Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Ciclo de cinema .doc no Porto em setembro

O Passos Manuel, no Porto, recebe em setembro o programa .doc, uma parceria entre o Doclisboa e o Porto/Post/Doc que propõe ao público três filmes marcantes da programação recente de ambos os festivais. As sessões decorrem nos dias 12, 13 e 25 de setembro, sempre às 21h30.

Henry Fonda for President, de Alexander Horwath
Henry Fonda for President, de Alexander Horwath

A abrir o ciclo, na sexta-feira, 12 de setembro, apresenta-se Henry Fonda for President, de Alexander Horwath. Muito mais do que uma biografia do ator, o filme transforma a sua vida e carreira num reflexo dos Estados Unidos do século XX. A partir da última entrevista gravada por Fonda, em 1981, e das suas personagens no cinema, Horwath constrói um retrato fascinante e inesperado de uma América feita de mitos, contradições e histórias invisíveis.

O dia que te conheci, de André Novais Oliveira
O Dia que Te Conheci, de André Novais Oliveira

No sábado, 13 de setembro, será exibido O Dia que Te Conheci, de André Novais Oliveira, uma crónica íntima e espirituosa do quotidiano brasileiro. Com interpretações brilhantes de Grace Passô e Renato Novaes, a narrativa segue Zeca, um bibliotecário preso à rotina que vê a sua vida transformada quando conhece Luisa. Um filme pleno de humanidade, ternura e vitalidade, que mistura humor e melancolia na mesma respiração.

E.1027 – Eileen Gray e a Casa junto ao Mar
E.1027 – Eileen Gray e a Casa junto ao Mar, de Beatrice Minger e Christoph Schaub

O ciclo encerra na quinta-feira, 25 de setembro, com E.1027 – Eileen Gray e a Casa junto ao Mar, de Beatrice Minger e Christoph Schaub, um dos grandes destaques do Porto/Post/Doc 2024. O documentário revisita a obra da designer irlandesa Eileen Gray e a sua icónica casa na Côte d’Azur, transformando-a numa reflexão sobre o poder criativo feminino e a constante tentativa masculina de o controlar.

A 24 de novembro de 2025, o Porto/Post/Doc: Film & Media Festival recebe o Fórum Luso-Galego: Criatividade e Coprodução, em parceria com a AGADIC e a Portugal Film Commission. Integrado nos Industry Days, o Fórum reforça os laços entre Portugal e a Galiza, promovendo colaboração, networking e coproduções que evidenciam a força criativa do sector audiovisual ibérico.

Ricardo Lopes

Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights