Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Análise BD – “Tales From Afar” – When you wish upon a star…

A Gorila Sentado apresenta a sua nova revista “Tales From Afar“, uma antologia que junta autores de vários países.

Este novo projeto apresenta histórias sólidas, e sórdidas, se me permitem acrescentar, de uma estranheza paranormal viciante. Trata-se de uma infinidade de universos, todos eles recheados de mistério, de suspense e do glamour próprio das reticências. Isto porque, na sua maioria, não contém one shots, o leitor pode e deve continuar a desvendar no próximo volume digital, a revelar-se em Julho deste ano.

Neste número de cinquenta e duas páginas a cores, ficamos a conhecer cinco narrativas: “Hypnotopia, Part One: What Dreams May Come”, de Ricardo Baptista; “Grotesque Jarcha for La Mancha”, de Ramón Perales (design do logótipo e da capa de Carmen Gimeno); “Polydispia, Part One” de Daniel da Silva Lopes; “My First Sunset” de Perplexed Sea; e “Cloven Hearth” de Dean Kerrigan.

Como a capa da obra assim o indica, com o seu terceiro olho e semblante enigmático, aqui aponta-se, sem medo, para as estrelas e terras mais hostis da existência. Deambula-se por esse espaço onírico e utópico que é o sonho, numa mistura fascinante e aterradora.

O percurso narrativo desta revista, recordou-me o poema “Eldorado”, de Edgar Allan Poe. A necessidade intrínseca de vaguear, e entretanto cambalear, na eterna busca por um tesouro, por uma ganância, por um objetivo celestial.

And, as his strength

Failed him at length,

He met a pilgrim shadow—

‘Shadow,’ said he,

‘Where can it be—

This land of Eldorado?’

 

Over the Mountains

Of the Moon,

Down the Valley of the Shadow,

Ride, boldly ride,’

The shade replied,—

If you seek for Eldorado!

A ambição não é inimiga da perfeição, estes autores e ilustradores são exemplos disso.

É interessante como em “Tales From Afar”, pela arte e pela escrita, o leitor percorre cenários extraterrestres, mas não deixa de estar no cérebro humano, seja pelos temas das tramas, seja pelos significados de uma ficção realista, que desvela e corporaliza a criação e a destruição.

Autores: Ricardo Baptista, Daniel da Silva Lopes, Carmen Gimeno, Perplexed Sea, Ramón Perales Cano, Dean Kerrigan
Ilustração: Ricardo Baptista, Daniel da Silva Lopes, Carmen Gimeno, Perplexed Sea, Ramón Perales Cano, Dean Kerrigan
Género:
 Banda Desenhada, Revista, Fantasia, Terror
Editora: Gorila Sentado                                                                                                                                                   Legendagem: Tiago Rodrigues
Edição: Francisco Ferreira       

Argumento: 7
Arte: 7
Legendagem: 7
Veredito final: 7

Disponível em: Gorila Sentado – BD

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *