A antologia Crónicas de Pesadelo – três visões do horror
A antologia Crónicas de Pesadelo, escrita por Miguel Gonçalves com arte de Damian Connelly e capa de Vlad Gaast, promete inquietar os leitores com três histórias únicas, onde o terror psicológico e o surrealismo se entrelaçam.
O lançamento de Crónicas de Pesadelo foi apoiado por uma campanha de crowdfunding de sucesso, com promoção nas redes sociais e presença em eventos de destaque, como o Fórum Fantástico 2025 e a Amadora BD 2025.
Três histórias. Três géneros. Apenas pesadelos.
Do sobrenatural à ficção científica Lovecraftiana, passando pelo terror urbano, Crónicas de Pesadelo conduz-nos por três experiências de medo profundamente humanas. Aquilo que consideramos familiar — um ente querido, as memórias de infância ou o conforto do lar — transforma-se aqui em fonte de horror.
E se o regresso de alguém próximo anunciasse a desgraça?
E se as recordações mais doces se tornassem o gatilho de um isolamento sufocante?
E se as paredes à nossa volta se fechassem num labirinto claustrofóbico, sem saída?
Esta antologia questiona o que é real, explorando o terror sob a perspetiva do inconsciente. Afinal, os pesadelos são apenas reflexos distorcidos da realidade.
Sinopse
Crónicas de Pesadelo é uma antologia de terror em preto e branco que conduz o leitor aos recantos mais obscuros da mente humana. Ao longo de três histórias perturbadoras, a obra mergulha em medos primordiais, misturando o horror surreal, o desconforto psicológico e o estranho.
Originalmente publicada em inglês sob o título Nightmare Tales, esta edição portuguesa é um trabalho de paixão, recriado para assombrar e desafiar os leitores. A arte é de Damian Connelly e a capa assinada por Vlad Gaast, é nova para a edição nacional
Sobre os criadores
Miguel Gonçalves é um escritor de terror reconhecido pelas suas narrativas atmosféricas e perturbadoras, publicadas em várias antologias internacionais e portuguesas. O seu trabalho explora temas como isolamento, loucura e desintegração psicológica, equilibrando horror visceral e psicológico.
Damian Connelly, artista e argumentista, é conhecido pelo seu estilo surreal e de pesadelo, que esbate a fronteira entre a beleza e o terror. Obras como You Promised Me Darkness e Damaged People consolidaram-no como uma das vozes mais distintas do horror moderno.
Vlad Gaast, ilustrador e artista visual português, vive isolado no interior montanhoso do país. O seu trabalho combina imagética sombria e natureza bruta, explorando o lado misterioso do mundo através de bandas desenhadas curtas e ilustrações evocativas.
Nightmare Ink, a editora fundada por Miguel Gonçalves, dedica-se exclusivamente ao terror independente, com ênfase em narrativas psicológicas, sobrenaturais e grotescas.
Detalhes da edição
Edição em Português
-
Título: Crónicas de Pesadelo
-
Formato: A5 (148 x 210 mm)
-
Páginas: 36 (3 histórias, 8 páginas cada)
-
Língua: Português
-
Arte: Interior a preto e branco (Damian Connelly)
-
Capa: A cores (Vlad Gaast)
-
Género: Horror, Psicológico, Surreal
-
Público-alvo: Leitores maduros (16+)
-
Publicação: Outubro de 2025
- PVP: 6€
- Podes encomendar aqui: https://ko-fi.com/nightmareink/shop
Edição original (em inglês)
-
Título: Nightmare Tales
-
Formato: A4 (210 x 297 mm)
-
Páginas: 36
-
Língua: Inglês
-
Publicação: Maio de 2025
Imprensa e reconhecimento
“Nightmare Tales [de Gonçalves e Connelly] capta o horror sobrenatural e lovecraftiano nas suas páginas belamente atmosféricas.”
— Joseph Schmalke, autor de Seven Years in Darkness
Dário é um fã de cultura pop em geral mas de banda desenhada e cinema em particular. Orgulha-se de não se ter rendido (ainda) às redes sociais.







