Análise BD – “Transilvânia” – A imortalidade da imaginação!
Conde Drácula foi tornado famoso em todo Mundo pelo romance de Bram Stoker. Desde essa instância os debates entre realidade e mito têm vindo a aumentar tremendamente, pelo menos uma coisa é certa esta personagem imortalizou-se com a gente, nesse sentido enquanto houver noite haverá vampiros.
“Transilvânia” reside precisamente nessas teorias, nessa sensação de estranheza que acaba por se verificar como uma prova… A história desenrola-se durante uma viagem à Roménia de Dan, um autor à procura de inspiração e elementos sobre o Drácula para o seu livro, e a sua mulher, Marcia. Em Bucareste são acolhidos em casa de uma sombria personagem, Lucian, que os inicia numa demanda por várias regiões da Roménia: Valáquia, Transilvânia e Moldávia… Lugares que ao longo da trama revelam presenças inóspitas e observadores indesejados. Acontece que foi o desenhador desta obra, Dany, que fez esta viagem e que, supostamente, encontrou os horrores expostos no livro… Seguidamente coube a Yves H., depois de ler o diário que o seu amigo manteve na época, elaborar um argumento, parcialmente verídico com um enredo convincente.
Visualmente esta BD combina cores quentes com um traço voluptuoso e sinistro dos espaços e entidades, quase transmitindo o desejo – o encantamento que Drácula exerce sobre as suas vítimas. Somos levados por linhas sedutoras que brincam com a contraluz e com o aspeto visceral dos corpos.
Macabro ou não é interessante assistir às várias camadas e progressivo afogamento consentido de Dan e da sua esposa na influência de Lucian e dos seus comuns. Para além de ser um guia da complexidade humana, é também visível em “Transilvânia”, uma excelente tour pela Roménia contemporânea, consideraria este livro até uma boa oferta para um recém-chegado no país, contém notas e clarifica erros dos relatos populares.
Em suma, esta BD tem o seu charme e encantamento, as dúvidas persistem é claro, é assim, aliás, que o entretenimento nasce, de ficções que receiam a verdade.
Autor: Yves H.
Ilustração: Dany
Género: Banda Desenhada, Terror, Drama
Editora: vitaminaBD
Distribuição: Mbooks
Argumento: 7
Arte: 8
Legendagem: 6
Veredito final: 7
“Transilvânia” foi cedido simpaticamente pela Mbooks – a maior armazenista de livros em saldo em Portugal.
Atriz e professora. Da marginalidade à pureza gosto de sentir tudo. Alcanço o clímax na escrita. Sacio-me com a catarse no teatro. Adiciona-se uma consola, um lightsaber, eye makeup quanto baste e estou pronta a servir.*De fundo ouve-se Fix of Rock’n’Roll, de The Legendary Tigerman*