Crítica BD – “Jungle!!!”
A BD “Jungle!!!” é uma versão remasterizada e em inglês de “Selva!!!”, de Filipe Abranches. O seu lançamento coincidiu com a edição polaca da obra “Selwa!!!” pela Timof, a qual também publicou recentemente naquele país “Historia Lizbony”, a tradução polaca de “História de Lisboa” de A. H. de Oliveira Marques e Abranches.
Esta versão apresenta maiores dimensões relativamente à edição original, sendo outra das suas melhorias o facto de ter sido impressa a duas cores. Trata-se da edição que o autor gostaria de ter produzido aquando do lançamento da obra original, mas que, na altura, não tinha sido possível.
Este segundo título da editora Umbra, surge agora. É um enredo com bonecos em poses, memórias da banda desenhada, brinquedos de infância e uma vinheta perdida. A nova dimensão do livro dá mais ênfase à arte das páginas, remetendo-nos para os comics de outrora, transporta-nos para a dimensão das histórias de aventuras.
As cores vintage destacam-se e funcionam muito bem com a trama exposta no interior do livro, neste jogo de evocações de passados a quarta parede quebra-se, as personagens e o autor entram em contacto direto com o leitor.
É uma jornada divertida, é quase reescrever sobre os clássicos de BD, não esquecendo a curiosidade e a imaginação desse processo, é uma obra que eterniza e imortaliza as suas influências, enquanto fascina, em simultâneo, novos públicos.
Licenciado em Realização pelo curso de Cinema da Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC). Professor no departamento de Ilustração/Banda Desenhada do Ar.Co. Foi docente da ESAP/Guimarães (Escola Superior Artística do Porto – Pólo de Guimarães) entre 2006 e 2008, tendo aí sido o coordenador do primeiro Mestrado em Ilustração do país. Iniciou a atividade em BD na revista LX Comics no início dos anos 90. Foi ilustrador do semanário Expresso e publicou ilustrações em diversos jornais: Público, Le Monde (França), O Independente e Jornal I. Destacam-se os seguintes álbuns de banda desenhada publicados: História de Lisboa, O Diário de K. e Solo. Entre 2006 e 2018, foi realizador de animação. Funda a editora Umbra em 2019.
Autor: Filipe Abranches
Ilustração: Filipe Abranches
Género: Banda desenhada, Ação
Editora: Umbra
Argumento: 7
Arte: 8
Legendagem: 7
Veredito final: 7
Atriz e professora. Da marginalidade à pureza gosto de sentir tudo. Alcanço o clímax na escrita. Sacio-me com a catarse no teatro. Adiciona-se uma consola, um lightsaber, eye makeup quanto baste e estou pronta a servir.*De fundo ouve-se Fix of Rock’n’Roll, de The Legendary Tigerman*