Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Amadora BD 2025: Tudo o que já se sabe sobre a 36.ª edição

A cidade da Amadora prepara-se para receber, entre 23 de outubro e 2 de novembro de 2025, a 36.ª edição do Amadora BD, o mais antigo e prestigiado festival de banda desenhada em Portugal. Serão 11 dias dedicados à criatividade, à ilustração e à celebração de autores nacionais e internacionais, com um programa recheado de exposições, lançamentos, sessões de autógrafos, concursos e muitas novidades.

Exposições que celebram carreiras e ícones da BD

O Núcleo Central, situado no Parque da Liberdade, volta a ser o epicentro do festival. Este espaço irá acolher exposições individuais que homenageiam grandes nomes da banda desenhada, como Paco Roca, Luis Louro e os irmãos Fábio Moon & Gabriel Bá.

A par destas celebrações, haverá exposições temáticas que assinalam os aniversários de algumas das personagens mais marcantes da história da BD:

  • 150 anos de Zé Povinho

  • 85 anos de Spirit

  • 75 anos da série Peanuts

  • 65 anos da Liga da Justiça

Também serão apresentadas mostras dedicadas ao trabalho recente de três autoras que se têm destacado no panorama contemporâneo: Cy, Bea Lema e Zeina Abirached, com histórias poderosas e envolventes centradas em experiências femininas.

Na Galeria Municipal Artur Bual, o público poderá visitar exposições retrospetivas de Alice Geirinhas e Diniz Conefrey, enquanto na Bedeteca da Amadora – Biblioteca Fernando Piteira Santos, será exibida a exposição dedicada ao álbum Amor, de Filipa Beleza, vencedor do Prémio Revelação 2024.

Imagem oficial e destaque ao talento nacional

O cartaz oficial do Amadora BD 2025 é da autoria de Jorge Coelho, vencedor do Prémio para a Melhor Banda Desenhada de Autor Português nos PBDA 2024. A sua ilustração destaca tanto os criadores como os protagonistas que marcam presença nesta edição.

Amadora BD 2025

Novidades na programação: mais autógrafos e descontos

Atendendo ao sucesso das sessões de autógrafos, o festival irá alargar os horários disponíveis em 2025. Para além dos fins de semana, haverá sessões nas duas sextas-feiras do evento, das 18h às 20h.

Surge ainda a iniciativa Hora da BD, a decorrer de segunda a quinta-feira, entre as 18h e as 20h, durante a qual os visitantes beneficiarão de descontos até 15% na compra de livros no local.

Concursos para novos talentos da BD

Mantendo o seu papel formativo e educativo, o Amadora BD volta a promover dois concursos:

  • O Concurso Municipal de Banda Desenhada da Amadora, direcionado à comunidade escolar, com o tema Sorri, és um Super-Herói!

  • O Concurso de Banda Desenhada da Amadora, destinado a jovens autores emergentes, com o tema O Humor na Banda Desenhada

As inscrições já se encontram abertas e mais informações podem ser consultadas no site da Câmara Municipal da Amadora.

Entrega dos Prémios de Banda Desenhada da Amadora

Como habitual, o festival culmina com a cerimónia de entrega dos PBDA – Prémios de Banda Desenhada da Amadora, que distinguem os melhores autores e obras do ano. O destaque vai para o prémio de Melhor Obra de Banda Desenhada de Autor Português, que atribui um valor monetário de 5.000 euros.

Três espaços para descobrir no Amadora BD 2025

O evento ocupará três locais emblemáticos da cidade da Amadora:

  • Parque da Liberdade (Núcleo Central): com 2.100 m², inclui uma área expositiva de 950 m² (com 10 exposições) e uma zona comercial de igual dimensão, com presença de 14 editoras e livreiros, sessões de autógrafos, lançamentos, apresentações e palestras.
    A este espaço junta-se ainda a gaming arena, criada em parceria com a Guess the Choice, que incluirá gaming lounge, PC gaming, arcadas, realidade virtual, cosplay e atividades ligadas à cultura pop.

  • Galeria Municipal Artur Bual: palco de duas exposições retrospetivas.

  • Bedeteca da Amadora: espaço para uma mostra individual e ponto de encontro com novos talentos.

Sobre o Festival Amadora BD

Criado em 1990, o Amadora BD é uma iniciativa da Câmara Municipal da Amadora e tem como principal missão a promoção e divulgação da banda desenhada em Portugal. Ao longo das suas edições, tem reunido autores, editores, colecionadores e fãs de várias nacionalidades, num programa que combina exposições, oficinas, lançamentos, sessões de autógrafos e debates.

O evento é também responsável pelos Prémios de Banda Desenhada da Amadora, que todos os anos homenageiam os melhores nomes e obras da cena nacional da BD.

E para  não perderes nada sobre o Central Comics no Google Notícias, toca aqui!

Além disso, podes seguir também as nossas redes sociais: 
Twitter: https://twitter.com/Central_Comics
Facebook: https://www.facebook.com/CentralComics
Youtube: https://www.youtube.com/CentralComicsOficial
Instagram: https://www.instagram.com/central.comics
Threds: https://www.threads.net/@central.comics

Hugo Jesus

Co-criador e administrador do Central Comics desde 2001. É também legendador e paginador de banda desenhada, e ocasionalmente argumentista.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights