Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Análise BD: inVISÍVEIS, a BD que Desmistifica Preconceitos sobre a Deficiência

Nos dias de hoje, onde cada vez mais se fala de empatia e inclusão, infelizmente ainda assistimos a vários atos de preconceito e de total desrespeito com quem possui algum tipo de deficiência, atos estes que voluntariamente ou involuntariamente afetam a vida dessas pessoas e de quem as rodeiam. Em muitos casos essas pessoas são invisíveis para a sociedade e para as entidades governamentais, que quando tomam decisões não pensam na importância da equidade.

Para celebrar o cinquentenário da CERCIOEIRAS (Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos com Incapacidade), foi lançada a antologia em BD inVISÍVEIS, onde os protagonistas não são super-heróis, mas tal como eles possuem características únicas e todos os dias têm que enfrentar perigos e grandes males (o preconceito e a descriminação).

 

Nesta antologia escrita e coordenada por Hugo Pinto, rodeado por alguns dos melhores ilustradores nacionais como: Daniel Maia, Susana Resende, Joana Afonso, Luís Louro, Osvaldo Medina, Paulo J. Mendes, Ricardo Santos e Jorge Coelho (capa), somos apresentados a 6 histórias onde somos confrontados com uma pequena parte do que é o dia-a-dia de alguém que possui uma deficiência. Temas como equidade vs igualdade, preconceito, condescendência e a falta de inclusão e acessibilidade são nos apresentados com o objetivo de tornar visível aquilo que na maioria das vezes nos passa ao lado.

No final de cada história foi necessário parar um pouco e refletir sobre a realidade que me tinha sido apresentada. As constantes chamadas de atenção e “murros no estômago” tornam estas histórias necessárias, bem como a sua partilha junto das crianças e adultos.

Pessoalmente a história do Paulo J. Mendes foi a que mais me impactou, pois a forma como nos apresenta a vivência daqueles pais com uma filha que não consegue comunicar nem se mexer, permite-nos entender alguns dos questionamentos e desafios dos progenitores, conseguindo ir além, fazendo-nos refletir como a criança se está a sentir e naquilo que lhes gostaria de dizer.

No que diz respeito à arte, somos brindados com alguns dos melhores artistas de banda desenhada em Portugal, sendo bastante fiéis ao seu traço e nota-se o carinho colocado em cada vinheta. 

Este livro estava na minha lista de desejos quando visitei o Amadora BD e foi de encontro com as minhas expectativas. O ponto menos positivo que posso apontar é que havia algumas histórias que senti que poderia ter mais desenvolvimento, pois fiquei interessado em saber mais sobre as vivências daquela personagem, contudo em nada afeta a qualidade da obra.

Ficha Técnica

  • Título: inVISÍVEIS – Histórias de Banda Desenhada que Desmistificam Preconceitos sobre a Deficiência
  • Autor: Hugo Pinto, Daniel Maia, Joana Afonso, Luís Louro, Osvaldo Medina, Paulo J. Mendes, Ricardo Santo e Susana Resende
  • Capa: Jorge Coelho
  • Categoria: Livros em Português > Banda Desenhada > Novela Gráfica
  • ISBN: 9789893382387
  • Formato: capa dura, 48 páginas
  • Data de Lançamento: Outubro de 2025
  • PVP: 14,90 €
  • Editora: CERCIOEIRAS – Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos com Incapacidade
  • Compra na Wook com desconto

Olá, o meu nome é Bruno e sim… fui eu que escrevi o que acabaste de ler. Já que te interessas tanto em ler perfis dos autores dos artigos, quero que saibas que sou um grande apreciador de BD, Comics, Fumetti, Mangá e… Tiramisù. O meu maior inimigo é a falta de espaço nas prateleiras.

One thought on “Análise BD: inVISÍVEIS, a BD que Desmistifica Preconceitos sobre a Deficiência

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights