Análise BD: História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar
Em História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar, Cever traz-nos a adaptação em banda desenhada do romance escrito por Luis Sepúlveda.
Neste livro, somos apresentados a Zorbas, um gato preto que, enquanto descansava, é surpreendido por uma gaivota coberta de petróleo, vítima da poluição dos oceanos. Infelizmente, a ave acaba por não sobreviver, mas antes disso o gato promete que irá tomar conta do seu ovo e ensinar a futura cria a voar. Ao longo da história, além de Zorbas, outros gatos juntam-se com o objetivo de ajudar a gaivota a aprender a voar. Mas como poderão ensiná-la, se eles próprios não sabem fazê-lo?


O romance original está bastante presente no nosso imaginário, sobretudo por ter sido lido nas aulas de Português, sendo recordado com muito carinho. Eu próprio, ao ler esta adaptação, pude reviver a minha primeira leitura nos tempos de escola e emocionar-me novamente com o desenrolar da narrativa. As lições de moral sobre temas como a ecologia, o valor das promessas e da amizade tornam esta obra especialmente rica, sobretudo quando apresentada durante o desenvolvimento e educação de uma criança. Mas engana-se quem pensar que é um livro apenas para crianças, os diálogos transmitem mensagens profundas e bastante atuais, capazes de emocionar miúdos e graúdos.
No que diz respeito à arte, Cever apresenta-nos desenhos a preto e branco, com um traço fino. Apesar de apreciar a delicadeza do estilo, especialmente na representação dos animais, devo ressalvar que, por vezes, as expressões dos gatos são um pouco exageradas e humanizadas, o que pode quebrar ligeiramente a imersão na narrativa.
Este livro é uma excelente aposta por parte da Porto Editora e poderá ser uma ótima oferta para quem quiser revisitar este clássico ou até incentivar as crianças à leitura.
Sobre Cever
Nascido em 1959 e biólogo de formação, Cever começou como freelancer na área da publicidade. Nos anos 80, após ter contacto com grandes mestres da BD, decidiu tentar a sua sorte no desenho, enquanto exercia na área da Biologia.
Em 2018, ao pegar no livro História de uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar, que a sua filha tinha deixado no chão, a curiosidade levou-o a lê-lo. A partir daí, começou a imaginar a história adaptada em BD. Graças a esta descoberta, Cever decidiu voltar a desenhar e, após contactar o autor Luis Sepúlveda, recebeu luz verde para avançar com o projeto.

Olá, o meu nome é Bruno e sim… fui eu que escrevi o que acabaste de ler. Já que te interessas tanto em ler perfis dos autores dos artigos, quero que saibas que sou um grande apreciador de BD, Comics, Fumetti, Mangá e… Tiramisù. O meu maior inimigo é a falta de espaço nas prateleiras.


