estou a ponderar adicionar, as quais anunciarei dentro em breve.
A partir de hoje o Central Comics estará menos rico, mas ainda de pé.

Saudações sequenciais,

Hugo Jesus

E para  não perderes nada sobre o Central Comics no Google Notícias, toca aqui!

Além disso, podes seguir também as nossas redes sociais: 
Twitter: https://twitter.com/Central_Comics
Facebook: https://www.facebook.com/CentralComics
Youtube: https://www.youtube.com/CentralComicsOficial
Instagram: https://www.instagram.com/central.comics
Threds: https://www.threads.net/@central.comics

Hugo Jesus

Co-criador e administrador do Central Comics desde 2001. É também legendador e paginador de banda desenhada, e ocasionalmente argumentista.

Verified by MonsterInsights